Notícias do Cadaval - Património Histórico

• Concurso fotográfico “A minha terra, um património” em curso, no Cadaval

Está aberto, de 1 de julho a 15 de agosto, o concurso fotográfico “A minha terra, um património”, iniciativa do Museu Municipal do Cadaval destinada a promover o património concelhio, através de um dos suportes mais acessíveis ao público – a fotografia, havendo prémios pecuniários a atribuir aos vencedores. As inscrições (grátis) bem como a submissão de fotos devem ser feitas online, via site municipal. Inspire-se e participe!

• Obra de requalificação vai melhorar condições de receção aos visitantes, em Montejunto

Encontra-se aberto o concurso público relativo à Requalificação de Infraestruturas de Apoio à Visitação da Serra de Montejunto. A obra tem como principal intuito melhorar as condições de acessibilidade e de receção aos visitantes daquela área classificada.

• Paisagem Protegida da Serra de Montejunto comemorou 18 anos de implementação

Realizou-se na manhã do passado sábado, 22 de julho, a celebração do 18.º Aniversário da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, uma data importante na medida em que veio permitir uma fruição mais equilibrada do património existente naquela área protegida.

• Exposição sobre figuras míticas patente no Museu Municipal

Para assinalar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), está patente até dia 1 de junho, no Museu Municipal do Cadaval, a exposição “Figuras Míticas da Nossa História”, mostra que recria, em ambiente sombrio, algumas personagens fantásticas da tradição popular. Visite!

• Cadaval vai assinalar 43 anos do “25 de Abril” com várias atividades

O Município do Cadaval promove, nos dias 21, 22, 24 e 25, um cartaz comemorativo dos 43 anos da “Revolução dos Cravos”, com atividades de cariz cultural e desportivo, entre outras iniciativas que pretendem perpetuar, na memória dos cidadãos, um momento histórico determinante para a Democracia portuguesa.

• Caminhada no Cadaval vai assinalar Dia dos Moinhos

Para assinalar o Dia Nacional dos Moinhos, realiza-se no próximo dia 9 de abril (domingo), pelas 10h00, no Cadaval, a Caminhada dos Moinhos, a qual inclui visita ao Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas, ponto de partida da atividade. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição, que pode ser feita via site municipal. Inscreva-se até 6 de abril. Participe!

• Feriado Municipal atribui condecorações e entrega prémio literário

Para celebrar o 13 de Janeiro – Feriado Municipal que assinala os 119 anos da Restauração do Concelho, a Câmara leva a cabo, nos próximos dias 13 e 14, um leque de atividades diversas, com realce para a Atribuição de Condecorações do Município e para a Entrega do Prémio Literário “Fernanda Botelho”.

• Município do Cadaval promove alívio fiscal das famílias do concelho

Em prol do alívio fiscal dos cidadãos, o Município do Cadaval irá beneficiar as famílias com dependentes no valor do IMI a pagar em 2017, cuja taxa geral manteve nos 0,375 por cento e, por conseguinte, abaixo do limite máximo legal. Será ainda efetuada a restituição, aos munícipes contribuintes, de uma quinta parte da participação camarária no IRS do próximo ano.

• Cadaval vai acolher tradicional Feira dos Pinhões

No feriado de 8 de dezembro, regressa ao Cadaval a tradicional Feira dos Pinhões, trazendo ao campo da feira um amplo número de feirantes e, sobretudo, muitos visitantes oriundos de toda a região. Associada ao típico evento, acontece também a Festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição. Visite, participe!

• Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve voltaram a divulgar o Cadaval (c/vídeo)

De 8 a 16 de outubro, o Cadaval voltou a receber a tradicional “Festa das Adiafas” com gastronomia, exposições, espetáculos e animação variada. O certame do final das colheitas, estando integrado no maior concelho produtor de pera “Rocha do Oeste” e principal certificador de Vinho Leve, incluiu invariavelmente, pelo 15.º ano consecutivo, o Festival Nacional do Vinho Leve.

• Márcia Camilo é a nova Rainha das Vindimas do Cadaval

Márcia Camilo, oriunda da Vermelha, foi a jovem recentemente eleita Rainha das Vindimas do Cadaval, por ocasião da 53ª edição do tradicional Baile das Vindimas. O carismático evento teve organização do Clube Atlético do Cadaval com a colaboração da Câmara Municipal e juntou perto de meio milhar de presenças no público.