Notícias do Cadaval - Certames & Exposições

• Raquel Oliveira alcança prémio Simpatia no concurso Rainha das Vindimas de Portugal

A jovem cadavalense Raquel Oliveira alcançou, no passado dia 11 de setembro (sábado), o Prémio Simpatia no concurso Rainha das Vindimas de Portugal. O Cadaval volta assim a trazer um galardão deste evento nacional, anualmente promovido pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, em estreita colaboração com o município detentor do título de Cidade do Vinho, que neste caso coube a Pinhel.

• "Pragança em Festa Online" regressa de 5 a 8 de agosto

Um grupo de pessoas de várias idades, que não quer deixar a festa de Pragança esmorecer em tempos de pandemia, voltou a reunir-se e, a exemplo do ano anterior, juntam-se à Comissão de Festas de localidade na organização dos festejos da aldeia serrana, de uma forma muito peculiar, já que ainda não é possível fazê-lo à boa maneira antiga.

• Museu Municipal promoveu exposição "Pintura antiga do concelho do Cadaval"

O Museu Municipal do Cadaval assinalou, no passado dia 18, a comemoração do Dia Internacional dos Museus, através da reposição da exposição “Pintura antiga do concelho do Cadaval”, a qual esteve patente, no espaço exterior às suas instalações, durante todo o dia da efeméride.

• Cadaval proporcionou Roteiro Imersivo a visitantes, no âmbito da Rede Cultura 2027

“Moinho das Castanholas e o pão nosso” foi o mote da atividade decorrida no Cadaval, no passado dia 22, no âmbito dos Roteiros Imersivos, uma iniciativa enquadrada na Rede Cultura 2027, a que o Concelho pertence, que contempla visitas ao património, degustações e momentos performativos.

• Exposição estudantil em evidência, na Semana das Artes Fernanda Botelho

Está patente até dia 11 de junho, na Biblioteca Municipal, a exposição “Coordenadas do lugar íntimo”, inaugurada no passado dia 9, aquando da abertura da Semana das Artes Fernanda Botelho, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas e da Associação Gritos da Minha Dança, com o apoio camarário. Mostra patente ao abrigo das regras da DGS. Visite!

• "Museu na Aldeia" anima comunidade sénior do Cercal

O Cercal está a acolher, desde dia 20 de abril, a iniciativa “Museu na Aldeia”, um projeto de intervenção artística e social, que está a envolver os municípios da Rede Cultura 2027 na interligação dos museus e comunidades, procurando reduzir a solidão dos idosos em territórios isolados e com baixa densidade populacional. A próxima sessão acontece dia 11 de maio, pelas 10h00, uma vez mais na coletividade cercalense.

• Semana das Artes Fernanda Botelho realiza-se no Cadaval

Tem início a 9 de maio, pelas 15h00, a Semana das Artes Fernanda Botelho, com a inauguração (em live streaming no Facebook) da exposição “Coordenadas do lugar íntimo”, patente na Biblioteca Municipal até dia 11 de junho. Dela fazem parte os trabalhos que têm vindo a ser realizados pelos alunos do 1.º e 3.º ciclos do Agrupamento de Escolas do Cadaval, no âmbito do Programa das Artes Fernanda Botelho.

• "Primavera de Livros" voltou a celebrar a leitura no Cadaval

A "Primavera de Livros" regressou ao Cadaval entre 19 de abril e 1 de maio, num formato misto entre eventos online e presenciais. A iniciativa, organizada pela Biblioteca Municipal do Cadaval, teve atividades promovidas em colaboração com a RIBO – Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste, com destaque para a Feira do Livro Solidária.

• "Primavera de Livros" está de regresso ao Cadaval

A Primavera de Livros está de regresso ao Cadaval, de 19 de abril a 1 de maio, para assinalar a importância do livro e da leitura. A iniciativa, organizada pela Biblioteca Municipal do Cadaval, conta com a colaboração da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste e inclui atividades específicas para a população e para a comunidade estudantil. Conheça-as e participe!

• Cadavalense Cláudia Pereira expõe “Raízes” na Biblioteca Municipal

Inaugurou, no passado dia 13, na Biblioteca Municipal, a exposição de artes plásticas “Raízes”, da cadavalense Cláudia Pereira, inserida nas comemorações do Feriado Municipal. A mostra está patente até dia 31, porém, devido ao confinamento geral, as visitas presenciais ficam vedadas, pelo que o trabalho da autora será dado a conhecer virtualmente, através dos meios digitais do Município.

• Inscrições abertas para participação no Mercado de Natal de Artesanato e Produtos Locais

Estão abertas, até próximo dia 30, inscrições para o Mercado de Natal de Artesanato e Produtos Locais, a decorrer na vila do Cadaval (Praça da República), nos dias 13 e 20 de dezembro. O objetivo da iniciativa é dinamizar o comércio de rua no centro da vila e permitir a artesãos e produtores locais venderem os seus produtos.