Certame regional inclui Festival Nacional do Vinho Leve

“X Festa das Adiafas” arranca dia 15, no Cadaval

04-10-2011
“X Festa das Adiafas” arranca dia 15, no Cadaval
A música tradicional voltará a fazer parte do programa festivo
A “Festa das Adiafas” regressa ao Cadaval de 15 a 23 de Outubro, numa organização do município do Cadaval. O certame, dedicado aos produtos e actividades da região, volta a incluir o “Festival Nacional de Vinho Leve” e a reunir gastronomia típica, exposições, actividades equestres e espectáculos, onde a eleição da Rainha das Adiafas é um dos momentos altos da animação.
[ ACEDER A PROGRAMA DETALHADO E CARTAZ OFICIAL ]

O recinto junto ao Campo da Feira do Cadaval volta a acolher um certame sobejamente apreciado na região e de renome nacional, onde a homenagem às ancestrais tradições rurais se funde com a divulgação da produção regional nas suas mais diversas vertentes.

Os comes e bebes são motivo para o convívio entre amigos e familiares

Cerca de meia centena de participantes estarão empenhados em mostrar os produtos da região, ao nível da gastronomia, artesanato e actividades económicas.

Mas os pilares do certame continuam a assentar na fruticultura e vitivinicultura, actividades particularmente representadas pela Pêra Rocha do Oeste e pelo Vinho Leve da Região de Lisboa.

Concurso de Vinhos Leves com entrega de prémios

Atingindo, em 2011, a sua décima edição, a “Festa das Adiafas” inclui, como é usual, o Festival Nacional do Vinho Leve, com a participação de sete adegas da região e onde o destaque deste ano irá para a entrega dos prémios referentes ao Concurso de Vinhos Leves de Lisboa.

O Pavilhão da Gastronomia contará com a presença de cinco espaços de restauração, dinamizados por associações/colectividades locais que incluirão, nas suas ementas, diversos pratos típicos.

No mesmo pavilhão, estarão ainda representadas cinco tasquinhas, também elas da responsabilidade de associações/colectividades locais, onde não faltarão os habituais petiscos. Este ano haverá também, no mesmo recinto, um espaço “Show Cooking”, de confecção e demonstração de especialidades confeccionadas por alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.

Os espaços de artesanato e de actividades económicas oferecerão exposições de um leque variado de artigos e produtos regionais, abarcando perto de quarenta expositores.

Vista do pavilhão de exposições, em 2010

Animação musical para todos os gostos

A animação voltará a estar representada em diversas vertentes musicais. Logo no dia 15, sábado, pelas 16h00, actua a Charanga a Cavalo da GNR, a assinalar a abertura oficial do certame, na Praça da República com arruada até ao recinto da Festa das Adiafas.

Eleição da Rainha das Adiafas 2010

Nessa primeira noite, realiza-se a tradicional eleição da “Rainha das Adiafas 2011”, indo já para a sua 8ª edição, num espectáculo que incluirá, para além do desfile das jovens candidatas, momentos musicais diversificados, destacando-se a actuação da conhecida artista “Micaela”.

A música far-se-á representar por outros nomes de referência tais como o de Mónica Sintra, na música ligeira, ou o de Maria Armanda e de Flávio Gil, na vertente fado. A Orquestra Ligeira do Exército é também presença de honra neste certame, que contempla ainda actuações de música tradicional e popular, encontro de ranchos folclóricos, actuações de bandas rock, entre outras propostas de animação.

Espectáculo equestre nocturno, em 2010

Por seu turno, o “VII Fim-de-Semana Equestre”, com arranque marcado para sábado, 22 de Outubro, pelas 16h00, incluirá demonstrações de perícia, seguidas de um espectáculo equestre nocturno e, no domingo à tarde, um desfile equestre pelas ruas da vila, que culminará com uma gincana a cavalo.

De destacar ainda a Tertúlia “O Vinho na nossa Cultura”, agendada para o primeiro domingo, dia 16, pelas 16 horas, a qual contará com a presença de Vasco d’Avillez, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, a que se seguirá a cerimónia de entrega dos prémios referentes ao recém-lançado Concurso de Vinhos Leves de Lisboa.

Fique atento ao programa detalhado do evento e participe, brindando ao final das colheitas e a tudo o que é produção regional!