14.º Certame Municipal das Artes e da Educação

ANIMARTE regressa ao Cadaval dia 29 de Maio

21-05-2010
ANIMARTE regressa ao Cadaval dia 29 de Maio
O 14.º Certame Municipal das Artes e da Educação, mais conhecido por ANIMARTE, regressa ao Cadaval, de 29 de Maio a 1 de Junho, devolvendo ao Parque de Lazer da Vila, uma oferta de animação diversificada com acento tónico no público infanto-juvenil e suas famílias. “A Europa e suas gentes” constitui a temática deste ano.

Meia centena de espaços exposicionais marcarão presença durante os quatro dias de realização do certame, que volta a incluir uma diversidade de animação infantil, artesanato e outras exposições, animação musical e ainda uma feira do livro.

A ANIMARTE é, verdadeiramente, o espaço de eleição e de passagem obrigatória não só de crianças e jovens em idade escolar, mas de toda a comunidade.

Para além de permitir o contacto do público com os projectos curriculares desenvolvidos ao longo do ano pela comunidade estudantil, pequenos e graúdos têm oportunidade de se esclarecer sobre: preservação da floresta e do ambiente, inserção profissional, saúde, apoio social, cultura, património, economia local, entre outros.

A ANIMARTE 2010 incluirá um pavilhão da Feira do Livro e o habitual pavilhão da Educação, cuja oferta de animação se baseia em exposições, ateliers, jogos, confecção de especialidades gastronómicas, entre outras actividades dinamizadas maioritariamente pelas instituições de ensino concelhias.

No palco do pavilhão da Educação estão ainda previstas, ao longo do certame, demonstrações de ioga, ginástica e teatro de sombras.

A zona institucional, situada em espaço aberto e junto ao palco principal da feira, mostrará o trabalho de outras entidades e instituições locais.

Também o Artesanato Infantil terá lugar de honra nesta feira que tem por ponto de partida precisamente o Dia Mundial da Criança, comemorado a 1 de Junho.

Com efeito, os mais novos voltam a ser os mais acarinhados deste certame, a julgar pelo leque variado de animação pensada à sua medida, no intuito principal de proporcionar às crianças momentos de diversão sem esquecer a forte componente pedagógica da ANIMARTE.

Ao nível da animação infantil, os mais jovens poderão desfrutar, uma vez mais, de actividades radicais, animação de rua, jogos tradicionais, ateliers de animação e ainda exibições de teatro, dança, música ou ginástica.

Os espectáculos nocturnos, a decorrerem no palco principal do recinto, são, por seu turno, direccionados para a camada juvenil e adulta, acontecendo diariamente a partir das 21h30.

Saliente-se, dia 31 de Maio, pelas 11h00, a realização do workshop “Voluntariado Nacional e Internacional”, promovido pelo IPJ – Instituto Português da Juventude na Biblioteca Municipal do Cadaval.

Dia 1 de Junho, e fazendo jus à temática deste ano, decorre, pelas 11h00, a peça de teatro infantil “Uma viagem à União Europeia”, pelo Grupo de Teatro “No mundo da Lua”, com o apoio do Centro de Informação Europeia Jacques Delors.

A ANIMARTE 2010 volta a constituir uma organização da Câmara Municipal do Cadaval em estreita parceria com Agrupamento de Escolas do Cadaval, Escola Secundária c/ 3º CEB de Montejunto, Santa Casa da Misericórdia do Cadaval, Colégio da Vila e Centro de Saúde do Cadaval.

Fique atento ao programa de animação e não deixe de visitar a ANIMARTE 2010!
Fonte: GIRP/CMC