Animação decorrerá em vários espaços, com enfoque no centro da vila

Natal do Cadaval traz várias atividades para crianças e seus familiares

30-11-2017
Natal do Cadaval traz várias atividades para crianças e seus familiares
(Cartaz disponível no campo "Eventos")
Com a entrada do mês de dezembro, chega ao Cadaval a habitual animação natalícia, com atividades para diferentes idades, de cariz lúdico e também solidário, a realizarem-se em diversos espaços do município. Nesta quadra, o Pai Natal voltará a espalhar magia e a entregar presentes à pequenada no centro da vila, núcleo central da animação.

O Natal chega oficialmente ao Cadaval dia 1 de dezembro, data em que se acenderá a árvore de natal na zona central do Cadaval, bem como as luzes nas principais ruas da vila cadavalense, com sonorização musical das mesmas.

Também a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval (AHBVC) voltará, nesta quadra, a iluminar a torre de comunicações do quartel, em toda a sua extensão, de 35 metros, simbolicamente representando uma árvore de natal. Considerando também os 15 metros do edifício da torre, a árvore da AHBVC erguer-se-á, uma vez mais, a cerca de 50 metros do solo. Será, por isso, uma das mais altas da região Oeste, e com certeza uma das maiores do país.

Quanto à animação da época natalícia, ela arranca com uma ação promocional, dias 2 e 9 de dezembro, baseada num circuito de personagens natalícias pelo comércio local. A mesma voltará, a exemplo do passado ano, a suscitar interação com os cidadãos, dando-lhes possibilidade de fotografia com as “mascotes” presentes. As ações acontecerão das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30 dos referidos sábados.

De 12 a 29 de dezembro, o Moinho das Castanholas (Núcleo Museológico) terá patente a exposição coletiva “Presépios de Natal”, onde estarão presentes diversos presépios artesanais para apreciação por parte do público, que terá acesso gratuito à mesma. A mostra, organizada pelo Museu Municipal, poderá ser visitada durante a semana, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h30, e ao fim de semana, das 14h00 às 17h00 (excetuando-se os dias 23 e 24).

Pai Natal e muita animação no centro da vila

Nos dias 16 e 17 (sábado e domingo), a animação natalícia chega ao centro da vila, com diversas atividades pensadas para a pequenada e respetivas famílias.

Pelas 10h30, chega o Pai Natal ao Cadaval, com um circuito pela vila até à Praça da República (zona central), altura em que se dará a tão ansiada entrega de prendas às crianças comparecentes, que poderão também escrever uma carta ao “velho das barbas” e com ele tirar fotos.

A par e passo estarão disponíveis naquele local, para a criançada, ateliês de Natal (pela biblioteca e museu municipais), um insuflável, modelagem de balões e ainda pinturas faciais. Após uma pausa pelas 13h00, a animação retoma-se às 14h30, encerrando pelas 16h30.

Nesse mesmo sábado, a animar o centro da vila, realizar-se-á também o Mercado EcoRural do Oeste/Cadaval, das 7h30 às 14h00, e a Feira de Artesanato, Velharias e Colecionismo, por seu turno das 9h00 às 17h00.

As atividades natalícias repetem-se no dia seguinte (domingo) e dentro do mesmo horário. Para além da entrega de presentes, regressam então os ateliês de Natal, modelagem de balões, pinturas faciais, reabrindo o insuflável. Pelas 10h30, a praça recebe ainda o espetáculo familiar “Palhaço que queria ser mágico”, com a duração prevista de uma hora e de acesso livre.

Pelas 15h00 do mesmo dia, acontece o espetáculo musical infantil “Vila Compasso”, que repete pelas 16h30, no cineauditório Valentina de Abreu (Cadaval). Os ingressos são gratuitos e limitados mas devem ser levantados na junta de freguesia da área de residência.

Em paralelo, a Câmara Municipal voltará, em meados de dezembro, a percorrer as escolas do concelho, para oferta de uma prenda didática por cada sala de alunos de pré-escolar e 1.º ciclo.

Também as famílias socioeconomicamente mais vulneráveis do concelho voltarão a receber os tradicionais cabazes de Natal, com diversos produtos alimentares.

A pensar nas férias próprias da quadra, a biblioteca e o museu municipais acolhem, de 18 a 21, e nos dias 27 e 28 de dezembro, os habituais Ateliês de Natal, com jogos, sessões de cinema, atividades de expressão plástica e leitura de contos. Inscrições gratuitas no site municipal até dia 14.

Ainda sobre as férias natalícias, realiza-se de 18 de dezembro a 2 de janeiro, mais uma edição do programa “Férias na Escola”, com atividades desportivas, culturais e de lazer para as crianças dos jardins infantis públicos e de 1.º ciclo do concelho. As inscrições terminam já dia 7, devendo ser feitas, presencialmente, no balcão único da Câmara Municipal.

A Cruz Vermelha do Cadaval volta a juntar-se às festividades natalícias, organizando dias 15, 16 e 17, no pavilhão municipal, a 2ª edição da iniciativa “Cadaval Street Food & Mercado de Natal”. A delegação conjugou, este ano, as duas atividades, decorrendo as mesmas nos seguintes horários: sexta, 17h00-02h00; sábado, 10h00-02h00 e domingo, 10h00-19h00. O Mercado de Natal trará produtos regionais, artesanato e prendinhas várias, enquanto o “Streetfood” propõe “um jantar diferente”, com animação musical, desfiles, workshops e animação infantil. Qualquer associação sem fins lucrativos que queira participar, poderá ainda inscrever-se, junto da Cruz Vermelha local.

O Município do Cadaval aproveita para desejar, desde já, a todos os munícipes e visitantes, um Santo e Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
Participe na animação de natal. Boas Festas!
Fonte: S.Com | CMC