Parceria remonta ao ano de 2016

17-03-2022
Cadaval dá continuidade à substituição da iluminação pública por tecnologia LED
[Imagem de Arquivo, CMC, 2010]
Dando continuidade ao processo de substituição da iluminação pública convencional por luminárias LED, o Município prevê, no corrente ano e em parceria com a EDP, instalar mais 641 lâmpadas, um investimento estimado em 99 mil euros. A parceria remonta a 2016 e veio promover o aumento da eficiência energética, traduzida tanto em benefícios económicos como ambientais.

A Campanha LED 2022 no Concelho prevê dar continuidade ao processo de erradicação das lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio, executando-se a substituição por tecnologia LED, mais amiga do ambiente e economicamente mais vantajosa.

Trata-se de uma iniciativa enquadrada no contrato de concessão de distribuição de energia elétrica em baixa tensão, estabelecido entre o Município do Cadaval e a EDP Distribuição, Energia SA.

Ao abrigo dessa parceria, a substituição tem sido efetuada gradualmente desde o ano de 2016, preconizando a cobertura cabal do Concelho por tecnologia LED.

Recorde-se que a primeira Rua LED instalada no Cadaval deu-se em finais de 2010, na Avenida de Bombeiros, ao abrigo de um projeto-piloto camarário. A medida foi-se estendendo, gradualmente, a outras ruas da vila, vindo a abranger, ao longo dos anos, as diferentes freguesias concelhias.

Trata-se de uma operação determinante, pois permite um incremento ao nível da sustentabilidade ambiental, a par de ganhos significativos quanto à eficiência em termos de iluminação pública concelhia.

• ORÇAMENTO
    PARTICIPATIVO 2022