Dando seguimento às orientações da Direção-Geral da Saúde

Coronavírus: Câmara implementa plano de contingência interno

10-03-2020
Coronavírus: Câmara implementa plano de contingência interno
Dando cumprimento ao Despacho do Governo n.º 2836-A/2020, de 2 de março, a Câmara Municipal elaborou e implementou, nos últimos dias, um Plano de Contingência de aplicação interna, que cumpre as orientações da Direção-Geral da Saúde, no âmbito da prevenção e controlo de infeção pelo novo coronavírus (COVID-19).

O Plano de Contingência – Coronavírus/COVID-19, já disponibilizado internamente, reúne informação sobre os procedimentos a adotar, por parte dos trabalhadores do Município, para prevenir o contágio, bem como a forma de proceder em caso suspeito.

Este plano não é estanque, devendo, nos termos legais, ser revisto a qualquer momento, de acordo com a evolução do quadro epidemiológico e com base nas alterações que derivem das entidades competentes.

O documento, elaborado internamente pela Câmara Municipal, começa por explicitar o que é o Coronavírus, sintomas, tempo de incubação e modo de transmissão.

No capítulo do Plano de Contingência, propriamente dito, o Município identifica efeitos do COVID-19 e forma de atuação, em caso de infeção pelo vírus.

A Câmara definiu, designadamente, uma área ou sala de isolamento (e circuito(s) até à mesma), para além de procedimentos e outras diligências a tomar, de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde.