Continuando a contribuir para a criação literária na língua portuguesa

Lançado 3.º Prémio Literário Fernanda Botelho, no âmbito do Feriado Municipal

14-01-2021
Lançado 3.º Prémio Literário Fernanda Botelho, no âmbito do Feriado Municipal
Presidente da Câmara, na sessão sobre Prémio Literário
Enquadrado nas comemorações do Feriado Municipal, teve lugar, no passado dia 13, na Biblioteca Municipal do Cadaval, o lançamento do 3.º Prémio Literário Fernanda Botelho, com inscrições abertas até 31 de março, e a apresentação da antologia de contos referente à segunda edição deste galardão bienal, que reuniu, em 2018, cerca de 200 participantes, oriundos de Portugal e do Brasil.

O Prémio Literário Fernanda Botelho constitui um concurso promovido pelo Município do Cadaval e Associação Gritos da Minha Dança, detentora do acervo da escritora Fernanda Botelho, que viveu parte da sua vida na aldeia da Vermelha (Cadaval).

Recorde-se que já a primeira edição do concurso (2016) havia totalizado perto de 380 participantes, oriundos de Portugal mas também de fora do país, nomeadamente Brasil, Canadá, EUA, Bélgica e França.

A abrir a sessão, José Bernardo Nunes apontou ser importante a criação de «atividades que contribuam para o bem-estar intelectual da população e que promovam as capacidades de resiliência, tão necessárias atualmente».

O presidente da Câmara considerou ainda relevante «levar o nome do Concelho mais longe, associado à escritora homenageada e à associação que detém a sua memória». O edil defendeu também a importância de contribuir para a criação literária em língua portuguesa, bem como promover os bons hábitos de escrita junto dos jovens. Daí a criação, na transata edição, da modalidade juvenil do concurso, «que dá oportunidade aos jovens, dos 14 aos 18 anos, de dar asas à imaginação e iniciarem-se na cena literária», rematou.

A iniciativa, englobada nas comemorações do 123.º Aniversário da Restauração do Concelho, incluiu intervenções não presenciais (em vídeo) da diretora da Associação Gritos da Minha Dança, Joana Botelho, e da presidente do júri deste 3.º Prémio, Paula Morão, representante do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O júri será ainda constituído pela escritora Rita Taborda Duarte e pela professora Alice Oliveira, do Agrupamento de Escolas do Cadaval.

Intervieram ainda, também de forma não presencial, as vencedoras do 2.º Prémio, Vanessa Martins, Condeixa-a-Nova (categoria de adultos) e Maria Ferreira, Estoril (categoria juvenil). Recorde-se que entre a lista de premiados (divulgada anteriormente) constam ainda nove menções honrosas, três das quais provenientes do Brasil.

As vencedoras arrecadaram um prémio no valor de 1500 euros (modalidade de adultos), atribuído pela Câmara Municipal, e de 250 euros (modalidade juvenil), oferta do patrocinador da 2ª edição, a panificadora “Pão da Vermelha”.

Por seu turno, as inscrições no 3.º Prémio Literário Fernanda Botelho abriram oficialmente dia 13 de janeiro, prolongando-se até 31 de março.

As normas de participação estão já disponíveis aqui no site municipal, sendo que uma das novidades prende-se com o envio de contos, que passará a ser feito por email, nos termos previstos.

Veja ou reveja o vídeo de transmissão "live streaming" desta iniciativa, na página de Facebook da CMC.