Um projeto de sustentabilidade que apela à participação pública

Câmara do Cadaval apresentou “Agenda 21 Local”

30-05-2014
Câmara do Cadaval apresentou “Agenda 21 Local”
Realizou-se, a 21 de Maio, no auditório dos Bombeiros Voluntários do Cadaval, a 1ª sessão pública de apresentação do projeto “Agenda 21 Local do Cadaval”. A iniciativa contou com uma forte participação por parte da população local e permitiu apresentar as linhas gerais de um projeto que vem chamar a comunidade a participar na promoção do Desenvolvimento Sustentável do concelho.

A Agenda 21 Local (A21L) do Cadaval assenta num projeto mundial, adotado e transposto para as comunidades locais a favor do Desenvolvimento Sustentável – desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades, mantendo um equilíbrio entre os valores sociais, económicos e ecológicos.

A A21L destaca-se dos demais planos por se centrar na participação e envolvimento da comunidade em termos de gestão e planeamento de um Desenvolvimento Sustentável, com base nos 10 Compromissos de Aalborg – “Governança”, “Gestão local para a sustentabilidade”, “Bens comuns naturais”, “Consumo responsável e opções de estilo de vida”, “Planeamento e desenho urbano”, “Melhor mobilidade, menos tráfego”, “Ação local para a saúde”, “Economia local dinâmica e sustentável”, “Equidade e justiça social” e, finalmente, “Do local para o global”.

A21L Cadaval: enfoque nas questões locais

Na sessão pública de apresentação da A21L do Cadaval, José Bernardo Nunes, presidente da Câmara Municipal do Cadaval, enalteceu o projeto por este favorecer a participação pública e por chamar as diferentes esferas da sociedade local a intervir.

Dinis Duarte, vereador municipal, defendeu também a relevância da Agenda 21 Local, na medida em que vai ao encontro do envolvimento e das expetativas da população, no que respeita às suas necessidades culturais, ambientais e económicas.

Como explicou Rogério Silva, chefe de divisão na Câmara do Cadaval, «vão ser definidas áreas em que o concelho irá debruçar-se e caminhar no sentido de melhorar a qualidade das vossas vidas.»

O projeto designa-se “Agenda” porque, como o próprio define, «nos orienta e motiva a trabalhar no sentido de melhorar a nossa comunidade, mantendo uma economia florescente e um ambiente saudável. É “local” porque é feita a nível local e as pessoas podem lá estar, podendo contribuir para melhorar a qualidade de vida da comunidade. E é “21” porque se pretende fazer uma Agenda para o séc. XXI», acrescenta Rogério Silva.

O também arquiteto municipal realçou que, apesar de a autarquia ser o agente dinamizador do projeto, cabe à comunidade local «um papel fulcral na definição de ações concretas e na apresentação de propostas de temas que espera ver debatidas nesta Agenda 21 Local».

Uma vasta plateia assistiu à apresentação da Agenda 21 Local do Cadaval

O balanço desta primeira sessão é, segundo aponta Sofia Mendonça, técnica municipal, «bastante positivo, na medida em que a população respondeu ao convite e à divulgação efetuada, tendo colocado questões sobre o modo de funcionamento deste projeto.»

Para além da explicação detalhada dos objetivos e estratégia do projeto, foram enunciados, neste primeiro fórum, outros projetos de Agenda 21 Local bem-sucedidos, tal como o de Lisboa, «onde a participação e a envolvência da população local são o motor deste projeto, uma vez que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida da sua comunidade», acrescenta a referida técnica.

Foi ainda anunciada a futura realização de outras ações públicas de esclarecimento descentralizadas sobre a A21L no concelho, tais como na comunidade escolar e nas juntas de freguesia, para além de sessões de cariz setorial.

Para sugestões ou pedidos de informação que se considerem pertinentes, o município disponibiliza o e-mail agenda21@cm-cadaval.pt. Informações adicionais são disponibilizadas no site oficial da A21L do Cadaval, no endereço http://cadaval.portal21.info, bem como através dos demais canais de comunicação da câmara do Cadaval.

• ORÇAMENTO
    PARTICIPATIVO 2022