Mantendo a tendência de expansão participativa do ano passado

Carnaval do Cadaval registou boa afluência e criatividade nos desfiles realizados

28-02-2020
[+] Fotos
O Carnaval no Cadaval traduziu-se em mais uma bem-sucedida edição, tendo a afluência rondado os dois milhares de figurantes entre o desfile escolar e o corso principal. Nesta quadra, como é hábito, o Grupo Gente Gira estreou e mantém em cena, no cineauditório Valentina de Abreu, a sua nova revista à portuguesa “É Gente Gira, com certeza!”.

Quanto à adesão de participantes, Fátima Paz, vice-presidente da Câmara Municipal do Cadaval, considerou «magnífica» a envolvência de toda a comunidade escolar no desfile realizado na sexta-feira carnavalesca.

A vereadora da Educação e da Cultura destacou, ainda, a «grande participação das associações, sejam elas culturais, desportivas ou recreativas, bem como as associações de pais e IPSS’s do Concelho, dando continuidade à adesão significativa dos últimos anos».

Segundo a edil, «o domingo de sol fantástico, lembrando a primavera, trouxe uma grande afluência de público para encher, mais um ano, o centro da vila», aponta. «As condições adversas de terça-feira afetaram o número de visitantes. Contudo, muitos foram os resistentes que se mantiveram até ao fim do desfile», acrescenta.

Fátima Paz felicita, igualmente, o Grupo Gente Gira, «por toda a dedicação e empenho, o que permitiu voltar a apresentar uma revista bastante divertida».

A vice-presidente camarária destaca, também, «o grande envolvimento que o carro da associação de Pragança, “Harry Potter”, proporcionou, quer durante os desfiles quer no final, contagiando muitos dos foliões com as suas músicas e criando um magnífico ambiente de convívio e divertimento».

A vereadora aproveita ainda o ensejo para agradecer a todos os participantes e manifestar a sua «grande satisfação pela significativa participação». Fátima Paz salienta, igualmente, a evolução notada na conceção dos disfarces e na decoração dos carros alegóricos.

«Manter viva a participação é, certamente, contribuir para que o Carnaval no Cadaval continue a ser dos melhores da região», defende a responsável.

O Carnaval do Cadaval constituiu, uma vez mais, uma organização conjunta da Câmara Municipal do Cadaval com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval.

Do desfile escolar à revista: afluência positiva

O desfile escolar pelas ruas da vila voltou a dar o pontapé de saída ao Carnaval cadavalense. Sob o tema “À Descoberta de Portugal”, a parada infantil saiu à rua na manhã de sexta-feira, 21 de fevereiro, tendo juntado mais de um milhar de figurantes.

Para além dos diferentes níveis de ensino do Agrupamento de Escolas do Cadaval, participaram, neste primeiro desfile, a creche e jardim de infância “As Pintinhas”, da Santa Casa da Misericórdia do Cadaval.

Na solarenga tarde de domingo, dia 23, saiu à rua o corso principal, percorrendo, como sempre, as principais artérias da vila. Na terça-feira de Entrudo, apesar do sol escondido e do transtorno da chuva, foliões e público foram persistentes, tendo-se cumprido a segunda saída do corso. O desfile juntou cerca de 850 figurantes, distribuídos por 25 grupos a pé e 24 carros alegóricos.

A Câmara volta, este ano, a subsidiar os grupos participantes que formalizaram inscrição nos termos do regulamento previamente disponibilizado pela autarquia.

A noite de segunda-feira, dia 24, reservou, para o pavilhão dos Bombeiros Voluntários do Cadaval, o habitual baile de máscaras, com atuação da banda “Nautilus” e que foi de acesso gratuito e aberto ao público em geral.

Como em todos os Carnavais, o Grupo Gente Gira (GGG) estreou a sua nova revista à portuguesa, intitulada “É Gente Gira, com certeza!”, munindo-se dos habituais ingredientes que conferem peculiaridade e boa disposição às suas produções.

Com um total de seis sessões já realizadas, somando já cerca de 800 espetadores, o GGG volta a subir ao palco do cineauditório Valentina de Abreu (Cadaval), já amanhã (sábado, 29 fevereiro) pelas 21h30.

O espetáculo regressa depois à cena, no mesmo local, nos dias 7, 14, 21 e 28 de março, pelas 21h30, e dia 5 de abril, pelas 16h00.

O preço dos ingressos mantém-se, há 11 anos, nos oito euros, dois dos quais revertendo a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval.

A reserva de bilhetes e o agendamento de espetáculos podem ser feitos através da página de Facebook do grupo, pelo telefone 910 607 702 ou pelo e-mail grupogentegira@gmail.com.

Aceder a fotorreportagem dos desfiles carnavalescos