Notícias do Cadaval - Património Histórico

• Concurso “A minha terra, um património” reuniu meia centena de fotografias, no Cadaval

Foram entregues, no passado dia 14 de outubro, no âmbito do certame Festa das Adiafas (Cadaval), os prémios referentes ao 3.º concurso fotográfico “A minha terra, um património”, iniciativa do Museu Municipal que reuniu cerca de 30 participantes de dentro e fora do concelho, no total de meia centena de fotografias. As fotos dos três primeiros lugares e das duas menções honrosas estão patentes, até dia 22, no recinto da Festa das Adiafas.

• Final das colheitas com dez dias de animação, no Cadaval

O Cadaval, principal produtor de Pera Rocha e de Vinho Leve, volta a homenagear o final das colheitas e a potenciar a economia com um certame que reúne anualmente gastronomia, espetáculos, exposições, colóquios e atividades equestres. O concelho mais rural do distrito de Lisboa recebe, de 13 a 22 de outubro, este anual “brinde” às tradições e ao mundo rural. Visite!

• Mónica Antunes eleita Rainha das Vindimas do Cadaval

Teve recentemente lugar, no Cadaval, o emblemático Baile das Vindimas, uma vez mais numa organização do Clube Atlético do Cadaval com a colaboração do Município do Cadaval. O tradicional evento permitiu coroar Mónica Antunes como Rainha das Vindimas 2017, jovem que representará o concelho na próxima eleição da “rainha” nacional.

• Câmara do Cadaval lançou 2.º volume do livro “Pessoas e Memórias”

O Município do Cadaval apresentou, recentemente, nas instalações da Biblioteca Municipal, o segundo volume do livro “Pessoas e Memórias”, inerente à coleção “Cadaval – História e Memória”. A sessão de lançamento foi testemunhada por muitos cadavalenses, maioritariamente amigos e familiares dos ilustres homenageados.

• Cadaval integrou concurso Rainha das Vindimas de Portugal

O Município do Cadaval voltou, recentemente, a marcar presença na eleição da Rainha das Vindimas de Portugal. Coube à jovem Márcia Camilo defender a bandeira do concelho, marcando presença numa gala que teve lugar, este ano, na cidade de Águeda.

• Baile das Vindimas regressa dia 23 de setembro ao Cadaval

Regressa em setembro o emblemático Baile das Vindimas, uma vez mais numa organização do Clube Atlético do Cadaval com a colaboração do Município do Cadaval. O tradicional evento, marcado para o serão de dia 23, terá lugar no pavilhão multiusos municipal e incluirá a eleição da Rainha das Vindimas 2017.

• Concurso fotográfico “A minha terra, um património” em curso, no Cadaval

Está aberto, de 1 de julho a 15 de agosto, o concurso fotográfico “A minha terra, um património”, iniciativa do Museu Municipal do Cadaval destinada a promover o património concelhio, através de um dos suportes mais acessíveis ao público – a fotografia, havendo prémios pecuniários a atribuir aos vencedores. As inscrições (grátis) bem como a submissão de fotos devem ser feitas online, via site municipal. Inspire-se e participe!

• Obra de requalificação vai melhorar condições de receção aos visitantes, em Montejunto

Encontra-se aberto o concurso público relativo à Requalificação de Infraestruturas de Apoio à Visitação da Serra de Montejunto. A obra tem como principal intuito melhorar as condições de acessibilidade e de receção aos visitantes daquela área classificada.

• Paisagem Protegida da Serra de Montejunto comemorou 18 anos de implementação

Realizou-se na manhã do passado sábado, 22 de julho, a celebração do 18.º Aniversário da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, uma data importante na medida em que veio permitir uma fruição mais equilibrada do património existente naquela área protegida.

• Exposição sobre figuras míticas patente no Museu Municipal

Para assinalar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), está patente até dia 1 de junho, no Museu Municipal do Cadaval, a exposição “Figuras Míticas da Nossa História”, mostra que recria, em ambiente sombrio, algumas personagens fantásticas da tradição popular. Visite!

• Cadaval vai assinalar 43 anos do “25 de Abril” com várias atividades

O Município do Cadaval promove, nos dias 21, 22, 24 e 25, um cartaz comemorativo dos 43 anos da “Revolução dos Cravos”, com atividades de cariz cultural e desportivo, entre outras iniciativas que pretendem perpetuar, na memória dos cidadãos, um momento histórico determinante para a Democracia portuguesa.