Com passagem pelas atuais sete freguesias do concelho

Perto de 100 participantes percorreram “Cadaval de Bicla”

17-10-2017
Perto de 100 participantes percorreram “Cadaval de Bicla”
1 - Parte do pelotão, no regresso ao Cadaval; 2 - "Padrinho" Carlos Vieira, quando da receção pelo Papa Francisco (arquivo) [+] Fotos
O Município acolheu, a 15 de outubro, a 2ª edição do “Cadaval de Bicla”, passeio de cicloturismo que envolveu cerca de uma centena de participantes de dentro e fora do concelho. A iniciativa, este ano inserida na Festa das Adiafas, voltou a percorrer território das sete freguesias concelhias e contou com a especial participação de Carlos Vieira, tri-recordista mundial de resistência em bicicleta.

Promover turisticamente as paisagens rurais do concelho do Cadaval, dinamizando a atividade desportiva, em particular o cicloturismo, bem como o salutar convívio entre os participantes, continua a ser o grande móbil do “Cadaval de Bicla”.

A iniciativa remonta ao ano de 2016 e teve como principal impulsionador Miguel Vilar (Rocha Forte), entusiasta destas lides desportivas, tendo o Município dado corpo à ideia.

Provando já ter “caído no goto” dos praticantes, o evento reuniu cerca de uma centena de participantes, provenientes de dentro e fora do distrito de Lisboa, embora maioritariamente do concelho.

A passagem pelas sete freguesias do concelho contemplou, designadamente, o seguinte itinerário: Cadaval, Casal Cabreiro, Palhais, Ventosa, Casal Velho, Rameleira, Charco, Rocha Forte, Cercal, Alguber, Figueiros, Painho (abastecimento), Casarão, Palhoça, Quinta de Sto. António, Sobrena, Peral, Dagorda, Vermelha e Cadaval.

A atividade contou com a gentil colaboração do grupo motard “Falcões do Montejunto” e também com o apoio da Liberty Seguros, tendo terminado com um almoço-convívio servido no certame Festa das Adiafas.

Craque do ciclismo "apadrinhou" 2.º Cadaval de Bicla

De salientar a presença e participação de Carlos Vieira, “o bombeiro ciclista de Leiria”, tri-recordista mundial de resistência em bicicleta, nomeadamente recordista mundial do Guinness em 1983, 1990 e 2014. O ex-ciclista do Sporting Clube de Portugal e do Futebol Clube de Alverca conta, no seu palmarés desportivo, desde 1965 até aos dias de hoje, com uma multiplicidade de lugares cimeiros e participações em competições nacionais e internacionais, bem como ligações em bicicleta entre Portugal e diversos países. A título de exemplo, em 1986, fez a ligação entre o Vaticano e Fátima e foi recebido pelo Papa, façanha que repetiu em 2014. Em 1991, foi segundo na Travessia da América, entre Santa Mónica (Califórnia) e Nova Iorque, ligação de 5 mil km, que já fizera em 1989.

Para os entusiastas, vale a pena conhecer, em detalhe, o currículo desta figura proeminente da modalidade, que para além de atleta, foi fundador e treinador de diversos clubes, tendo já sido distinguido e homenageado dentro e fora do país.

Fotorreportagem do passeio no Facebook da CMC
Fonte: S.Com | CMC