Notícias do Cadaval - Município

• Cadavalense Cláudia Pereira expõe “Raízes” na Biblioteca Municipal

Inaugurou, no passado dia 13, na Biblioteca Municipal, a exposição de artes plásticas “Raízes”, da cadavalense Cláudia Pereira, inserida nas comemorações do Feriado Municipal. A mostra está patente até dia 31, porém, devido ao confinamento geral, as visitas presenciais ficam vedadas, pelo que o trabalho da autora será dado a conhecer virtualmente, através dos meios digitais do Município.

• Lançado 3.º Prémio Literário Fernanda Botelho, no âmbito do Feriado Municipal

Enquadrado nas comemorações do Feriado Municipal, teve lugar, no passado dia 13, na Biblioteca Municipal do Cadaval, o lançamento do 3.º Prémio Literário Fernanda Botelho, com inscrições abertas até 31 de março, e a apresentação da antologia de contos referente à segunda edição deste galardão bienal, que reuniu, em 2018, cerca de 200 participantes, oriundos de Portugal e do Brasil.

• Sorteados vencedores dos concursos "Natal à Mesa" e "Natal é no Comércio Tradicional"

Já são conhecidos os nomes dos premiados nos concursos “Natal à Mesa” e “Natal é no Comércio Tradicional”, iniciativas camarárias de apoio à restauração e ao comércio tradicional. No total, o Município sorteou 40 vouchers, no valor global de 1500 euros, a utilizar em estabelecimentos locais aderentes.

• Sílvia Costa, no Reino Unido: A saudade de acordar com vista sobre Montejunto

No âmbito da rubrica "Cadaval Sem Fronteiras", fomos ao encontro de Sílvia Costa, concidadã da Correeira que, em 2008, emigrou para o Reino Unido, por questões académicas, mas ali acabaria por se fixar. Conheça um pouco da vida desta nossa conterrânea, que se mantém ligada ao Concelho, sobretudo através das boas memórias que guarda.

• Laura Varges protagonizou concerto de Natal "online", a partir do Moinho das Castanholas

A música cadavalense Laura Varges protagonizou, no passado sábado, dia 19, o concerto de Natal promovido pelo Município, em formato “live streaming” para o Facebook, a partir do Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas (Cadaval).

• Fátima Paz: «Tudo o que pudermos fazer para incentivar o consumo local é sempre importante»

Fátima Paz, vereadora da Cultura, faz-nos um primeiro balanço do que tem sido o Natal no Concelho, neste ano atípico que vivenciamos. A também vice-presidente camarária aponta, ainda, o móbil do Município ao proporcionar a animação natalícia, mesmo debaixo dos evidentes constrangimentos da pandemia.

• Revista Municipal Nº 70 já disponível online

Encontra-se disponível online a Revista Municipal Nº 70, publicação periódica camarária que, nesta edição, destaca o empreendimento realizado na Escola Básica e Secundária do Cadaval, bem como a recente cobertura total do Concelho por médicos de família.

• Operação de reparação de estradas avançará a breve trecho

No sentido de ser cumprido o plano de pavimentações referente ao biénio 2020-2021, o Município já lançou a primeira fase do mesmo, prevendo-se para breve o avanço da empreitada, orçada em mais de 638 mil euros.

• Laura Varges: «Desde muito pequenina que invento canções»

Chama-se Laura Varges e está a dar que falar no “The Voice Portugal”, desde que, a 11 de outubro, virou as quatro cadeiras na “prova cega” do afamado concurso de novos cantores. Após ter passado também a fase “batalhas”, a música cadavalense (oriunda do Vilar) regressa, no próximo domingo à noite, ao programa da RTP1, e conta com o voto do público para suplantar mais uma fase, seguindo rumo a um lugar ao sol no panorama musical português.

• Inscrições abertas para participação no Mercado de Natal de Artesanato e Produtos Locais

Estão abertas, até próximo dia 30, inscrições para o Mercado de Natal de Artesanato e Produtos Locais, a decorrer na vila do Cadaval (Praça da República), nos dias 13 e 20 de dezembro. O objetivo da iniciativa é dinamizar o comércio de rua no centro da vila e permitir a artesãos e produtores locais venderem os seus produtos.

• Município organiza concursos “Natal à Mesa” e “Natal é no Comércio Tradicional”

Este Natal, os restaurantes do Concelho ganharam um concurso próprio, designado “Natal à Mesa”, devido à conjuntura pandémica e à relevância de apoiar a restauração. Por seu turno, os estabelecimentos comerciais da vila voltam a contar com o “Natal é no Comércio Tradicional”, concurso que no futuro se pretende alargar a todo o Concelho. O Município tem inscrições abertas para ambos até dia 20 de novembro.