Depois do projeto “Cadaval Wi-Fi” seguiu-se a adesão à rede “Wifi4EU”

Câmara do Cadaval amplia rede de acesso gratuito à internet sem fios

04-02-2022
Câmara do Cadaval amplia rede de acesso gratuito à internet sem fios
O Município disponibilizou recentemente um segundo conjunto de pontos de internet grátis, fruto de mais uma candidatura a fundos europeus, desta feita no âmbito da rede “WiFi4EU”. O projeto está operacionalizado desde dezembro e dá continuidade ao “Cadaval Wi-Fi”, implementado em junho de 2021, compreendendo seis pontos de acesso na sede de Concelho e um na Serra de Montejunto.


No seguimento do projeto da Rede WiFi4EU, ficaram disponíveis, em dezembro do passado ano, seis dos sete pontos de internet enquadrados nessa mesma candidatura, situados em locais de maior centralidade da vila cadavalense. O sétimo ponto de acesso encontra-se situado na Serra de Montejunto, estando o mesmo instalado e testado, mas aguardando a ligação da EDP para entrar em funcionamento.

 

O projeto pretende possibilitar, a residentes e visitantes, um acesso móvel gratuito à internet de qualidade, contribuindo assim para melhorar as condições de fruição dos espaços onde está instalada a rede WiFi4EU.

 

Qualquer cidadão poderá aceder à internet através desta nova rede, sendo possível identificá-la nos dispositivos móveis/portáteis através da designação “WiFi4EU”, acessível sem custos ao público, nos locais designados.

 

Para ter acesso gratuito à internet, o utilizador apenas terá de selecionar a rede “WiFi4EU” no seu dispositivo móvel, confirmar e aceitar os termos e condições definidos por lei e, em seguida, clicar no botão “Conectar”.

 

Esta iniciativa, promovida pela União Europeia, visa proporcionar um acesso de internet de qualidade aos cidadãos e visitantes em todo o espaço europeu, através de pontos Wi-Fi gratuitos, localizados nos principais centros de vida da comunidade local, tais como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos.

 

Reduzir a exclusão digital é uma das metas perseguidas por este projeto europeu, especialmente em comunidades de áreas rurais e locais remotos. Visa, ao mesmo tempo, promover o aumento do acesso aos serviços públicos online que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais.

 

Refira-se que a instalação desta rede resultou de uma candidatura que a Câmara Municipal efetuou à União Europeia, através do portal WiFi4EU, em setembro de 2019. Em resultado, o Município beneficiou de um vale de financiamento no valor de 15 mil euros para a instalação da Rede WiFi4EU.


Fonte: SCRP - DDE | CMC

  • ORÇAMENTO
    PARTICIPATIVO 2022




  • Siga-nos

Topo / Top
  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2022 Município do Cadaval - Todos os Direitos Reservados.