Notícias do Cadaval - Certames & Exposições

• Feriado Municipal distinguiu mérito de alunos e premiou autores de concurso literário (c/vídeo)

Para festejar o 121.º Aniversário da Restauração do Concelho, o Município premiou, recentemente, o mérito escolar e desportivo, bem como os vencedores do 2.º Prémio Literário Fernanda Botelho. As comemorações incluíram inauguração da mostra de pintura do painhense Jorge Romão e atribuição do nome do antigo presidente da Câmara João Corrêa ao pavilhão multiusos municipal, entre outras atividades.

• Painhense Jorge Romão estreia segunda mostra de pintura no Feriado Municipal

O autor painhense Jorge Romão irá estrear, por ocasião do Feriado Municipal do Cadaval, a sua recém-concebida coleção de pintura “Ímpetos.2”, que reúne cerca de 40 quadros, dando continuidade à exposição que em agosto passou pelo Painho. A mostra inaugura dia 12, pelas 15h30, ficando patente na Biblioteca Municipal até 1 de fevereiro, seguindo depois para Lisboa. Visite!

• Comemorações do Feriado Municipal contarão com dois dias festivos

Realizam-se, nos próximos dias 12 e 13 de janeiro, as comemorações do 121.º Aniversário da Restauração do Concelho com um programa particularmente diversificado, onde predominam iniciativas de cariz cultural, entre outras de âmbito diverso. Consulte programa e junte-se às comemorações!

• Natal do Cadaval traz novas atividades ao centro da vila

A quadra natalícia chegou ao Cadaval no passado dia 1, com a inauguração da iluminação de Natal e atuação da Banda Filarmónica do Cadaval no centro da vila. A animação prevista para este ano centra-se, como não poderia deixar de ser, no público infantil e engloba algumas novidades que farão as delícias da pequenada. Conheça programa e participe!

• Biblioteca exibe coleção de conceituado pintor angolano, que residiu no Cadaval

Estará patente, de 1 a 8 de dezembro, na Biblioteca Municipal, a exposição póstuma da coleção “Roberto Silva, Cadaval 1981-1986”. A inédita mostra exibirá o espólio daquele que representa um dos maiores pintores angolanos, tendo o mesmo residido no Cadaval. A exposição inaugura dia 30, pelas 18h00. A não perder, visite!

• Festa das Adiafas trouxe 10 dias de animação e potenciou desenvolvimento local (c/vídeo)

Decorreu recentemente, no Cadaval, o principal certame do Concelho – a Festa das Adiafas. Vários milhares de visitantes e mais de 60 entidades participaram, durante 10 dias, neste “brinde” ao final das colheitas e aos produtos regionais. A presença da RTP, ao longo de um dia inteiro, reforçou o impacto de um certame que engloba, há 17 edições, o Festival Nacional de Vinho Leve.

• Festa das Adiafas volta a homenagear final das colheitas e a potenciar economia (c/vídeo)

De 5 a 14 de outubro, o Cadaval, principal produtor nacional de pera rocha e de vinho leve, volta a celebrar o final das colheitas e a estimular o desenvolvimento económico, mediante a tradicional “Festa das Adiafas”. O certame inclui gastronomia, exposições, espetáculos gratuitos, com alguns nomes de referência nacional, e animação variada. Contempla, invariavelmente, o 17.º Festival Nacional do Vinho Leve e volta a integrar a eleição da Miss Adiafas, logo na primeira noite. Participe!

• Painho recebeu evento cultural, da autoria do conterrâneo Jorge Romão (c/vídeo)

A localidade do Painho recebeu, recentemente, uma iniciativa cultural invulgar, reunindo a totalidade da obra do artista conterrâneo Jorge Romão. A exposição “Ímpetos” contou com mais de 60 quadros e com visitantes de dentro e fora do Concelho. Aproveitando o ensejo, o autor voltou a expor, na sua aldeia-natal, a mostra escultórica “A Caixa”, projeto único no mundo, entre outros trabalhos seus.

• Concurso “Miss Adiafas 2018” com inscrições abertas, no Cadaval

Estão abertas até dia 5 de setembro, para jovens da região Oeste, entre os 16 e os 25 anos, o concurso Miss Adiafas 2018, eleição que fica inserida no certame “Festa das Adiafas 2018 e 17.º Festival Nacional do Vinho Leve”, numa organização do Município do Cadaval. O grupo de candidatas apuradas desfilará, então, no dia 5 de outubro (sexta-feira), pelas 22h00, no pavilhão municipal do Cadaval.

• Paisagem Protegida de Montejunto celebrou 19 anos de existência

A Paisagem Protegida da Serra de Montejunto assinalou, no passado fim de semana de 21 e 22 de julho, o seu 19.º Aniversário, através de um conjunto de atividades promovidas pela AMAC – Associação de Municípios de Alenquer e do Cadaval. Mercadito de produtos locais, atuações musicais, atividades lúdicas e uma recriação histórica constituíram o programa festivo.

• Cadaval volta a divulgar-se na Rua Augusta, em Lisboa

De 17 a 22 julho, o Município do Cadaval estará, uma vez mais, representado no evento “Vinhos de Lisboa na Rua Augusta”, iniciativa dedicada à promoção dos vinhos da região de Lisboa, a que se associa, sempre que possível, os produtos endógenos dos vários municípios participantes. O evento, que possui duas edições anuais, terá lugar na Rua Augusta, Lisboa em julho, regressando em dezembro de 2018.