Cadavalenses foram chamados a propor e a decidir

Projeto do Painho vence Orçamento Participativo do Cadaval 2019

19-11-2019
Projeto do Painho vence  Orçamento Participativo do Cadaval 2019
Momento da sessão pública de contagem de votos
Já é conhecido o projeto concelhio vencedor do Orçamento Participativo do Cadaval, iniciativa que contou com 14 projetos finalistas. Apurados os votos em sessão pública decorrida, no passado dia 18 de novembro, na Biblioteca Municipal, o projeto “Parque Infantil e Parque de Merendas do Painho” venceu esta primeira edição de um concurso que promove a participação cívica nas decisões locais.

O Orçamento Participativo do Cadaval decorreu desde 23 de abril e englobou diversas fases, sendo que uma das mais relevantes foi a fase de apresentação e aprovação das propostas nas assembleias participativas das diferentes freguesias.

O projeto H, designado “Parque Infantil e Parque de Merendas do Painho” reuniu a maioria dos votos nesta primeira edição do Orçamento Participativo do Cadaval, em que foram às urnas cerca de 1500 cadavalenses.

A proposta, assinada por Tiago Garcia, Ana Raquel vargas, Isabel Lucas e José Fidalgo, direciona-se ao terreno anexo ao Polidesportivo do Painho e conta com o valor estimado, por parte da equipa proponente, de cerca de 52 mil euros.

«Dinamizar o referido polidesportivo é o objetivo deste projeto, proporcionando, a todos, atividades de convívio e lazer», refere a sinopse do mesmo. Visa ainda dotar «o Painho de um equipamento onde as crianças possam brincar, onde toda a população possa praticar exercício físico e simultaneamente incentivar o convívio entre todas as gerações».

Recorde-se que as eleições decorreram entre 14 de outubro e 17 de novembro, na Câmara Municipal, e também nas freguesias, através de duas rondas eleitorais que o Município levou a efeito.

A cerimónia de apresentação do projeto vencedor, e entrega de certificados aos promotores, está prevista para 13 de janeiro de 2020.

Abaixo, fica a ordem dos projetos concorrentes, após efetuado o escrutínio:

H – Parque Infantil e Parque de Merendas do Painho – 257 votos
J – Parque Infantil de Alguber – 253 votos
C – Transformação de chassis e aquisição de equipamento para novo veículo florestal de combate a incêndios – 231 votos
O – Reabilitar um espaço com uma simples cobertura – 176 votos
F – Parque de Gerações – 137 votos
B – Parque de Lazer da Felicidade – 117 votos
L – Freguesias em Movimento – 106 votos
D – À descoberta dos afluentes do Rio Real – 64 votos
I – Evento Medieval – 46 votos
E – Reparação das paredes do edifício e da vedação do Campo de Jogos do Cadaval – 30 votos
F – Equipamentos de brincar para o recreio da EB1/JI do Cadaval – 25 votos