Notícias do Cadaval - Certames & Exposições

• Pera Rocha é tema de exposição solidária no Cadaval

“A Rocha que virou pera” é o título da exposição fotográfica solidária, patente até 28 outubro na Biblioteca Municipal do Cadaval, com trabalhos da autoria de Hugo Tavares e Miguel Tiago, passíveis de ser adquiridos. Trata-se de uma iniciativa da Delegação do Cadaval da Cruz Vermelha, a reverter, integralmente, para o respetivo trabalho social. Visite!

• Final das colheitas com dez dias de animação, no Cadaval

O Cadaval, principal produtor de Pera Rocha e de Vinho Leve, volta a homenagear o final das colheitas e a potenciar a economia com um certame que reúne anualmente gastronomia, espetáculos, exposições, colóquios e atividades equestres. O concelho mais rural do distrito de Lisboa recebe, de 13 a 22 de outubro, este anual “brinde” às tradições e ao mundo rural. Visite!

• Mónica Antunes eleita Rainha das Vindimas do Cadaval

Teve recentemente lugar, no Cadaval, o emblemático Baile das Vindimas, uma vez mais numa organização do Clube Atlético do Cadaval com a colaboração do Município do Cadaval. O tradicional evento permitiu coroar Mónica Antunes como Rainha das Vindimas 2017, jovem que representará o concelho na próxima eleição da “rainha” nacional.

• Paisagem Protegida da Serra de Montejunto comemorou 18 anos de implementação

Realizou-se na manhã do passado sábado, 22 de julho, a celebração do 18.º Aniversário da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, uma data importante na medida em que veio permitir uma fruição mais equilibrada do património existente naquela área protegida.

• Dia da Criança animou perto de 850 petizes, no Cadaval (c/vídeo)

O Município voltou, recentemente, a organizar uma jornada de diversão comemorativa do Dia Mundial da Criança, com cerca de 20 atividades e perto de 850 crianças do concelho, que coloriram e animaram o parque de lazer da vila, o campo de jogos e ainda a biblioteca e museu municipais. Assinalar a importância de fomentar um crescimento saudável e feliz aos petizes é o intuito de uma iniciativa que está para durar.

• “Aldeia dos Sonhos” regressa dias 3 e 4 de junho

A União dos Amigos da Vermelha promove, dias 3 e 4 de junho, a terceira edição da iniciativa “Aldeia dos Sonhos”, certame infantil que volta a conciliar, na localidade da Vermelha (Cadaval), ateliês temáticos, pinturas faciais, artesanato, insufláveis, quinta pedagógica e animação variada, onde se inclui um desfile de moda infantil. Participe!

• Exposição sobre figuras míticas patente no Museu Municipal

Para assinalar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), está patente até dia 1 de junho, no Museu Municipal do Cadaval, a exposição “Figuras Míticas da Nossa História”, mostra que recria, em ambiente sombrio, algumas personagens fantásticas da tradição popular. Visite!

• Exposição de pintura abriu Primavera de Livros, no Cadaval

Abriu oficialmente ao público, no passado dia 1 de abril, a iniciativa anual “Primavera de Livros”, a qual arrancou com a inauguração da Exposição de Pintura de Elena Valsecchi. Até final de abril, a Biblioteca Municipal do Cadaval organiza um leque de atividades culturais que pretendem assinalar o Mês do Livro e reforçar hábitos de leitura. Participe nas sessões abertas à comunidade!

• Autora italiana, a residir em Pragança, expõe na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal acolhe, de 1 a 13 de abril, uma exposição de pintura da autoria de Elena Valsecchi, artista visual italiana, atualmente a residir no concelho do Cadaval (Pragança). A abertura oficial da mostra acontece dia 1 (sábado), pelas 16h00, contando com um momento musical e sendo gratuitamente aberta ao público. Participe, visite!

• Feriado Municipal atribui condecorações e entrega prémio literário

Para celebrar o 13 de Janeiro – Feriado Municipal que assinala os 119 anos da Restauração do Concelho, a Câmara leva a cabo, nos próximos dias 13 e 14, um leque de atividades diversas, com realce para a Atribuição de Condecorações do Município e para a Entrega do Prémio Literário “Fernanda Botelho”.

• Cadaval vai acolher tradicional Feira dos Pinhões

No feriado de 8 de dezembro, regressa ao Cadaval a tradicional Feira dos Pinhões, trazendo ao campo da feira um amplo número de feirantes e, sobretudo, muitos visitantes oriundos de toda a região. Associada ao típico evento, acontece também a Festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição. Visite, participe!