Autarcas locais dão as mãos em prol do desenvolvimento

Criada associação de freguesias no concelho

22-06-2015
Criada associação de freguesias no concelho
Assinatura do acordo e aprovação dos estatutos (foto 1); Escritura pública da associação (foto 2). [+] Fotos
Foi recentemente criada a Associação de Freguesias do Concelho do Cadaval, que visa promover a cooperação interfreguesias para potenciar o desenvolvimento das respetivas populações.

A assinatura do acordo de constituição e aprovação de estatutos, por parte das juntas de freguesia aderentes, aconteceu a 17 de junho, no auditório dos Paços do Concelho, na presença de José Bernardo Nunes, presidente da Câmara Municipal do Cadaval. A respetiva escritura pública foi, por seu turno, celebrada na passada sexta-feira, dia 19 de junho.

As atuais sete freguesias cadavalenses aderiram à criação desta nova instância concelhia, faltando somente o Peral formalizar a respetiva adesão, o que acontecerá no seguimento da sua próxima assembleia de freguesia.

Para além do Peral, integraram a recém-criada associação as freguesias de Alguber, Cadaval e Pero Moniz, Lamas e Cercal, Painho e Figueiros, Vermelha e, por último, Vilar.

Esta iniciativa decorre do reconhecimento, por parte das autarquias locais, da necessidade de criar sinergias e aprofundar laços entre as freguesias do concelho, numa lógica de partilha de recursos com vista a potenciar o desenvolvimento das suas populações.

Refira-se que a associação ficará sediada em instalações cedidas pelo Município do Cadaval e localizadas no edifício da Central de Camionagem (Cadaval).

José Bernardo Nunes manifestou o agrado da Câmara Municipal por ver, finalmente, as freguesias chegarem a um entendimento quanto à antiga vontade de criar uma associação de freguesias no concelho. «Esperemos que a mesma resulte numa melhor operacionalização dos serviços, mantendo a colaboração com a câmara», acrescentou o chefe do executivo camarário.
Fonte: SC | CMC