Pondo em causa a prontidão e resposta dos meios de combate

Reservatórios de combate a incêndios em Montejunto alvo de furto

05-07-2018
Reservatórios de combate a incêndios em Montejunto alvo de furto
Sequência de fotos que ilustram o estado em que os dois reservatórios foram encontrados [+] Fotos
Foram, recentemente, alvo de furto diversos componentes dos dois reservatórios de apoio ao combate a incêndios por meios aéreos, que o Município construíra em 2011, em Montejunto. A Câmara está já a diligenciar a reposição daqueles pontos de água, de modo a não perigar os meios de combate, estando o assunto, também, já em fase de investigação pelas autoridades competentes.

Segundo informa o Serviço Municipal de Proteção Civil, foi retirado do reservatório denominado “Quartel”, que havia sido reparado em maio após ter sido vandalizado, o “saco” de PVC responsável pela estanquicidade do reservatório, através da retirada de uma das chapas da sua estrutura.

«Do reservatório denominado “Fontainhas”, foram retiradas cerca de 30 por cento das porcas que fixam a estrutura metálica, pelo que se presume que o objetivo dos criminosos fosse o furto integral da estrutura», refere o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC).

Adianta o SMPC que o furto foi já comunicado às autoridades competentes, que se encarregarão da sua investigação.

«O Município procedeu, de imediato, ao contacto com empresas da especialidade, com vista à operacionalização dos pontos de água o mais rapidamente possível, atendendo a que estas estruturas são de elevada importância no apoio ao combate a incêndios por meios aéreos», informa o mesmo serviço.

«Não está só em causa o furto do equipamento, mas também toda a água que é agora necessário repor nos reservatórios, que são cerca de 240 mil litros», refere o SMPC, sublinhando ficar, sobretudo, comprometida «a prontidão e capacidade de resposta do dispositivo de combate a incêndios em Montejunto para esta época, o que é muito grave».