Notícias do Cadaval - Iniciativas do Município

• Inscrições abertas para 1.º Grande Prémio de Atletismo "Corre Cadaval"

Realiza-se, no próximo dia 2 de julho (sábado), a 1ª Edição do Grande Prémio de Atletismo “Corre Cadaval”, evento que se desdobra em Prova Juvenil e Prova de Honra, desenrolando-se em sistema de circuito na vila do Cadaval. As inscrições estão abertas até 29 de junho, preferencialmente via formulário online disponível aqui, no site municipal. Inscreva-se, participe!

• Orçamento Participativo: Aberto até 15 de maio prazo de submissão de propostas

Mantém-se aberto, até dia 15 de maio, o prazo para envio de propostas relativas à 2ª Edição do Orçamento Participativo do Cadaval, iniciativa que visa contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local, garantindo a sua participação na decisão sobre a afetação de recursos às políticas públicas municipais.

• Lénia Rufino apresentou romance de estreia na Biblioteca Municipal

Integrada nas atividades da Primavera de Livros, a Biblioteca Municipal recebeu, no passado dia 30, a apresentação do romance ficcional “O Lugar das Árvores Tristes”, de Lénia Rufino, que marcou a estreia da escritora sintrense nas edições literárias. Nele, a autora aborda as inter-relações numa pequena comunidade alentejana, num tempo em que a igreja assumia um papel fulcral.

• Geminação entre Cadaval e Farroupilha (Brasil) reafirmada no “25 de Abril”

A reafirmação do acordo de geminação com o Município de Farroupilha (Rio Grande do Sul, Brasil) marcou as comemorações do 48.º Aniversário do 25 de Abril, organizadas pelo Município do Cadaval. Na base desta renovação esteve a vontade de ambas as partes colaborarem para o bem-estar dos seus cidadãos e para o desenvolvimento das relações mútuas.

• Lénia Rufino apresenta livro na Biblioteca Municipal, no próximo sábado

No âmbito da Primavera de Livros, a Biblioteca Municipal recebe, no próximo sábado, dia 30, pelas 15h00, a apresentação do livro “O Lugar das Árvores Tristes”, de Lénia Rufino. A anteceder esta atividade, a Praça da República acolhe, no mesmo dia, pelas 09h30, mais uma edição da Feira do Livro Solidária, a decorrer até às 12h30. Pelas 10h00, no mesmo local, acontece a animação “Vendedora de Sonhos”. Participe!

• Biblioteca Municipal promoveu entrega do 3.º Prémio Literário Fernanda Botelho

A Biblioteca Municipal foi palco, no passado dia 23, da entrega do 3.º Prémio Literário Fernanda Botelho e lançamento da respetiva Antologia de Contos. A atividade ficou enquadrada na Primavera de Livros, iniciativa camarária de promoção do livro e da leitura. Recorde-se que nesta edição o galardão contou com uma adesão recorde, com mais de 1100 participantes, concorrendo de dentro e fora do país.

• Município promove formação em alimentação saudável no contexto escolar

Decorreu, a 18 de abril, uma ação de formação sobre alimentação saudável em contexto escolar, destinada, sobretudo, a promover o aumento da literacia da comunidade educativa em relação à Diabetes. A sessão envolveu a participação de um grupo de 30 funcionárias da autarquia que desenvolvem a sua atividade na educação pré-escolar e 1.º ciclo do Concelho.

• Isabel Pereira Rosa apresentou livro “Foz – Uma história da pandemia” na Biblioteca Municipal

Decorreu recentemente, na Biblioteca Municipal, a apresentação do nono livro de Isabel Pereira Rosa – escritora e antiga professora natural da Tojeira (Vilar) – intitulado «Foz: uma história da pandemia». A iniciativa integrou-se na Primavera de Livros, evento de incentivo à leitura a acontecer no Cadaval entre abril e maio.

• Município assinalou simbolicamente Semana da Floresta

Para assinalar simbolicamente a Semana da Floresta 2022, num ano em que a pandemia ainda teima em não dar tréguas, o Município, em articulação com o Agrupamento de Escolas, proporcionou, entre 21 de março a 8 de abril, um conjunto de ações de sensibilização centradas na plantação de árvores pelas diferentes escolas do Concelho, totalizando cerca de 30 plantações realizadas.

• Passeio temático mostrou orquídeas de Montejunto

Decorreu, no passado dia 2 de abril, o passeio temático "Orquídeas da Serra de Montejunto", guiado por Armando Frazão, autor do Livro “Orquídeas Silvestres da Arrábida”. A iniciativa contou com organização da AMAC - Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval e com boa adesão, tendo as inscrições esgotado.

• Conterrânea Isabel Pereira Rosa apresenta livro “Foz – Uma história da pandemia” na BMC

Está de regresso ao Cadaval a Primavera de Livros, com diversas atividades de incentivo à leitura e de comemoração do mês do livro. Já no próximo sábado, 9 de abril, pelas 15h00, a Biblioteca Municipal recebe a escritora conterrânea Isabel Pereira Rosa, para um encontro em torno do seu mais recente livro, intitulado “Foz – Uma história da pandemia”. Assista, participe!

• ORÇAMENTO
    PARTICIPATIVO 2022