Coleção bibliográfica já homenageou perto de 100 cadavalenses

Câmara do Cadaval lançou 2.º volume do livro “Pessoas e Memórias”

25-09-2017
Câmara do Cadaval lançou 2.º volume do livro “Pessoas e Memórias”
António Correa, José Bernardo e Tânia Camilo
O Município do Cadaval apresentou, recentemente, nas instalações da Biblioteca Municipal, o segundo volume do livro “Pessoas e Memórias”, inerente à coleção “Cadaval – História e Memória”. A sessão de lançamento foi testemunhada por muitos cadavalenses, maioritariamente amigos e familiares dos ilustres homenageados.

Na abertura da sessão (ocorrida a 16 de setembro), José Bernardo Nunes, presidente da Câmara, revelou-se muito satisfeito por presenciar «uma casa cheia» na apresentação do livro – terceiro da suprarreferida coleção.

O chefe do executivo deixou «um agradecimento especial» à dupla que efetuou a recolha de material e a redação dos textos, respetivamente António Correa, dirigente associativo, e Tânia Camilo, responsável da Biblioteca Municipal.

José Bernardo considerou ser este um trabalho «muito importante», por dar a conhecer figuras de realce para a História do Concelho, permitindo o seu registo para memória futura.

Por seu turno, António Correa revelou que esta coleção partiu de uma ideia de Luís Damas Mora (médico de origens cadavalenses), a qual daria lugar ao livro “Toponímia da Vila do Cadaval”, editado pelo Município em 2010.

«Isso entusiasmou-me de tal modo que entendi que este trabalho não deveria ficar por ali. Foi então que procurei pesquisar o mais possível sobre outras pessoas, e fiz a devida compilação», refere. A composição dos textos ficou, realça o próprio, a cargo da Biblioteca Municipal, através de Tânia Camilo.

António Correa agradeceu a atenção e disponibilidade da Câmara Municipal, acreditando e desejando que este trabalho não cesse com esta edição.

O entusiasta pesquisador da História local adiantou estar em curso um levantamento sobre as origens do teatro no concelho, ressalvando tratar-se de um trabalho ainda embrionário.

Segundo reforçou Tânia Camilo, responsável da Biblioteca Municipal, a coleção “Cadaval, História e Memória” teve início em 2010, com o livro “Toponímia da Vila do Cadaval”, sob coordenação do Museu Municipal em parceria com António Correa.

«Uns nascidos no Cadaval, outros que adotaram o concelho como seu», consideram-se ilustres cadavalenses «por terem desempenhado um papel fulcral a nível local ou mesmo a nível nacional», salienta Tânia Camilo.

Revelando-se um «trabalho inacabado», surge então, três anos depois, o segundo volume de “Pessoas e Memórias”, «compêndio que reúne mais 15 biografias de ilustras cadavalenses, perfazendo um total de 92 biografias, que remontam desde o séc. XVI à primeira década do séc. XXI».

Os quinze homenageados foram, desta feita: Adriano Gabriel, Alberto Victor Machado, António Garcia, António Santos, Augusto Taborda Júnior, Carlos Santos, Casimiro Lopes, Daniel Carinhas, Eduardo Silva, Fernanda Corrêa, Leonel Trindade, Mário Costa, Ernesto Gama, Portugal Corrêa, Ricardo Horta Júnior.

O livro permite, explica a referida técnica municipal, «o estudo da História do Concelho, através das biografias das personalidades que a compõem. A sua leitura poderá ser dirigida a curiosos ou a estudantes, até de ensino superior», adianta.

O seu objetivo principal é o de «honrar e preservar a memória coletiva do Concelho, dotando a comunidade de mais elementos que compõem a História local», acrescenta.

A obra é constituída por textos e imagens, muitas delas cedidas por parte da comunidade. «Existem, porém, biografias cujas fotos foram impossíveis de recuperar, por inexistência ou desconhecimento», explica Tânia Camilo, o que faz com que a recolha junto da comunidade seja «essencial para a preservação da memória coletiva».

A publicação, a ser entretanto disponibilizada para venda, está já disponível na Biblioteca Municipal para consulta pelos interessados.

Aceder a fotorreportagem municipal

Fonte: S.Com | CMC