No intuito de minimizar o impacto da situação que estamos a viver

COVID-19: Câmara implementa medidas de redução de contacto social nos serviços

13-03-2020
COVID-19: Câmara implementa medidas de redução de contacto social nos serviços
No seguimento da adoção, com efeitos a partir de hoje, 13 de março, de medidas temporárias para minimizar riscos de exposição e contágio, e procurando seguir as orientações do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença do Coronavírus (COVID-19), por indicação do delegado de saúde, a Câmara está a implementar um conjunto de medidas adicionais que visam minimizar o contacto social nos serviços municipais.

ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE À NOTÍCIA: Aceda a comunicados oficiais aqui.

O Município apela assim aos munícipes, e cidadãos em geral, para que possam reduzir as deslocações à Câmara Municipal ao estritamente necessário.

A comunicação com a autarquia deverá, preferencialmente, ser efetuada por telefone (262 690 100) ou e-mail (atendimento@cm-cadaval.pt), evitando-se ao máximo deslocações à Câmara Municipal. Decidiu a edilidade, nesse sentido, reforçar o atendimento telefónico.

O atendimento do balcão único camarário, por seu turno, estará condicionado, sendo que os demais serviços de atendimento vão mesmo estar encerrados quanto ao contacto físico, mantendo-se, contudo, o atendimento por telefone ou e-mail.

Ao nível dos trabalhadores autárquicos, a Câmara está a diligenciar no sentido de evitar a concentração dos mesmos e minimizar a sua presença, também, ao estritamente necessário, salvaguardando, naturalmente, situações consideradas de risco, entre outras.

O Município está a procurar acautelar medidas no sentido da prevenção e também de minimização dos efeitos colaterais da situação que estamos a viver.

Abaixo se indicam as medidas gerais temporárias, com efeitos a partir do dia de hoje, na sequência do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença do Coronavírus (COVID-19) e das orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde as respetivas medidas de contenção:

Encerramento das seguintes instalações municipais:
• Piscina Municipal, Pavilhões Municipais
• Biblioteca Municipal, Museu, Centro de Interpretação Ambiental e Real Fábrica do Gelo

Suspensão das seguintes atividades:
• Atividades desportivas, culturais e sociais promovidas pelo Município ou por parceiros que utilizem as instalações municipais;
• Atividades da Universidade Sénior
• Visitas de lazer, de turismo ou de âmbito cultural promovidas pelo Município;
• Apoios logísticos às atividades promovidas pelas associações ou outros parceiros;
• Feiras em todo o território municipal;
• Cedência de espaços municipais e de autocarros;
• Licenciamento de qualquer tipo de eventos em todo o território municipal;
• Deslocações ao estrangeiro de membros do executivo municipal e de todos os funcionários da Câmara Municipal e restrição das deslocações dentro do país.
• Serviços da componente de apoio à família (refeições, prolongamento de horário e atividades nas interrupções letivas), enquanto os estabelecimentos de educação e ensino estiverem encerrados;

Manutenção dos seguintes serviços:
• Atendimento ao munícipe;
• Mercados Municipais;
• Parques e jardins de gestão municipal.

Estas medidas entram em vigor a partir de hoje, dia 13 de março, e prolongam-se até ao dia 30 de abril, sendo sujeitas a avaliação permanente, em articulação com as orientações das autoridades de saúde.