Notícias do Cadaval - Património Histórico

• Lançado 3.º Prémio Literário Fernanda Botelho, no âmbito do Feriado Municipal

Enquadrado nas comemorações do Feriado Municipal, teve lugar, no passado dia 13, na Biblioteca Municipal do Cadaval, o lançamento do 3.º Prémio Literário Fernanda Botelho, com inscrições abertas até 31 de março, e a apresentação da antologia de contos referente à segunda edição deste galardão bienal, que reuniu, em 2018, cerca de 200 participantes, oriundos de Portugal e do Brasil.

• União dos Amigos de Palhais completou 50 anos de fundação

Tendo completado 50 anos no passado dia 26 de dezembro, a União dos Amigos de Palhais manifesta um sentimento de grande orgulho por ter sabido manter-se em funcionamento, organizando diversas atividades, o que faz de si uma das mais antigas coletividades locais ainda no ativo.

• Conterrâneo Jorge Romão expõe «memórias e afetos», no Painho (c/vídeo)

Continua patente, até 5 de outubro, no Espaço Sr. Serafim, antiga loja no Painho, a exposição “Fragmentos e Contrastes”, da autoria de Jorge Romão, painhense a residir em Lisboa. Já apelidado de “Almada Negreiros do séc. XXI”, o pintor diz ser esta mostra «um conjunto de memórias e afetos», com muito detalhe para apreciar e sentir. A exposição poderá ser prolongada, em função da afluência. Visite!

• Câmara Municipal delibera suspender a edição deste ano da Festa das Adiafas

A um mês da data inicialmente agendada para o arranque, e após informar os habituais participantes, a Câmara Municipal torna pública a deliberação de suspender a realização da Festa das Adiafas e eventos conexos, previstos para o ano 2020. O motivo da não realização do certame no corrente ano prende-se com a situação pandémica de Covid-19 que ainda vivenciamos.

• Programa de artes levou “Fernanda Botelho” a estudantes do Cadaval

Foi implementado no Cadaval, durante o ano letivo 2019/2020, o Programa das Artes Fernanda Botelho, criado e dinamizado pela Associação Gritos da Minha Dança junto dos alunos do 3.º Ciclo e do Secundário do Agrupamento de Escolas do Cadaval. O programa conta com a colaboração da Câmara Municipal, através do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – Aluno ao Centro.

• Obras: consignada empreitada que irá valorizar Real Fábrica do Gelo

Foi hoje, dia 1 de junho, consignada a empreitada "Conservação, restauro e arquitetura paisagística da Real Fábrica do Gelo da Serra do Montejunto", arrancando, em breve, a obra neste importante marco patrimonial do nosso concelho, classificado Monumento Nacional.

• Cadaval recebe este fim de semana as comemorações do Feriado Municipal

É já no próximo sábado que arrancam as comemorações do “13 de Janeiro” – Feriado Municipal do Cadaval. O 122.º Aniversário da Restauração do Concelho é este ano assinalado de 11 a 13 do corrente mês, com atividades diversas, entre as quais a entrega dos prémios de mérito escolar e desportivo bem como dos certificados do Orçamento Participativo, entre outras iniciativas. Participe!

• Cadaval mostra-se na capital, de 4 a 8 de dezembro

O Cadaval volta a participar na iniciativa “Vinhos de Lisboa na Rua Augusta”, de 4 a 8 de dezembro, mostra intermunicipal de produtos regionais que se divide em duas ações promocionais anuais na capital portuguesa. A par dos vinhos, o Concelho exibe o que de melhor tem ao nível dos produtos endógenos. Visite!

• Exposição fotográfica “Perspetivas” patente até 26 de outubro, no Moinho das Castanholas

Encontra-se ainda patente, até dia 26, no Moinho das Castanholas, a Exposição Fotográfica “Perspetivas”, da autoria de Duarte Henriques, a qual abriu ao público no passado dia 5. A mostra reúne fotografia e texto, que abordam lugares do nosso país descobertos e registados pelo autor. A não perder, visite!

• Museu promove mostra fotográfica “Perspectivas”, no Moinho das Castanholas

Abre oficialmente ao público amanhã, 5 de outubro, pelas 15h30, no Moinho das Castanholas, a Exposição Fotográfica “Perspectivas”, da autoria de Duarte Henriques, a qual ficará patente até dia 26. A inauguração incluirá um momento musical a cargo de Nuno Pereira. Visite, participe!

• Miss cadavalense Marina Ferreira sagra-se 2ª Dama de Honor no “Rainha das Vindimas de Portugal”

A candidata cadavalense Marina Ferreira sagrou-se 2ª Dama de Honor na 12.ª eleição da “Rainha das Vindimas de Portugal”, realizada, no passado dia 7, na cidade do Peso da Régua (Vila Real). Marina Ferreira distinguiu-se, assim, entre 17 candidatas representantes de diversos concelhos integrantes da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.