Notícias do Cadaval - Cidadania

• Município adere a projeto Rádio-Escolas, já em curso na Escola Básica e Secundária

Já arrancou, na Escola Básica e Secundária do Cadaval, o projeto Rádio-Escolas para o ano letivo 2020-21, desenvolvido pela Associação Portuguesa Rádio Miúdos e subsidiado pelo Município do Cadaval. A adesão da Câmara Municipal a esta iniciativa integra-se numa estratégia de desenvolvimento de abordagens inovadoras junto da camada estudantil concelhia.

• 43ª Colheita de Sangue realiza-se este sábado de manhã

O Município promove este sábado, dia 14 de novembro, entre as 09h00 e as 12h30, a 43ª Colheita de Sangue do Cadaval, no edifício-sede da Junta da União de Freguesias do Cadaval e Pero Moniz. Trata-se de uma parceria da Câmara Municipal com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação. Participe!

• Uso de máscara passa amanhã a ser obrigatório na via pública

A partir de amanhã, quarta-feira, dia 28, passa a ser obrigatório o uso de máscara, pelo prazo de 70 dias, "por pessoas com idade superior a 10 anos para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas sempre que o distanciamento físico, recomendado pelas autoridades de saúde, se mostre impraticável".

• Pessoal auxiliar e docente esclarecido sobre plano de contingência escolar

O Município, em articulação com o Agrupamento de Escolas, promoveu, na passada sexta-feira, no pavilhão gimnodesportivo municipal, um encontro com pessoal auxiliar e algum pessoal docente do Concelho. Na reunião esteve representada a Unidade de Saúde Pública da ACES Oeste Sul, que alertou os presentes para a importância dos planos de contingência neste regresso do ano escolar em época de pandemia.

• 42ª Colheita de Sangue incluirá campanha de recolha de medula a favor do DJ Magazino

O Município promove dia 18 de julho (sábado), entre as 09h00 e as 13h00, a 42ª Colheita de Sangue do Cadaval, no edifício-sede da Junta da União de Freguesias do Cadaval e Pero Moniz. Esta sessão contará, também, com uma campanha de inscrição de dadores de medula óssea, com enfoque em ajudar o músico português DJ Magazino a recuperar de uma leucemia. Participe, venha dar sangue!

• “Cadaval + Perto” com inscrições abertas para empresas e estabelecimentos locais

Estão abertas inscrições, por parte de empresas e estabelecimentos locais, no projeto “Cadaval + Perto”, uma montra digital dos produtos e serviços disponíveis no Concelho, que pretende aproximar consumidor e vendedor/prestador de serviços. A Câmara Municipal espera, com esta iniciativa, contribuir para a dinamização da economia local.

• Câmara implementa medidas de mitigação dos impactos da pandemia

Depois de, no início de abril, ter aprovado um rol de medidas de mitigação dos impactos da pandemia COVID-19, a Câmara aprovou no dia 21, em reunião por videoconferência, três regulamentos que estabelecem as regras de acesso a três desses apoios. As medidas têm por meta a recuperação de famílias, instituições e empresas do Concelho, vindo juntar-se a outras iniciativas em curso, ao nível da prevenção e resposta.

• Fornecimento de meios de ensino à distância abrangerá alunos subsidiados com essa necessidade

No seguimento de uma primeira fase de fornecimento de meios, para assegurar o ensino à distância, a alunos subsidiados do 1.º ciclo e sinalizados como tendo essa carência, o Município decidiu, entretanto, envidar esforços para que a medida abranja os estudantes subsidiados de todos os níveis de ensino concelhio, do 1.º ao 12.º ano com essa carência verificada.

• COVID-19: Cadaval empenhado na prevenção, mitigação e resposta social (c/vídeo)

Contando, desde ontem à noite, dia 1, com três casos confirmados de COVID-19, o Cadaval está a manter e a otimizar a prontidão dos meios disponíveis, a par das medidas de prevenção, indo entretanto reforçar a resposta social à população concelhia.

• Cadaval regista mais um caso de COVID-19

O Cadaval regista mais um caso confirmado de COVID-19 no Concelho, passando a quatro o número de infetados pela doença, de acordo com informação da autoridade local de saúde. Mantenha o isolamento social. Fique em casa, por si e pelos outros!

• COVID-19: Cadaval focado na prevenção e no reforço da resposta social

Embora ainda sem casos confirmados de COVID-19, o Cadaval está a manter e a otimizar a prontidão dos meios disponíveis, a par das medidas de prevenção, indo entretanto reforçar a resposta social à população. Por outro lado, com a entrada nacional na Fase de Mitigação, há novidades sobre a abordagem de pessoas com suspeita da doença, em particular quanto ao encaminhamento das mesmas.