Notícias do Cadaval - Modernização Administrativa

• Cadaval substitui iluminação pública por lâmpadas LED

Teve início, no passado dia 13 de junho, no concelho do Cadaval, o processo de substituição dos sistemas de iluminação pública da região Oeste por lâmpadas LED, iniciativa levada a cabo no âmbito do Projeto “OesteLED ESE”. Trata-se de um projeto de âmbito intermunicipal com objetivos de preservação ambiental mas também de natureza económica.

• Oeste implementa projeto "Informação ao Consumidor + Simples"

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), em parceria com a Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO), deram recentemente início ao processo de arranque de um projeto-piloto, a nível nacional, para a uniformização de procedimentos de apoio ao consumidor. O intuito é criar uma rede de apoio aos empreendedores e empresários, para desburocratizar e simplificar as obrigatoriedades legais de informação ao consumidor.

• Bibliotecas do Oeste candidatam-se a guardiãs das memórias da região

“(Re)unir memóri@, (re)cri@r futuro” é o projeto da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste que passou à fase de votação do Orçamento Participativo Portugal. O projeto contempla o desenvolvimento do “Repositório Coletivo das Memórias do Oeste” e a disponibilização de equipamentos de leitura e serviço de empréstimo de documentos digitais nas bibliotecas municipais dos 12 municípios. Vote até 30 de setembro. Participe!

• Cadaval vai contar com dois novos médicos de família

A Unidade de Saúde Familiar do Cadaval contará, a breve trecho, com dois novos médicos de família nos seus quadros. A garantia foi dada, hoje, pelo diretor do ACES Oeste Sul, António Martins, ficando assim assegurada a capacidade de resposta do referido centro de saúde, em termos de medicina familiar.

• Obra de requalificação vai melhorar condições de receção aos visitantes, em Montejunto

Encontra-se aberto o concurso público relativo à Requalificação de Infraestruturas de Apoio à Visitação da Serra de Montejunto. A obra tem como principal intuito melhorar as condições de acessibilidade e de receção aos visitantes daquela área classificada.

• Cadaval integra Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Oeste

O Cadaval foi um dos municípios do Oeste a assinar, no passado dia 22 de junho, na sede da OesteCIM – Comunidade Intermunicipal, nas Caldas da Rainha, o Protocolo de Cooperação para a Constituição da Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Oeste. Melhorar o serviço prestado aos cidadãos é um dos intuitos principais da iniciativa.

• Câmara Municipal constrói Centro de Saúde do Cadaval

Encontra-se em curso, na vila do Cadaval, a empreitada de construção do Centro de Saúde – Unidade de Saúde Familiar do Cadaval, que conta com um valor de execução na ordem dos 700 mil euros. O novo equipamento tem por intuito melhorar a qualidade e o acesso aos cuidados primários de saúde no Concelho, estando prevista a sua conclusão no início do próximo ano.

• Utentes da Câmara Municipal satisfeitos com qualidade de atendimento

A Câmara Municipal obteve nota positiva no inquérito de satisfação aplicado, em 2016, aos cidadãos acerca do funcionamento do Balcão Único de Atendimento. Implementado há sete anos no edifício dos Paços do Concelho, a referida estrutura camarária veio permitir concentrar diferentes serviços de atendimento ao público.

• Ministra da Justiça visitou recém-criado Juízo de Proximidade do Cadaval

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, esteve, na passada segunda-feira, dia 23 de janeiro, no Cadaval, para visitar o recém-criado Juízo de Proximidade local, instalado no edifício do Palácio da Justiça. A governante revelou-se satisfeita e confiante no papel de aproximação da Justiça ao cidadão, trazido pela reorganização do sistema judiciário.

• Criado Juízo de Proximidade no Cadaval

Foi recentemente criado, no edifício do Palácio da Justiça, o Juízo de Proximidade do Cadaval, uma medida governamental destinada a aproximar cidadãos e justiça. Na prática, passaram ali a ser realizados os julgamentos de natureza criminal da competência do tribunal singular, já que os restantes serviços da nova instância já eram antes assegurados.

• “Orçamento Participativo Portugal” arranca em janeiro, a nível nacional

No seguimento da criação do “Orçamento Participativo Portugal” por parte do Governo, arranca a 9 de janeiro a fase de apresentação de propostas por parte dos cidadãos interessados. Desenvolver mecanismos de democracia e promover a participação cívica na vida do país é intuito desta iniciativa nacional.