No âmbito da pandemia COVID-19

Comunidade Intermunicipal do Oeste cria serviço de apoio à parentalidade

06-05-2020
Comunidade Intermunicipal do Oeste cria serviço de apoio à parentalidade
Face à atual situação epidemiológica, a OesteCIM decidiu lançar o projeto “Oeste Parental em Tempos de Covid”. O objetivo é, de acordo com a OesteCIM - Comunidade Intermuncipal, criar um grupo de apoio a pais e famílias da Região Oeste com crianças até ao 1.º Ciclo de Ensino Básico.

«Em tempo de confinamento social, uma nova realidade, associada à partilha do mesmo espaço, por todos os elementos do agregado familiar, e ao desafio da educação à distância, poderá aumentar o sentimento de insegurança no exercício da parentalidade de muitas famílias», informa a OesteCIM.

“Oeste Parental em Tempos de Covid” pretende, assim, «apoiar as famílias através de um espaço de esclarecimento de dúvidas, partilha entre pais, apoio individual, assim como dicas, ideias e sugestões de atividades semanais a desenvolver com crianças até 10 anos.»

As famílias interessadas em participar poderão aceder a informação sobre o projeto através do site da Comunidade Intermunicipal do Oeste (https://bit.ly/oeste-parental).

Para partilha de ideias e esclarecimento de dúvidas, a OesteCIM criou o "Grupo Oeste Parental" no Facebook (https://bit.ly/facebook-grupo-oeste-parental). Para além disso, as famílias poderão também entrar em contacto através do email oesteparental@oestecim.pt, por sms, whatsapp ou chamada telefónica pelo 913 808 956.

A OesteCIM relembra que, desde 2019, tem desenvolvido um trabalho de intervenção e reflexão no âmbito das políticas intermunicipais de parentalidade, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – Aluno ao Centro.

«Perante o novo contexto epidemiológico, em 2020 o projeto Oeste Parental adaptou-se a uma nova realidade, assegurando a continuidade de uma cultura de entreajuda e partilha», sustenta. Para o efeito, disponibiliza «um conjunto de informações para uma parentalidade mais consciente e positiva, com impacto no desenvolvimento pessoal de cada indivíduo e no próprio desenvolvimento das crianças e do seu sucesso educativo», adianta a mesma entidade.

Mais informação acerca do projeto “Oeste Parental em Tempos de Covid” através do email oesteparental@oestecim.pt.