Apoios à criação de projetos e à sua sustentabilidade

Programa "Empreende Já" volta a promover empregabilidade

17-11-2017
Programa
Terminam a 30 de novembro as candidaturas à 2ª edição do Programa “Empreende Já”. A iniciativa promove a empregabilidade entre jovens dos 18 aos 29 anos que não estejam a trabalhar, estudar ou em formação.

O Empreende Já é um programa promovido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e está integrado no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude, cofinanciado pelo POISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do eixo prioritário 2 - Iniciativa Emprego Jovem.

 

Destina-se a apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da economia social, assim como a criação de postos de trabalho, por jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos que não trabalham, não estudam e não se encontram em formação.

 

A segunda edição do programa, tal como a primeira, tem duas ações distintas. A Ação 1 destina-se a apoiar o desenvolvimento de projetos e a aquisição de competências por parte dos jovens (250h de formação e 30h de tutoria).

 

A Ação 2 destina-se, por seu turno, a apoiar a sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho criados ao abrigo do programa, resultantes de projetos desenvolvidos por jovens empreendedores da Ação 1.

 

O IPDJ pretende envolver na Ação 1 deste programa o total de 370 jovens NEET (sigla inglesa que representa jovens desempregados e sem estarem a estudar ou em formação), dos 18 aos 29 anos, e apoiar a integração e a sustentabilidade de 90 postos de trabalho.

 

Os jovens empreendedores terão direito, de acordo com o mesmo instituto, a 250 horas de formação e 30 horas de tutoria, para além de uma bolsa mensal equivalente a 1,65 do Indexante de Apoio Social (IAS), durante seis meses.

 

Segundo a mesma fonte, os que passarem para a Ação 2, receberão 10 mil euros para apoio à constituição e sustentabilidade da empresa ou entidade de economia social criada.

 

As candidaturas dos jovens devem ser efetuadas online, na plataforma do programa, em https://eja.juventude.gov.pt até 30 de novembro de 2017, local onde se encontra toda a informação sobre o programa.

 

Informar ainda que a 1ª edição do programa está a decorrer com a participação, a nível nacional, de 261 jovens, estando o IPDJ a ter um feedback bastante positivo da parte dos mesmos.
Fonte: S.Com | CMC



  • Siga-nos

Topo / Top
  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2017 Município do Cadaval - Todos os Direitos Reservados.