O Empreende Já é um programa promovido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e está integrado no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude, cofinanciado pelo POISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do eixo prioritário 2 - Iniciativa Emprego Jovem.
Destina-se a apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da economia social, assim como a criação de postos de trabalho, por jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos que não trabalham, não estudam e não se encontram em formação.
A segunda edição do programa, tal como a primeira, tem duas ações distintas. A Ação 1 destina-se a apoiar o desenvolvimento de projetos e a aquisição de competências por parte dos jovens (250h de formação e 30h de tutoria).
A Ação 2 destina-se, por seu turno, a apoiar a sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho criados ao abrigo do programa, resultantes de projetos desenvolvidos por jovens empreendedores da Ação 1.
O IPDJ pretende envolver na Ação 1 deste programa o total de 370 jovens NEET (sigla inglesa que representa jovens desempregados e sem estarem a estudar ou em formação), dos 18 aos 29 anos, e apoiar a integração e a sustentabilidade de 90 postos de trabalho.
Os jovens empreendedores terão direito, de acordo com o mesmo instituto, a 250 horas de formação e 30 horas de tutoria, para além de uma bolsa mensal equivalente a 1,65 do Indexante de Apoio Social (IAS), durante seis meses.
Segundo a mesma fonte, os que passarem para a Ação 2, receberão 10 mil euros para apoio à constituição e sustentabilidade da empresa ou entidade de economia social criada.
As candidaturas dos jovens devem ser efetuadas online, na plataforma do programa, em
https://eja.juventude.gov.pt até 30 de novembro de 2017, local onde se encontra toda a informação sobre o programa.
Informar ainda que a 1ª edição do programa está a decorrer com a participação, a nível nacional, de 261 jovens, estando o IPDJ a ter um feedback bastante positivo da parte dos mesmos.