Uma iniciativa enquadrada no Policiamento de Proximidade

GNR inicia atendimento em quatro freguesias do concelho

21-05-2015
GNR inicia atendimento em quatro freguesias do concelho
Foto 1 - Atendimento da GNR na junta de Lamas e Cercal; Foto 2 - Elementos da GNR do Cadaval exibindo novo fardamento. [+] Fotos
No âmbito do Policiamento de Proximidade, a Guarda Nacional Republicana iniciou, a 20 de maio, o atendimento descentralizado em quatro das atuais sete juntas de freguesia do concelho do Cadaval. O objetivo geral da iniciativa é o de reduzir a distância entre o cidadão e o direito à justiça e informação.

 

Vilar, Vermelha, Lamas/Cercal e Painho/Figueiros são as quatro freguesias que passaram a contar, a partir do corrente mês de maio, com um militar disponibilizado pela GNR em cada uma das respetivas juntas de freguesia.

 

O atendimento descentralizado da GNR decorre semanalmente, à quarta-feira, uma vez por mês em cada uma das freguesias referidas, em sistema rotativo e de acordo com o horário de funcionamento de cada junta de freguesia.

 

Assim, no caso de Lamas/Cercal, ele acontece no período da tarde, funcionando todo o dia nas freguesias da Vermelha, Painho/Figueiros e Vilar. Neste último caso, a GNR fará, paralelamente, policiamento apeado e também em bicicleta, por sua vez cedida pela Junta de Freguesia do Vilar.

 

Tendo-se iniciado no passado dia 20 de maio, na sede da União de Freguesias de Lamas e Cercal (localizada em Chão de Sapo), o atendimento prosseguirá dia 27 na Freguesia da Vermelha, dia 3 de junho na do Vilar e dia 10 na União de Freguesias Painho/Figueiros, respeitando sempre a mesma rotatividade.

 

Neste último caso, o atendimento far-se-á no edifício da antiga Freguesia de Figueiros, pretendendo abranger, também, os habitantes da Freguesia de Alguber.

 

A razão de ser da iniciativa

 

De acordo com Carlos Codinha, comandante do Posto Territorial da GNR do Cadaval, esta iniciativa visa permitir ao cidadão «apresentar participações criminais, ser ouvido no âmbito de processos a decorrer, esclarecer dúvidas e obter panfletos dos vários programas especiais que a Guarda possui sob sua responsabilidade.»

 

O projeto enquadra-se no processo de reajuste e adaptação às novas realidades locais, em implementação por parte da Guarda Nacional Republicana, através da otimização de meios e fazendo jus ao lema “Uma força humana, próxima e de confiança”.

 

Este procedimento nacional da GNR contribui para o aumento do sentimento de segurança, por parte da população, através de um Policiamento de Proximidade que vem garantir «maior proximidade e segurança ao cidadão».

 

Segundo explica o comandante, no concelho do Cadaval, «algumas localidades rurais tornaram-se bastante urbanizadas» devido ao «exponencial aumento a nível de densidade populacional» verificado nas últimas décadas.

 

Como tal, e em virtude de algumas freguesias do concelho se encontrarem distantes da vila, onde se encontra sediado o Posto Territorial da GNR do Cadaval, «existe a necessidade da Guarda, através da otimização dos seus meios, reduzir a distância entre o cidadão e o direito à justiça e informação», afirma Carlos Codinha.

 

A criminalidade registada, o aglomerado populacional e a distância relativamente ao posto territorial ditaram a escolha das freguesias de Vilar, Vermelha, Lamas/Cercal e Painho/Figueiros para a implementação deste serviço.

 

«Se existir uma alteração nos fatores apresentados, outras freguesias poderão ser abrangidas em detrimento das selecionadas», acrescenta o responsável.

 

Novo fardamento da GNR


Carlos Codinha chama ainda a atenção da população para a mudança ocorrida, recentemente, ao nível do fardamento de patrulha da Guarda Nacional Republicana.

 

A principal diferença entre o antigo e o novo uniforme daquela força de segurança prende-se com a substituição do bivaque por uma boina, e da camisa e gravata por um polo simples (ver foto acima).
Fonte: SC | CMC



  • Siga-nos

Topo / Top
  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2020 Município do Cadaval - Todos os Direitos Reservados.