Notícias do Cadaval - Património Histórico

• Secretário de Estado das Autarquias Locais deslocou-se ao Cercal

O secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, assinou na manhã de hoje, 19 de abril, na Igreja de São Vicente do Cercal, um contrato de financiamento para a recuperação da capela cercalense. A obra de restauro e conservação estima-se em cerca de 100 mil euros, que serão, assim, comparticipados pelo Governo em metade do respetivo valor.

• Nuno Ribeiro apresenta livro sobre naufrágio, no auditório da Câmara Municipal

A Primavera de Livros prossegue já no próximo sábado, 21 de abril, pelas 15h30, no auditório dos Paços do Concelho, com a apresentação do livro de Nuno Ribeiro – “O Naufrágio do Praia da Victoria”. O autor dará a conhecer o seu fascínio pelas histórias “escondidas” no fundo do mar e promete fazer uma ligação do seu livro ao Cadaval, com uma surpresa a revelar na ocasião. Venha assistir, participe!

• Exposição “Os Moinhos” patente de 18 a 30 de abril, no Cadaval

No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de Abril), estará patente ao público, no Moinho das Castanholas (Cadaval), uma exposição de artesanato constituída por diversos moinhos, de vários tipos e materiais, executados por artesãos da região Oeste. Visite!

• Abertas candidaturas para apoio à reabilitação urbana

A Câmara Municipal informa que estão abertas, a nível nacional, as candidaturas ao financiamento de projetos no âmbito do IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas. Informe-se aqui.

• Concurso “A minha terra, um património” reuniu meia centena de fotografias, no Cadaval

Foram entregues, no passado dia 14 de outubro, no âmbito do certame Festa das Adiafas (Cadaval), os prémios referentes ao 3.º concurso fotográfico “A minha terra, um património”, iniciativa do Museu Municipal que reuniu cerca de 30 participantes de dentro e fora do concelho, no total de meia centena de fotografias. As fotos dos três primeiros lugares e das duas menções honrosas estão patentes, até dia 22, no recinto da Festa das Adiafas.

• Final das colheitas com dez dias de animação, no Cadaval

O Cadaval, principal produtor de Pera Rocha e de Vinho Leve, volta a homenagear o final das colheitas e a potenciar a economia com um certame que reúne anualmente gastronomia, espetáculos, exposições, colóquios e atividades equestres. O concelho mais rural do distrito de Lisboa recebe, de 13 a 22 de outubro, este anual “brinde” às tradições e ao mundo rural. Visite!

• Mónica Antunes eleita Rainha das Vindimas do Cadaval

Teve recentemente lugar, no Cadaval, o emblemático Baile das Vindimas, uma vez mais numa organização do Clube Atlético do Cadaval com a colaboração do Município do Cadaval. O tradicional evento permitiu coroar Mónica Antunes como Rainha das Vindimas 2017, jovem que representará o concelho na próxima eleição da “rainha” nacional.

• Câmara do Cadaval lançou 2.º volume do livro “Pessoas e Memórias”

O Município do Cadaval apresentou, recentemente, nas instalações da Biblioteca Municipal, o segundo volume do livro “Pessoas e Memórias”, inerente à coleção “Cadaval – História e Memória”. A sessão de lançamento foi testemunhada por muitos cadavalenses, maioritariamente amigos e familiares dos ilustres homenageados.

• Cadaval integrou concurso Rainha das Vindimas de Portugal

O Município do Cadaval voltou, recentemente, a marcar presença na eleição da Rainha das Vindimas de Portugal. Coube à jovem Márcia Camilo defender a bandeira do concelho, marcando presença numa gala que teve lugar, este ano, na cidade de Águeda.

• Baile das Vindimas regressa dia 23 de setembro ao Cadaval

Regressa em setembro o emblemático Baile das Vindimas, uma vez mais numa organização do Clube Atlético do Cadaval com a colaboração do Município do Cadaval. O tradicional evento, marcado para o serão de dia 23, terá lugar no pavilhão multiusos municipal e incluirá a eleição da Rainha das Vindimas 2017.

• Concurso fotográfico “A minha terra, um património” em curso, no Cadaval

Está aberto, de 1 de julho a 15 de agosto, o concurso fotográfico “A minha terra, um património”, iniciativa do Museu Municipal do Cadaval destinada a promover o património concelhio, através de um dos suportes mais acessíveis ao público – a fotografia, havendo prémios pecuniários a atribuir aos vencedores. As inscrições (grátis) bem como a submissão de fotos devem ser feitas online, via site municipal. Inspire-se e participe!