O projeto de voluntariado jovem «Navega@s em Segurança?» pretende possibilitar a jovens voluntários/as dinamizarem sessões informativas e ações de sensibilização destinadas a crianças, jovens, pais/educadores e cidadãos em geral.
O intuito é o de promover o uso responsável e seguro da internet bem como a cidadania digital, junto de escolas, associações juvenis e desportivas, autarquias e outras.
As/os jovens interessadas/os em se candidatar como voluntári@s devem:
· Ter entre de 18 a 30 anos;
· Ter conhecimentos em tecnologias de informação e comunicação;
· Boa capacidade de comunicação;
· Facilidade de relacionamento interpessoal;
· Certificado de Competências Pedagógicas (não obrigatório, mas preferencial);
· Estar inscritos na plataforma de Voluntariado Jovem “Agora Nós”;
· Ter participado no SID - Safety Internet Day e/ou no «Naveg@s em segurança?» (preferencial).
Direitos das/os voluntárias/os:
· Bolsa de €12,00 por dia (bolsa de 12,00 euros aos jovens que fazem a ação num período superior a 3h30m; bolsa de 6,00 euros quando os jovens realizam a atividade inferior a 3h30 (meio-dia);
· Formação específica de voluntári@s;
· Seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil;
· Certificado.
As/os jovens interessadas/os, antes de se inscreverem, têm de se registar na plataforma de registo único do IPDJ em
https://bdu.ipdj.gov.pt/. Neste mesmo link, também estão disponíveis tutoriais de apoio ao registo.
Acerca da Requisição das Sessões
Sob a gestão direta do IPDJ, as sessões irão decorrer, de 1 fevereiro a 7 de dezembro, preferencialmente nas Lojas e Balcões PONTO JA. Este ano, devido à situação pandémica, as sessões poderão ser realizadas online, via plataforma de videoconferência (Teams ou Zoom).
Podem ainda realizar-se noutros locais (escolas, autarquias, etc.), quando as entidades disponibilizam as suas instalações, desde que localizadas num dos distritos da Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo, e a distância ou dificuldade de deslocação dos grupos o justifique, assim como a situação pandémica o permita.
A iniciativa pretende proporcionar, a escolas, associações juvenis e desportivas, autarquias e outras entidades, a possibilidade de participarem e solicitarem a realização de sessões de sensibilização e ações de divulgação, com o objetivo de promover uma cultura de presença e navegação seguras no mundo digital.
Com a duração de 45 a 60 minutos, as sessões de sensibilização são dirigidas a crianças e jovens, educadores, escolas, grupos, associações, seniores e cidadãos em geral.
Nestas sessões podem ser abordados os seguintes temas:
· Fake news
· Cyberbullying
· Internet das coisas
· Dependência online
· Proteção de dados
· Discurso de ódio
· Redes sociais e outros
As ações de divulgação poderão realizar-se integradas em acontecimentos, tais como feiras, exposições, congressos ou noutras iniciativas em que o IPDJ participe ou promova.