Apenas um funcionário de fora do Concelho testou positivo

COVID-19: 340 testes já realizados em lares, creches e apoio domiciliário

18-05-2020
COVID-19: 340 testes já realizados em lares, creches e apoio domiciliário
A Comissão Municipal de Proteção Civil, através de uma equipa multidisciplinar, tem realizado visitas em particular às ERPI’s - Estruturas Residenciais para Idosos do Concelho, com o intuito de mitigar o potencial de risco associado a estas respostas sociais. Até ao momento, realizaram-se um total de 340 testes, com apenas um resultado positivo, de funcionário residente noutro concelho.

Esta equipa, composta por Autoridade de Saúde de Âmbito Local, Segurança Social, Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) e Bombeiros Voluntários do Cadaval, acompanhou responsáveis das ERPI’s nas visitas, dando-lhes orientações e aconselhamento, no sentido de incentivar à prossecução das boas práticas que as instituições têm mantido durante este período crítico.

De acordo com David Santos, coordenador do SMPC, o balanço destas visitas tem vindo a ser muito positivo. «Felicitamos todos os profissionais do setor, que têm tido um papel fundamental na proteção dos seus utentes e simultaneamente da restante população», afirma.

Assim, no período compreendido entre 28 de abril e 12 de maio, foram realizados um total de 340 testes.

Desse conjunto, 285 testes foram efetuados em lares, 41 dos quais a utentes, e todos os restantes aos respetivos funcionários. Destes, há a registar um resultado positivo, da parte de um trabalhador residente noutro concelho, mas já isolado e clinicamente monitorizado.

Ainda daquele total, 16 testes foram realizados às funcionárias das creches, todos de resultado negativo, e 39 envolveram as funcionárias do SAD – Serviço de Apoio Domiciliário, também todos negativos.

De sublinhar que o Município tem fornecido tudo o que tem sido necessário à realização de testes, nomeadamente: transporte de enfermeiros, recolha e entrega de kits de testes, articulação com entidades visadas, instalações dedicadas para recolha de amostras e Equipamentos de Proteção Individual para equipa de recolha.