Conselhos de como diminuir faturas de energia e da internet

Poupar energia e dinheiro: saiba como o fazer

04-11-2021
Poupar energia e dinheiro: saiba como o fazer
© Freepik
No seguimento do Dia Mundial da Poupança (31 de outubro), apontamos, com o apoio da Selectra, como podemos poupar energia e dinheiro em casa e proteger o meio ambiente, assinalando ainda os requisitos para solicitar a Tarifa Social de Energia e a mais recente Tarifa Social da Internet.

A Selectra, entidade comparadora de tarifas energéticas, propõe um conjunto de medidas simples para pouparmos na conta da luz, aumentando o orçamento familiar. Para ser mais fácil, elencamos essas mesmas dicas de forma esquemática:

 

- Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED de baixo consumo. Em comparação com as lâmpadas incandescentes, as lâmpadas LED têm uma vida útil mais longa e podem ajudar a poupar cerca de 80% de energia.

 

- Desconecte o carregador do telefone após a conclusão do processo.

 

- Quando não estiverem em uso, desconecte as fichas elétricas da TV, rádio, luzes e computador. Isso é o que chamamos estar em "standby". Se os desconectarmos da rede, não iremos pagar tanta energia nas contas.

 

- Desconecte todos os aparelhos que consomem energia durante o modo de espera.

 

- Use apenas a quantidade necessária de água quente. Nesta era de crescente escassez de água, não há necessidade de encher a banheira.

 

- Use gás em vez de eletricidade, para cozinhar. Esta é uma escolha pessoal com prós e contras, mas muitos especialistas acreditam que o gás tornará os alimentos mais saborosos.

 

- Tape a panela ao cozinhar, o que pode reduzir o consumo de energia em 25%.

 

- Use aquecimento e ar condicionado moderadamente. A temperatura ideal é de 19 a 21ºC (um pouco mais alta no verão, chegando aos 25ºC). Recomenda-se sempre que a temperatura dos quartos seja mais baixa, entre 15ºC e 17ºC.

 

Segundo a mesma fonte, existem muitas maneiras de economizar energia e dinheiro, e tudo depende dos hábitos que adotamos no nosso quotidiano.


Tarifa Social de Energia

 

A Tarifa Social de Energia oferece uma redução de 33,8% na luz e de 31,2% no gás natural, desconto que estará disponível na fatura, todos os meses. Quanto a requisitos para solicitar esta tarifa, importa ter em conta o seguinte:

 

- Em relação ao contrato de eletricidade, a potência elétrica, não pode exceder 6,9 kVA.

 

- No caso do gás natural, deve ser fornecido em baixa pressão, e o consumo anual não deve ultrapassar 500 metros cúbicos, o que significa que o consumidor deve estar localizado entre a primeira e o segundo escalão de consumo.

 

- O fornecimento deve ser apenas para uso doméstico.

 

Apoio social chega à Internet

 

Por falar em poupar dinheiro, existe um novo apoio chegado, recentemente, às comunicações e que pode ser igualmente solicitado.

 

Com efeito, o Governo e a Anacom aprovaram um tarifário social com o objetivo de reduzir o custo das faturas de Internet das famílias beneficiárias deste serviço.

 

A Tarifa Social de Internet é um tipo de apoio que passará a ser prestado em serviços de Internet, que será atribuído aos agregados familiares mais vulneráveis de uma forma parecida e equivalente ao apoio prestado por empresas do mercado de eletricidade.

 

Para beneficiar do apoio, são considerados válidos agregados familiares com rendimentos que não superem os 5808€/ano, ou recebam prestações sociais da segurança social, tais como abono de família, RSI – Rendimento Social de Inserção, subsídios desemprego ou pensão de velhice e invalidez.

 

A tarifa apenas incluirá o serviço de internet por satélite, ADSL e fibra, deixando de fora o serviço de TV, net, voz e móvel, e o valor, em princípio, será de 6,15€, mensalmente, segundo adianta a Selectra. Para efetuar o pedido da tarifa social de internet, basta contactar com a sua operadora de telecomunicações.

 

Mais informação sobre este apoio em https://adslfibra.pt/internet/tarifa-social.
Fonte: SCRP | CMC

  • ORÇAMENTO
    PARTICIPATIVO 2022




  • Siga-nos

Topo / Top
  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2022 Município do Cadaval - Todos os Direitos Reservados.