Notícias do Cadaval - Património Histórico

• Mais de 90 pessoas acederam a limpar Montejunto no Dia Mundial do Ambiente

Realizou-se, no passado sábado, dia 5 de junho, a atividade “Vamos limpar a Serra de Montejunto”, uma iniciativa comemorativa do Dia Mundial do Ambiente promovida pela Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval que reuniu 93 participantes de ambos os concelhos.

• Museu Municipal promoveu exposição "Pintura antiga do concelho do Cadaval"

O Museu Municipal do Cadaval assinalou, no passado dia 18, a comemoração do Dia Internacional dos Museus, através da reposição da exposição “Pintura antiga do concelho do Cadaval”, a qual esteve patente, no espaço exterior às suas instalações, durante todo o dia da efeméride.

• Associação de Bombeiros do Cadaval assinalou 1.º Centenário

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval comemorou, de 21 a 23 de maio, o seu primeiro centenário. As comemorações tiveram de se adaptar ao contexto pandémico, no entanto não deixaram de incluir diversas atividades e a presença da Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, entre outras individualidades.

• Cadaval assinou memorando de entendimento no âmbito do Geoparque Oeste

O Cadaval foi um dos seis municípios que, no passado dia 27, assinaram, na Lourinhã, o Memorando de Entendimento, a par do Bombarral, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras. O acordo firmado veio estabelecer os termos de cooperação, no âmbito da dinamização do aspirante Geoparque Oeste, da sua estrutura de gestão e da sua candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO.

• Grupo de professores visitou Casa-Memória Fernanda Botelho, na Vermelha

Decorreu, no passado dia 22, uma visita à Casa-Memória Fernanda Botelho, que foi vocacionada para docentes e que pôs termo à Semana das Artes Fernanda Botelho, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas do Cadaval e da Associação Gritos da Minha Dança, com o apoio do Município do Cadaval.

• Cadaval proporcionou Roteiro Imersivo a visitantes, no âmbito da Rede Cultura 2027

“Moinho das Castanholas e o pão nosso” foi o mote da atividade decorrida no Cadaval, no passado dia 22, no âmbito dos Roteiros Imersivos, uma iniciativa enquadrada na Rede Cultura 2027, a que o Concelho pertence, que contempla visitas ao património, degustações e momentos performativos.

• Junta de Freguesia de Alguber implementa miradouro-baloiço na Serra de Todo-o-Mundo

A Junta de Freguesia de Alguber informa que abriu a 21 de maio, ao público interessado, o Miradouro-baloiço da Serra de Todo-o-Mundo, no intuito de proporcionar uma área temática onde a paisagem, história e património se aliam num convite à visita daquela serra.

• Programa de Artes Fernanda Botelho leva estudantes do Cadaval ao teatro, em Lisboa

No âmbito da Semana das Artes Fernanda Botelho e do Programa de Artes homónimo, um grupo de alunos cadavalenses deslocou-se, no passado dia 16 de maio, ao Teatro Taborda (Lisboa), para travar contacto com a companhia residente “Teatro da Garagem” e assistir à estreia de uma peça. A iniciativa enquadrou-se no âmbito da oficina de teatro que frequentaram no Cadaval.

• Exposição estudantil em evidência, na Semana das Artes Fernanda Botelho

Está patente até dia 11 de junho, na Biblioteca Municipal, a exposição “Coordenadas do lugar íntimo”, inaugurada no passado dia 9, aquando da abertura da Semana das Artes Fernanda Botelho, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas e da Associação Gritos da Minha Dança, com o apoio camarário. Mostra patente ao abrigo das regras da DGS. Visite!

• "Museu na Aldeia" anima comunidade sénior do Cercal

O Cercal está a acolher, desde dia 20 de abril, a iniciativa “Museu na Aldeia”, um projeto de intervenção artística e social, que está a envolver os municípios da Rede Cultura 2027 na interligação dos museus e comunidades, procurando reduzir a solidão dos idosos em territórios isolados e com baixa densidade populacional. A próxima sessão acontece dia 11 de maio, pelas 10h00, uma vez mais na coletividade cercalense.

• Semana das Artes Fernanda Botelho realiza-se no Cadaval

Tem início a 9 de maio, pelas 15h00, a Semana das Artes Fernanda Botelho, com a inauguração (em live streaming no Facebook) da exposição “Coordenadas do lugar íntimo”, patente na Biblioteca Municipal até dia 11 de junho. Dela fazem parte os trabalhos que têm vindo a ser realizados pelos alunos do 1.º e 3.º ciclos do Agrupamento de Escolas do Cadaval, no âmbito do Programa das Artes Fernanda Botelho.