Numa iniciativa intermunicipal, em parceria com o "Europe Direct Oeste"

Comemorações do Dia da Europa juntaram sessão informativa e exposições, no Cadaval

31-05-2017
[+] Fotos
O Cadaval associou-se às comemorações do Dia da Europa, tendo sido, recentemente, palco da sessão de informação “À conversa com a Europa”. A ação foi dinamizada pelo Centro de Informação “Europe Direct Oeste”, no âmbito da parceria intermunicipal Festa Sénior, da qual o Município é parte integrante. Além da referida iniciativa, a Biblioteca Municipal recebeu, ainda, exposições alusivas à União Europeia.

Associando-se à Festa Sénior, o Europe Direct Oeste (EDO) tem, desde 2015, levado a cabo um conjunto de atividades com seniores, designadamente momentos de conversa e exposições sobre a Europa, cujos trabalhos percorrem os seis concelhos da iniciativa intermunicipal.

«A ideia é a de que, quando uma exposição vai a um município, haja um contacto com o centro de informação», refere Sandra Geada, técnica de comunicação do EDO.

Explica a responsável que o Cadaval, Lourinhã e Torres Vedras são concelhos onde o EDO tem já colaboração regular com os respetivos clubes seniores, faltando concretizar essa colaboração com os clubes seniores dos restantes concelhos da Festa Sénior – Bombarral, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos.

Embora as conversas sobre a Europa tenham iniciado em Torres Vedras, coube ao Cadaval, a 26 de maio, acolher a primeira sessão dedicada aos 60 anos do Tratado de Roma, efeméride assinalada este ano. A temática constitui, segundo a responsável do EDO, o ponto de partida para uma abordagem histórica da União Europeia, «numa lógica de passado, presente e futuro».

Sediado no Cadaval, o Centro de Informação Europe Direct Oeste existe oficialmente desde 2013, instalado, mais precisamente, na sede da LeaderOeste – Associação de Desenvolvimento Rural do Oeste.

Concebidos pela Direção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, os centros de informação Europe Direct foram criados, segundo esclarece Sandra Geada, «para serem os organismos mais próximos dos cidadãos».

A ação do EDO vai desde os jardins de infância às universidades seniores, passando pelas escolas superiores, adaptando sempre o seu discurso ao público-alvo.

Se, nas escolas, os alunos demonstram conhecer as matérias europeias dos programas curriculares, já a população mais velha manifesta ainda «muito desconhecimento» sobre a Europa, segundo aponta a técnica do EDO, afirmando que o papel do centro é «explicar a gíria europeia, o jargão europeu, que tanta gente não percebe».

«Somos um mecanismo de envio e retorno», observa Sandra Geada, acrescentando que, através de relatórios mensais enviados pelos centros de informação, a Comissão Europeia recebe feedback sobre a imagem e o conhecimento que os cidadãos demonstram ter da União Europeia, onde são, ainda, expressas dúvidas, sugestões e opiniões obtidas junto do público.

Exposições sobre a Europa, no Cadaval

Ainda no âmbito das comemorações da Europa, a que também a Biblioteca Municipal do Cadaval se associou, foi prolongada até 19 de junho a Exposição “Portugal e a Europa em Cartoons”, visitável de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. Recorde-se que a mesma é constituída por desenhos publicados na imprensa e em edições digitais de jornais, ao longo da última década, que ilustram temáticas como o alargamento da União Europeia, o Tratado de Lisboa, o Euro e a Estratégia 2020, no estilo próprio do cartoonismo.

A exposição, apresentada pela primeira vez em 2014, é uma ideia original do Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal, posta em marcha pelo Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. A mostra reúne trabalhos originais dos artistas António Jorge Gonçalves, Cristina Sampaio, Fernando Relvas, Rodrigo de Matos e Telmo Quadros Ferreira.

Para além de uma mostra de livros sobre a Europa, o programa comemorativo cadavalense contemplou, igualmente, a exposição “A Europa dos monumentos”, com trabalhos da autoria das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos seis municípios envolvidos na “Festa Sénior” – Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, acolhida também pela Biblioteca Municipal. A exposição compreendeu, igualmente, um conjunto de bandeiras dos países europeus, executadas por formandos do clube “Idade +” da Lourinhã.
Fonte: S.Com | CMC