Notícias do Cadaval - Cidadania

• 40ª Colheita de Sangue do Cadaval realiza-se a 23 de novembro

O Município do Cadaval irá promover no próximo dia 23 de novembro (sábado), entre as 9h00 e as 13h00, a 40ª Colheita de Sangue do Cadaval, como sempre a ter lugar no edifício-sede da Junta da União de Freguesias do Cadaval e Pero Moniz, numa parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

• Sondagem de opinião sobre os serviços municipais prolongada até fim de outubro

O Município está a aplicar, até 31 de outubro, um conjunto de inquéritos (anónimos) destinados a avaliar o grau de satisfação dos utentes dos serviços municipais. Os questionários destinam-se a sondar o público sobre o atendimento geral camarário, bem como sobre a Biblioteca Municipal, Museu Municipal e Gabinete de Inserção Profissional. Participe, pois a sua opinião conta!

• “Cadaval Wi-Fi" disponibilizará internet grátis na vila e na Serra de Montejunto

Foi recentemente aprovada, pelo Turismo de Portugal, a candidatura camarária “Cadaval Wi-Fi” ao Programa Valorizar – Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wi-Fi, que visa criar uma rede composta por 11 pontos de acesso gratuito à Internet nas zonas históricas/turísticas da vila do Cadaval e da Serra de Montejunto.

• “Estratégia Local de Habitação” vai apoiar carências habitacionais

O Município do Cadaval e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana assinaram, recentemente, um contrato de comparticipação financeira, a rondar os 24 mil euros, para elaboração da Estratégia Local de Habitação no âmbito do Programa 1.º Direito, que visa apoiar soluções habitacionais para pessoas e famílias com grave carência habitacional.

• Centro de Recolha Oficial de Animais com investimento aprovado de 318 mil euros

Foi recentemente assinado o contrato-programa respeitante à construção do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia dos Municípios do Cadaval e Bombarral, com um investimento aprovado de 318 mil euros, a ser comparticipado pela administração central em 100 mil euros. A assinatura acontece numa altura em que se encontra em estado de execução a primeira fase do referido complexo intermunicipal.

• Associação de Animais inaugura quiosque/bar situado no Parque de Lazer, no Cadaval

A APAC – Associação Protetora dos Animais do Cadaval inaugura, no próximo dia 9, pelas 19h00, o designado “Central Park Cadaval”. Após ter recentemente ganho o concurso público de exploração do quiosque/bar municipal, instalado no parque de lazer da vila, a APAC espera, através deste novo espaço de convívio e lazer, arrecadar receitas a favor dos cuidados para com os animais sem dono.

• Mercado livre: tarifa social de luz e gás natural aplicada automaticamente

As companhias de luz e gás passaram, recentemente, a ter de aplicar a tarifa social automaticamente, na fatura da eletricidade e do gás natural, aos clientes beneficiários deste apoio. Com o mercado livre, surgem pelo País os contadores inteligentes de eletricidade. Enquanto isso, a tarifa social para o gás de botija encontra-se em fase experimental por parte das entidades competentes.

• 39ª Colheita de Sangue do Cadaval realiza-se este sábado de manhã

O Município irá promover no próximo dia 20 de julho, das 9h00 às 13h00, a 39ª Colheita de Sangue do Cadaval, como sempre a ter lugar no edifício-sede da Junta da União de Freguesias do Cadaval e Pero Moniz, numa parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação. Participe!

• 25 Abril no Cadaval evocará Júlio Fogaça, figura histórica da política nacional

Para celebrar os 45 anos do 25 de Abril, o Município promove uma jornada de atividades com ênfase na apresentação de livro sobre o alguberense Júlio Melo Fogaça, da autoria de Adelino Cunha, com apresentação no Cadaval por João Barroso Soares. A festividade incluirá atletismo infantil, concerto de piano, inauguração de exposição fotográfica sobre o 25 de Abril e homenagem aos Combatentes do Concelho. Participe!

• Semana Floresta levou 1400 participantes à Serra de Montejunto

Decorreu, entre 28 de março e 5 de abril, a 18ª Semana da Floresta, iniciativa que levou à Serra de Montejunto um total de 1400 participantes, designadamente crianças do pré-escolar e primeiro ciclo dos concelhos do Cadaval e de Alenquer. A iniciativa voltou a conjugar a teatralização de uma estória infantil com um rol de atividades lúdicas no intuito de ligar as crianças à serra, sensibilizando-as para a preservação da floresta e do ecossistema.

• Cadaval passa a contar com Equipa de Intervenção Permanente

O Cadaval passou a dispor, desde o passado dia 1 de abril, de uma Equipa de Intervenção Permanente, a desempenhar funções na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval, com o objetivo de reforçar a resposta à emergência na área do Concelho.