Notícias do Cadaval - Novas Tecnologias

• Voluntariado Jovem: Candidaturas abertas para projeto «Naveg@s em Segurança?»

Encontram-se abertas candidaturas ao projeto de voluntariado jovem "Naveg@s em Segurança?", uma iniciativa nacional que o Instituto Português do Desporto e Juventude está a promover através do Centro Internet Segura, de 1 de fevereiro a 7 de dezembro de 2021. Se tens entre 18 e 30 anos, participa!

• Município volta a adquirir equipamento para assegurar ensino à distância

O Município adquiriu recentemente mais 30 tablets, direcionados aos alunos do escalão A do 1.º Ciclo, no valor aproximado de 3500 euros, e disponibilizou mais 105 acessos de internet, investimento de cerca de seis mil euros, destinados a todos os alunos que manifestaram antecipadamente essa necessidade, tal como aconteceu no passado ano letivo.

• Disponível agendamento online do atendimento presencial do Município

Mantendo-se o Atendimento Municipal apenas por Marcação Prévia até novas instruções do Governo, informamos que já é possível efetuar o Agendamento Online da sua deslocação aos nossos serviços, em caso de se verificar a impossibilidade de tratar do seu assunto à distância.

• Laura Varges protagonizou concerto de Natal "online", a partir do Moinho das Castanholas

A música cadavalense Laura Varges protagonizou, no passado sábado, dia 19, o concerto de Natal promovido pelo Município, em formato “live streaming” para o Facebook, a partir do Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas (Cadaval).

• Município adere a projeto Rádio-Escolas, já em curso na Escola Básica e Secundária

Já arrancou, na Escola Básica e Secundária do Cadaval, o projeto Rádio-Escolas para o ano letivo 2020-21, desenvolvido pela Associação Portuguesa Rádio Miúdos e subsidiado pelo Município do Cadaval. A adesão da Câmara Municipal a esta iniciativa integra-se numa estratégia de desenvolvimento de abordagens inovadoras junto da camada estudantil concelhia.

• Ressintonia do emissor de Montejunto marcada para dia 24

A ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações informa que será retomado, no próximo dia 24 de agosto, com a ressintonia do emissor de Montejunto, o processo de migração da rede TDT – Televisão Digital Terrestre que abrange a área dos concelhos da Comunidade Intermunicipal do Oeste.

• Cadaval e Alenquer promovem "À descoberta da natureza na Serra de Montejunto"

Durante o mês de julho celebra-se o 21.º aniversário da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto e, para assinalar este marco, os Municípios do Cadaval e de Alenquer estão a promover, conjuntamente, a iniciativa “Virtual BioBlitz – À Descoberta da Natureza na Serra de Montejunto”. Saiba mais e participe!

• Município efetuou entrega de 143 tablets, seis computadores e 100 acessos de internet

Para facilitar o ensino à distância da atual conjuntura, o Município providenciou, como abordado aqui anteriormente, a entrega ao Agrupamento de Escolas do Cadaval de um total de 143 tablets, 6 computadores e 100 acessos de internet, a serem distribuídos por levantamento na sede do mesmo.

• Fornecimento de meios de ensino à distância abrangerá alunos subsidiados com essa necessidade

No seguimento de uma primeira fase de fornecimento de meios, para assegurar o ensino à distância, a alunos subsidiados do 1.º ciclo e sinalizados como tendo essa carência, o Município decidiu, entretanto, envidar esforços para que a medida abranja os estudantes subsidiados de todos os níveis de ensino concelhio, do 1.º ao 12.º ano com essa carência verificada.

• “Cadaval Wi-Fi" disponibilizará internet grátis na vila e na Serra de Montejunto

Foi recentemente aprovada, pelo Turismo de Portugal, a candidatura camarária “Cadaval Wi-Fi” ao Programa Valorizar – Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wi-Fi, que visa criar uma rede composta por 11 pontos de acesso gratuito à Internet nas zonas históricas/turísticas da vila do Cadaval e da Serra de Montejunto.

• Mercado livre: tarifa social de luz e gás natural aplicada automaticamente

As companhias de luz e gás passaram, recentemente, a ter de aplicar a tarifa social automaticamente, na fatura da eletricidade e do gás natural, aos clientes beneficiários deste apoio. Com o mercado livre, surgem pelo País os contadores inteligentes de eletricidade. Enquanto isso, a tarifa social para o gás de botija encontra-se em fase experimental por parte das entidades competentes.