Notícias do Cadaval - Cidadania

• Município aprova orçamento e taxas para 2018

Foi aprovado, na última sessão da Assembleia Municipal, ocorrida a 30 de novembro, o Orçamento Municipal para 2018, cujo valor financeiro ronda os 12 milhões de euros. Também validadas foram a manutenção da taxa do IMI geral (abaixo do limite legal), a redução decorrente do “IMI Familiar” e a devolução de um por cento do IRS pago pelos munícipes contribuintes.

• Programa "Empreende Já" volta a promover empregabilidade

Terminam a 30 de novembro as candidaturas à 2ª edição do Programa “Empreende Já”. A iniciativa promove a empregabilidade entre jovens dos 18 aos 29 anos que não estejam a trabalhar, estudar ou em formação.

• DECO esteve no Cadaval a falar de crédito bancário

A DECO voltou, recentemente, ao Cadaval para a realização da sessão de informação “O essencial para a economia pessoal”, numa iniciativa conjunta com a Câmara Municipal. Desta feita, os esclarecimentos basearam-se nas opções de mercado para aplicação de poupanças e recurso a crédito bancário.

• 34ª Colheita de Sangue do Cadaval decorre dia 18

A Câmara Municipal do Cadaval promove dia 18 de novembro (sábado), das 9 às 13 horas, a 34ª Colheita de Sangue do Cadaval, como sempre no edifício-sede da Junta de Freguesia do Cadaval e Pero Moniz, numa parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação. Participe!

• Sétimo ano da Universidade Sénior do Cadaval já em decurso

Encontra-se a decorrer, desde o passado dia 16 de outubro, o sétimo ano letivo da Universidade Sénior do Cadaval “Clube de Artes e Saberes”, estando a contar com perto de uma centena de formandos inscritos, distribuídos pelas diversas disciplinas.

• Ação de rua assinalou Dia Municipal para a Igualdade

O Cadaval recebeu, a 24 de outubro, a ação de rua “A uma mulher não se bate nem com uma flor!”, numa iniciativa do GIAV – Gabinete Intermunicipal de Apoio à Vítima, acolhida pela Câmara, que pretendeu assinalar o Dia Municipal para a Igualdade.

• Eleitos do Município tomaram posse, no Cadaval (c/vídeo)

Realizou-se na passada sexta-feira, dia 20, a cerimónia de instalação dos órgãos municipais do Cadaval para o quadriénio 2017-2021. Para além da tomada de posse, teve lugar a eleição da mesa da Assembleia. José Bernardo Nunes, presidente da Câmara reeleito, foi o primeiro dos discursantes, onde intervieram ainda os líderes parlamentares de cada partido e o novo presidente da Assembleia Municipal, Rui Soares.

• Período crítico de incêndios em vigor até 30 de setembro

Vigora até 30 de setembro de 2017 o Período Crítico de Incêndios, que reflete a necessidade de promover medidas extraordinárias de prevenção contra os incêndios florestais. Seja um vigilante!

• Cadaval acolherá caminhada de sensibilização para a prevenção de incêndios

O Município associou-se à iniciativa nacional “10 Milhões de Passadas em Prol da Floresta”, acolhendo, dia 13 de setembro, pelas 17h00, na freguesia do Vilar, uma das 19 caminhadas que a organização pretende levar a cabo em áreas classificadas, nos últimos 14 dias de verão. Prevenir os incêndios e homenagear quem os combate é intuito deste projeto, que reverte para os bombeiros de cada município participante. Inscreva-se, participe!

• Câmara Municipal constrói Centro de Saúde do Cadaval

Encontra-se em curso, na vila do Cadaval, a empreitada de construção do Centro de Saúde – Unidade de Saúde Familiar do Cadaval, que conta com um valor de execução na ordem dos 700 mil euros. O novo equipamento tem por intuito melhorar a qualidade e o acesso aos cuidados primários de saúde no Concelho, estando prevista a sua conclusão no início do próximo ano.

• Miguel Paulo: «No Vilar, acabamos por trabalhar todos em conjunto»

A Revista Municipal esteve recentemente à conversa com Miguel Paulo, jovem presidente do VEM – Vilar em Movimento, associação que completou, em abril, três anos de existência. Tendo como foco principal a realização dos festejos anuais da localidade, a associação está a dar cartas, também, noutras vertentes de desenvolvimento social e cultural da freguesia.