Desde a música orquestral/filarmónica à música eletrónica/trip-hop

"Tocatas de Verão" contaram com aumento da afluência de público, no Cadaval

19-07-2019
Os Soma Zero fecharam em chave de ouro as Tocatas deste ano.
Realizou-se entre 22 de junho e 6 de julho, no auditório externo dos Paços do Concelho (Cadaval), a 13ª edição das Tocatas de Verão, evento que voltou a proporcionar ao público um conjunto de espetáculos gratuitos ao ar livre, que foram desde as audições dos alunos de música concelhios aos músicos e bandas locais e visitantes.

Fátima Paz, vice-presidente da Câmara Municipal do Cadaval, manifestou-se satisfeita com a «significativa afluência de público» que teve a iniciativa, considerando que a mesma foi do agrado de todos. «Mais uma vez, foi possível apresentar um conjunto de espetáculos de grande qualidade e diversidade, com grupos do Concelho complementados por grupos convidados, que atraíram gente de diferentes níveis etários», afirma a vereadora da Cultura.

Carla Sequeira, presidente da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval (AFCC), não esconde também a satisfação por mais uma edição bem-sucedida. «A 13ª edição das Tocatas trouxe, mais uma vez, a música à vila do Cadaval, este ano com um programa diversificado, que foi possível devido à participação das instituições, grupos e músicos do nosso Concelho», realça. «É de destacar a maior quantidade de público do que na edição anterior, bem como a presença de diferentes gerações em palco, verificando-se, também, que as gerações mais novas estão a garantir a continuidade das tradições musicais do nosso Concelho», conclui.

Quanto ao programa propriamente dito, o mesmo iniciou-se dia 22 de junho, sábado, com a atuação do Coro Cant’arte (Torres Vedras) e o Grupo Vilar a Cantar (Vilar, Cadaval).

Domingo, dia 23 de junho, foi a vez da Banda Juvenil Guilhermense Cossoul (Lisboa) e da Orquestra Juvenil da AFCC (Cadaval).

Seguiu-se, no dia 25, terça-feira, audição dos alunos da Escola de Música da AFCC e do projeto Musiforma, ambos cadavalenses.

A iniciativa, no dia 30, recebeu mais “prata da casa”, com a atuação do Grupo Coral do Cadaval, seguido da Banda da AFCC.

No dia 5, sexta-feira, as Tocatas acolheram uma Noite de Fado com os fadistas locais Valentim Matias e Maria Jerónimo.

A fechar este ciclo de atuações ao ar livre, no auditório externo da Câmara, realizou-se dia 6 de julho (sábado) um concerto com a banda de inéditos de música trip-hop/eletrónica alternativa, “Soma Zero”, também eles oriundos do Concelho.

As Tocatas de Verão prometem voltar para o ano com mais animação. Até lá!

Aceda a fotorreportagem das Tocatas de Verão 2019.