A fase concelhia foi promovida pela Rede de Bibliotecas do Cadaval

Apurados alunos do Cadaval para a fase regional do Concurso Nacional de Leitura

20-03-2018
Apurados alunos do Cadaval para a fase regional do Concurso Nacional de Leitura
Foto 1 - Apurados do secundário, 2.º e 3.º ciclos, respetivamente; Foto 2 - Apurada do 1.º ciclo (3ª da frente), restantes vencedoras desse nível e entidades. [+] Fotos
A Biblioteca Municipal foi, recentemente, palco da realização das provas da fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura, tendo juntado cerca de meia centena de estudantes locais, provenientes do 1.º ciclo ao secundário. A fase regional, que em 2017 foi acolhida pelo Cadaval, realizar-se-á em Torres Vedras, em data a anunciar.

Da referida fase concelhia, ocorrida no passado dia 7 de março, ficaram apurados os seguintes alunos por cada nível: 1.º ciclo – Clara Soares (3.º ano), 2.º ciclo – João Félix (6.º ano), 3.º ciclo – Jorge Lima (7.º ano) e Secundário – Daniela Delgado (10.º).

Integraram o júri Rute Bento, coordenadora intermunicipal das bibliotecas escolares, Anabela Amaro, representante da direção do Agrupamento de Escolas do Cadaval, Maria de Fátima Paz, vice-presidente da Câmara do Cadaval, e Ana Cristina Pinto, escritora e jornalista do Jornal Região Oeste.

Quanto ao programa de atividades, o período da manhã contemplou o apuramento dos alunos do 1.º ciclo, totalizando a participação de 23 alunos de 3.º e 4.º anos, provenientes da EB1 do Cadaval.

Da parte da tarde, deu-se o apuramento dos restantes representantes do concelho, nomeadamente do 2.º ciclo (16 alunos), 3.º ciclo (oito estudantes) e do ensino secundário (duas alunas). Neste último caso, «na impossibilidade de comparecimento de uma, a outra candidata prestou as provas e foi submetida a avaliação», refere Tânia Camilo, responsável da Biblioteca Municipal.

«As provas constaram de um “quizz” (questionário) de cinco perguntas com resposta múltipla, perguntas essas relativas às obras lidas e aos respetivos autores, e de um momento de dinamização de leitura, no qual os participantes leram um excerto/poema da obra lida», afirma a bibliotecária.

O resultado obtido a partir destas duas componentes da prova deu origem ao apuramento dos alunos que irão representar o concelho do Cadaval na semifinal intermunicipal, por seu turno a decorrer em Torres Vedras, em data a agendar.

Organizada pela Biblioteca Municipal torriense, a dita semifinal contará com a participação de todos os alunos apurados, provindos dos concelhos oestinos de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço. A final está, por seu turno, marcada para o dia 10 de junho.

A Biblioteca Municipal do Cadaval considera que o balanço da atividade foi positivo, na medida em que «a abertura do CNL ao 1.º e 2.º ciclos incentivou estes alunos para a leitura, contribuindo, assim, para a criação de novos e bons leitores».

«Também o facto de se terem de apresentar em palco, e de terem de fazer uma leitura em voz alta, contribui para a aquisição de algumas competências que, no futuro, lhes serão necessárias», adianta Tânia Camilo. «Os alunos estavam motivados e contentes por terem esta oportunidade de assumir um compromisso com o livro e a leitura. Ficou a promessa de, para o ano, voltarem e trazerem mais participantes», acrescenta.

Recorde-se que a edição de 2017 desta fase regional aconteceu no Cadaval, numa organização da Biblioteca Municipal local, e contou com a participação de quase 90 alunos, provenientes dos concelhos acima referidos. Na final do ano transato, o terceiro lugar coube mesmo a uma cidadã do Oeste, de seu nome Inês Louro, aluna de Alcobaça.

Ficam os vossos de boa sorte a todos os concorrentes nesta iniciativa de promoção da leitura.