Notícias do Cadaval - Cidadania

• Eleitos do Município do Cadaval tomaram posse

Realizou-se na passada segunda-feira, dia 11 de outubro, a cerimónia de instalação dos órgãos municipais do Cadaval para o mandato 2021-2025. Para além da tomada de posse, teve lugar a eleição da mesa da Assembleia. José Bernardo Nunes, presidente da Câmara reeleito, foi o primeiro dos discursantes, onde intervieram ainda os líderes parlamentares de cada partido e o também reeleito presidente da Assembleia Municipal, Rui Soares.

• CPCJ do Cadaval volta a abordar maus tratos na infância e juventude

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Cadaval promove, dia 30 de outubro, das 9h30 às 17h, no cineauditório Valentina de Abreu (Cadaval), a conferência "Maus Tratos na Infância e Juventude - II Módulo". Para tal, volta a contar com a intervenção da psicopedagoga Fátima Duarte, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens. A iniciativa é presencial e de participação gratuita. Inscreva-se online!

• Campanha "Cinto-me vivo” sensibilizou condutores, a nível nacional

Realizou-se, de 9 a 15 de setembro, a nível nacional, a Campanha de Segurança Rodoviária “Cinto-me vivo”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP). Teve como objetivo alertar condutores e ocupantes dos veículos para a importância de utilizarem sempre e de forma correta os dispositivos de segurança.

• IPDJ ausculta jovens para a segunda edição do Plano Nacional da Juventude

O IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude está a preparar a segunda edição do Plano Nacional para a Juventude, encontrando-se em curso a fase de auscultação de jovens. A tua participação conta. Responde ao questionário, que é anónimo e confidencial.

• Município firma acordo de cooperação com Banco Alimentar do Oeste

O Município do Cadaval celebrou, recentemente, um protocolo de colaboração com a Associação Partilha, Ajuda Solidária do Oeste – Banco Alimentar Contra a Fome do Oeste no intuito de continuar a fomentar o bem-estar dos agregados familiares do Concelho.

• OesteCIM ausculta população acerca de igualdade de género e conciliação

No âmbito do Projeto "Oeste + Igual", a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste lançou recentemente um inquérito digital com vista à recolha de informação que permita obter um ponto de situação realista sobre a implementação das políticas de igualdade de género e conciliação da vida profissional, familiar e pessoal nos municípios do Oeste.

• Mais de 130 bolsas sociais com candidaturas abertas para as escolas e alunos do País

Encontram-se abertas a nível nacional, de 27 de julho a 20 de setembro, candidaturas para as Bolsas Sociais EPIS 2021, uma iniciativa da Associação EPIS – Empresas Pela Inclusão Social. A mesma contempla a atribuição de mais de 130 bolsas sociais, num investimento acima dos 250 mil euros, abrindo para todas as escolas e alunos de Portugal.

• Centro de recolha intermunicipal oficialmente cedido a associações de animais

Realizou-se, a 29 de junho, a cerimónia de cedência do CRAI – Centro de Recolha Animal Intermunicipal às duas associações de animais do Cadaval e Bombarral, que passaram a dispor, cada qual, de um pavilhão destinado a canil. Isto enquanto se ultimam formalidades para a abertura do CRO – Centro de Recolha Oficial, a ser gerido pelos dois municípios. O empreendimento totaliza já um investimento a rondar os 800 mil euros.

• 45ª Colheita de Sangue do Cadaval realiza-se dia 17 de julho

O Município promove dia 17 de julho, entre as 09h00 e as 12h30, a 45ª Colheita de Sangue do Cadaval, como sempre a ter lugar no edifício-sede da Junta da União de Freguesias do Cadaval e Pero Moniz. Trata-se de uma parceria da Câmara Municipal com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação. Participe!

• Inscrições abertas para Programa OTL de Curta Duração

O Instituto Português do Desporto e Juventude tem abertas inscrições, para jovens dos 12 aos 17 anos, na modalidade de Curta Duração do Programa OTL - Ocupação de Tempos Livres, no intuito de proporcionar a ocupação saudável das férias de verão. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até três dias antes do início da atividade.

• Candidaturas ao Prémio Cidadania Jovem abertas até 30 de junho

Terminam a 30 de junho as candidaturas para o Prémio Cidadania Jovem, que pretende reconhecer e valorizar o envolvimento cívico dos jovens e a sua participação ativa na comunidade. As candidaturas devem evidenciar ações ou práticas de envolvimento cívico e participação ativa na comunidade, desenvolvidas por um jovem ou grupo de jovens.