Notícias do Cadaval - Património Histórico

  • Semana Floresta levou 1400 participantes à Serra de Montejunto

    Decorreu, entre 28 de março e 5 de abril, a 18ª Semana da Floresta, iniciativa que levou à Serra de Montejunto um total de 1400 participantes, designadamente crianças do pré-escolar e primeiro ciclo dos concelhos do Cadaval e de Alenquer. A iniciativa voltou a conjugar a teatralização de uma estória infantil com um rol de atividades lúdicas no intuito de ligar as crianças à serra, sensibilizando-as para a preservação da floresta e do ecossistema.

  • Comemorações do Feriado Municipal contarão com dois dias festivos

    Realizam-se, nos próximos dias 12 e 13 de janeiro, as comemorações do 121.º Aniversário da Restauração do Concelho com um programa particularmente diversificado, onde predominam iniciativas de cariz cultural, entre outras de âmbito diverso. Consulte programa e junte-se às comemorações!

  • Divulgados vencedores do 2.º Prémio Literário Fernanda Botelho

    Foi tornado público, no passado dia 1, o elenco de vencedores do 2.º Prémio Literário Fernanda Botelho, atribuído pela Câmara Municipal do Cadaval e pela Associação Gritos da Minha Dança, entidade detentora da memória da escritora e da Casa Museu Fernanda Botelho, localizada na aldeia da Vermelha, no Concelho do Cadaval. Conheça o nome dos autores dos contos laureados, oriundos de Portugal e Brasil.

  • Biblioteca exibe coleção de conceituado pintor angolano, que residiu no Cadaval

    Estará patente, de 1 a 8 de dezembro, na Biblioteca Municipal, a exposição póstuma da coleção “Roberto Silva, Cadaval 1981-1986”. A inédita mostra exibirá o espólio daquele que representa um dos maiores pintores angolanos, tendo o mesmo residido no Cadaval. A exposição inaugura dia 30, pelas 18h00. A não perder, visite!

  • Festa das Adiafas volta a homenagear final das colheitas e a potenciar economia (c/vídeo)

    De 5 a 14 de outubro, o Cadaval, principal produtor nacional de pera rocha e de vinho leve, volta a celebrar o final das colheitas e a estimular o desenvolvimento económico, mediante a tradicional “Festa das Adiafas”. O certame inclui gastronomia, exposições, espetáculos gratuitos, com alguns nomes de referência nacional, e animação variada. Contempla, invariavelmente, o 17.º Festival Nacional do Vinho Leve e volta a integrar a eleição da Miss Adiafas, logo na primeira noite. Participe!

  • Recriação do funcionamento da Real Fábrica do Gelo juntou seniores da região, em Montejunto (c/vídeo)

    Realizou-se, no passado dia 20 de setembro, na Serra de Montejunto, mais uma recriação histórica do funcionamento do Complexo da Real Fábrica do Gelo, monumento nacional setecentista. A iniciativa ficou inserida no programa intermunicipal Festa Sénior e juntou cerca de 120 participantes, nomeadamente população sénior da região e pessoal acompanhante.

  • Concurso “Miss Adiafas 2018” com inscrições abertas, no Cadaval

    Estão abertas até dia 5 de setembro, para jovens da região Oeste, entre os 16 e os 25 anos, o concurso Miss Adiafas 2018, eleição que fica inserida no certame “Festa das Adiafas 2018 e 17.º Festival Nacional do Vinho Leve”, numa organização do Município do Cadaval. O grupo de candidatas apuradas desfilará, então, no dia 5 de outubro (sexta-feira), pelas 22h00, no pavilhão municipal do Cadaval.

  • Paisagem Protegida de Montejunto celebrou 19 anos de existência

    A Paisagem Protegida da Serra de Montejunto assinalou, no passado fim de semana de 21 e 22 de julho, o seu 19.º Aniversário, através de um conjunto de atividades promovidas pela AMAC – Associação de Municípios de Alenquer e do Cadaval. Mercadito de produtos locais, atuações musicais, atividades lúdicas e uma recriação histórica constituíram o programa festivo.

  • Município vai reconhecer e proteger estabelecimentos e entidades de interesse local

    O Município tem em marcha o procedimento de elaboração do Regulamento Municipal de Reconhecimento e Proteção de Estabelecimentos e Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local. Este projeto visa não apenas dar cumprimento ao regime legal que o enquadra, como também criar condições para a implementação do projeto regional “Lojas com História”.

  • Semana da Floresta sensibilizou cerca de 1300 crianças, em Montejunto (c/vídeo)

    Cerca de 1300 crianças do Cadaval e de Alenquer participaram na 17ª Semana da Floresta, recentemente promovida na serra de Montejunto. A emblemática iniciativa de sensibilização para a preservação do ecossistema mostrou à pequenada “O que caiu em Montejunto… em defesa da floresta”.

  • Museu Municipal abre ao público durante a noite, esta sexta-feira

    No Dia Internacional dos Museus, 18 de maio (sexta-feira), o Museu Municipal abrirá ao público durante a noite, das 21h às 23h, convidando, toda a população interessada, a uma visita guiada àquele espaço museológico. Compareça, visite!



  • Siga-nos

Topo / Top
  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2019 Município do Cadaval - Todos os Direitos Reservados.