Notícias do Cadaval - Cidadania

• Cadaval vai assinalar 44 anos de "Abril" com várias iniciativas

O Município vai assinalar o 44.º Aniversário do 25 de Abril com um leque variado de atividades, marcadas para dias 18, 19, 22 e 25 e que pretendem relembrar a importância da “eterna” Revolução dos Cravos para a conquista da Democracia em Portugal, procurando promover o incremento da participação cívica na vida social e política. Participe!

• Pedro Santos, APAS Floresta: «Temos de criar fileiras que valorizem mais o nosso produto» (c/vídeo)

Pedro Santos, diretor da APAS Floresta, traçou-nos, recentemente, no âmbito da rubrica “Parar Pra Conversar”, um balanço dos 15 anos de existência daquela organização de sede local, que viria a tornar-se pioneira ao nível da certificação florestal, com a criação do Grupo de Gestão Sustentável, há 10 anos atrás. Aceda a videoentrevista.

• Prémio AGIR apoia projetos de preservação do património natural

Encontra-se a decorrer, até 30 de abril, o período de candidaturas ao Prémio AGIR, uma iniciativa da REN – Redes Energéticas Nacionais. Nesta sua quinta edição, a iniciativa visa apoiar projetos direcionados à preservação do património natural, podendo participar associações, empresas bem como organizações sem fins lucrativos.

• Cristina de Jesus, no Canadá: «É indescritível a falta que o mar nos faz»

Cristina Jesus deixou o Cadaval e partiu, há cerca de quatro anos, para o Canadá, mais precisamente para a cidade de Toronto, em busca de uma vida mais condigna. A concidadã cadavalense fala-nos, no âmbito da rubrica "Cadaval Sem Fronteiras", do seu modo de vida atual e descreve o território onde vive e trabalha, não escondendo a vontade de um dia regressar.

• Apurados alunos do Cadaval para a fase regional do Concurso Nacional de Leitura

A Biblioteca Municipal foi, recentemente, palco da realização das provas da fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura, tendo juntado cerca de meia centena de estudantes locais, provenientes do 1.º ciclo ao secundário. A fase regional, que em 2017 foi acolhida pelo Cadaval, realizar-se-á em Torres Vedras, em data a anunciar.

• Município volta a associar-se à iniciativa mundial “Hora do Planeta”

O Município do Cadaval volta a associar-se, formalmente, à iniciativa internacional “Hora do Planeta”, indo desligar simbolicamente, no dia 24 de março, pelas 20h30, as luzes de vários edifícios municipais, entre outros compromissos como o já anunciado arranque, em 2018, da erradicação das lâmpadas de mercúrio da iluminação pública, substituindo-as por lâmpadas LED.

• Cadaval empenhado na campanha de sensibilização de prevenção a incêndios

Está em curso, pelo Concelho, um conjunto de ações de sensibilização intitulado “Como proteger a sua casa e a floresta dos incêndios”, numa parceria do Município do Cadaval, APAS Floresta e Guarda Nacional Republicana. Esta força de segurança tem paralelamente em curso, a nível nacional, a "Operação Floresta Protegida 2018". Informe-se e seja um agente preventivo de incêndios!

• 35ª Colheita de Sangue do Cadaval decorre dia 17 de março

Passando a realizar três, em vez de duas, campanhas por ano, a Câmara Municipal promove, já no próximo dia 17 de março (sábado), das 9 às 13 horas, a 35ª Colheita de Sangue do Cadaval, como sempre na sede da Junta da União de Freguesias do Cadaval e Pero Moniz, numa parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação. Participe!

• Município aprova orçamento e taxas para 2018

Foi aprovado, na última sessão da Assembleia Municipal, ocorrida a 30 de novembro, o Orçamento Municipal para 2018, cujo valor financeiro ronda os 12 milhões de euros. Também validadas foram a manutenção da taxa do IMI geral (abaixo do limite legal), a redução decorrente do “IMI Familiar” e a devolução de um por cento do IRS pago pelos munícipes contribuintes.

• Programa "Empreende Já" volta a promover empregabilidade

Terminam a 30 de novembro as candidaturas à 2ª edição do Programa “Empreende Já”. A iniciativa promove a empregabilidade entre jovens dos 18 aos 29 anos que não estejam a trabalhar, estudar ou em formação.

• DECO esteve no Cadaval a falar de crédito bancário

A DECO voltou, recentemente, ao Cadaval para a realização da sessão de informação “O essencial para a economia pessoal”, numa iniciativa conjunta com a Câmara Municipal. Desta feita, os esclarecimentos basearam-se nas opções de mercado para aplicação de poupanças e recurso a crédito bancário.