Notícias do Cadaval - Património Histórico

• Aspirante Geoparque Oeste: Plano Estratégico apresentado oficialmente

O aspirante Geoparque Oeste apresentou, no passado dia 14, no Museu Leopoldo de Almeida, em Caldas da Rainha, o Plano Estratégico para o território que integra o aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO, constituindo o Município do Cadaval entidade parceira.

• Comunidade Intermunicipal lança app "Visit Oeste Portugal"

A OesteCIM – Comunidade Intermunicipal lançou, no corrente mês de maio, a app “Visit Oeste Portugal”, aplicação móvel de suporte à visitação da região Oeste, que funciona como guia turístico, podendo o utilizador navegar e usufruir da oferta turística do território oestino.

• Documentário "Por Terras do Jurássico" passa pelo Cadaval no próximo dia 16

O Cadaval recebe, no próximo dia 16, pelas 21h00, no auditório dos Paços do Concelho, o Documentário de Paleontologia “Por Terras do Jurássico”, iniciativa do aspiring Geoparque Oeste. Seguindo o modelo de “conversa-cinema”, a sessão contará com intervenções dedicadas ao território cadavalense.

• Abertas inscrições para capacitação de PediGuias

Serão brevemente realizadas um total de três ações de capacitação para novos PediGuias no Aspiring Geoparque Oeste (aGO), ao abrigo de um protocolo assinado entre o aGO e a uniquePATHS, plataforma nacional de turismo sustentável que permite aceder a novas rotas turísticas.

• Passeio temático mostrou orquídeas de Montejunto

Decorreu, no passado dia 2 de abril, o passeio temático "Orquídeas da Serra de Montejunto", guiado por Armando Frazão, autor do Livro “Orquídeas Silvestres da Arrábida”. A iniciativa contou com organização da AMAC - Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval e com boa adesão, tendo as inscrições esgotado.

• Associação Geoparque Oeste lança concurso de fotografia para promover património

Encontra-se a decorrer, entre os meses de abril a junho, o Concurso de Fotografia no aspiring Geoparque Oeste, coorganizado pela Associação Geoparque Oeste (AGEO) e a Revista National Geographic – Portugal. A iniciativa visa premiar as cinco melhores fotografias ligadas ao território abrangido pela AGEO, a que pertence o Município do Cadaval. Participe!

• Município assinala Carnaval de forma simbólica

Para assinalar simbolicamente o Carnaval, o Município do Cadaval promove, a partir de dia 25, alguns momentos que pretendem não deixar passar em branco uma festividade que havia crescido no Concelho antes de se instalar a pandemia.

• Rede Cultura 2027 promove concurso "Gentes e Lugares"

Encontra-se em marcha o concurso "Gentes e Lugares", uma iniciativa da Rede Cultura 2027 que pretende envolver toda a comunidade estudantil na divulgação de pessoas e lugares que marcam o território dos 26 municípios da rede, à qual o Cadaval pertence.

• Aspirante Geoparque Oeste quer reconhecer e promover produtos e gastronomia da região

Durante o mês de fevereiro, o aspirante Geoparque Oeste (aGO) organiza sessões não presenciais de apresentação do programa Prego Dourado. Este programa tem por objetivo o reconhecimento e promoção dos geoprodutos (hortícolas, frutícolas, produtos transformados) e geogastronomia do território (pratos típicos ou com denominação local). As sessões são de participação gratuita, mas de inscrição obrigatória.

• Rede Cultura 2027: Já arrancou a campanha "Leiria a Capital Europeia da Cultura"

Arrancou, a 26 de janeiro, a campanha promocional da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura, um projeto do qual o Cadaval constitui município parceiro, no âmbito da Rede Cultura 2027, e que pretende envolver o território e todos os seus habitantes.

• Rede Cultura: Lançado vídeo da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura

“Curar o Comum” é o lema da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura, que inspira também o recém-lançado vídeo oficial da iniciativa. Recorde-se que o Cadaval é um dos 26 municípios integrantes da Rede Cultura 2027, tendo como pano de fundo a referida candidatura. O resumo das ações já concertadas pode aqui ser acedido, a par do mencionado vídeo.

• ORÇAMENTO
    PARTICIPATIVO 2022