Notícias do Cadaval - Iniciativas do Município

• Já arrancou a 2ª Fase do plano de asfaltagens, no Concelho

Enquanto prossegue no terreno a 1ª Fase do plano de pavimentações/repavimentações do Concelho, iniciou-se hoje a 2ª Fase deste projeto concelhio, com a intervenção que aqui se ilustra, respeitante à Zona Industrial do Cadaval.

• 45ª Colheita de Sangue do Cadaval realiza-se dia 17 de julho

O Município promove dia 17 de julho, entre as 09h00 e as 12h30, a 45ª Colheita de Sangue do Cadaval, como sempre a ter lugar no edifício-sede da Junta da União de Freguesias do Cadaval e Pero Moniz. Trata-se de uma parceria da Câmara Municipal com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação. Participe!

• Centro de recolha intermunicipal oficialmente cedido a associações de animais

Realizou-se, a 29 de junho, a cerimónia de cedência do CRAI – Centro de Recolha Animal Intermunicipal às duas associações de animais do Cadaval e Bombarral, que passaram a dispor, cada qual, de um pavilhão destinado a canil. Isto enquanto se ultimam formalidades para a abertura do CRO – Centro de Recolha Oficial, a ser gerido pelos dois municípios. O empreendimento totaliza já um investimento a rondar os 800 mil euros.

• Tocatas de Verão regressam este fim de semana ao Cadaval, no Parque de Lazer

[EVENTO ADIADO] Após um ano de interrupção devido à pandemia, as Tocatas de Verão regressam no próximo fim de semana, dias 9, 10 e 11 de julho, para a sua 14ª edição. A iniciativa terá lugar no Parque de Lazer, junto ao Museu Municipal, e o acesso presencial ao evento é gratuito mas limitado, ficando condicionado a pré-inscrição.

• Período Crítico de Incêndios arranca dia 1 de julho, com diversos cuidados preventivos

Com a chegada do verão e do calor, chega também a necessidade de a Câmara Municipal do Cadaval voltar a alertar e a sensibilizar a população para a Prevenção dos Incêndios Rurais. Nesse sentido, relembramos que o Período Crítico de Incêndios Rurais entra em vigor no próximo dia 1 de julho e decorre até 30 de setembro. Saiba os cuidados a ter.

• Revista Municipal Nº 71 disponível online

Já está acessível online a Revista Municipal Nº 71, cujo destaque de capa se refere à valorização da Serra de Montejunto, numa ótica de salvaguarda do património. A publicação periódica camarária impressa deverá chegar ao público no início do próximo mês de julho.

• Campanha sensibiliza para o não abandono de animais de companhia, no Concelho

O Município tem em marcha uma campanha de sensibilização junto da população, em articulação com a DGAV – Direção-Geral de Alimentação e Veterinária. O intuito é o de evitar a reprodução excessiva dos animais de companhia, reduzindo assim o abandono e os subsequentes problemas de saúde pública.

• Mais de 90 pessoas acederam a limpar Montejunto no Dia Mundial do Ambiente

Realizou-se, no passado sábado, dia 5 de junho, a atividade “Vamos limpar a Serra de Montejunto”, uma iniciativa comemorativa do Dia Mundial do Ambiente promovida pela Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval que reuniu 93 participantes de ambos os concelhos.

• Município promove sessões de apresentação do “Kit Básico de Saúde Mental”

O Município irá promover, proximamente, um conjunto de sessões de apresentação do “Kit Básico de Saúde Mental”, vocacionadas para diversas entidades concelhias. A iniciativa decorre da recente integração, por parte da Câmara Municipal, do Programa de Capacitação de Dinamizadores Locais, constituindo, até ao momento, o único município do Oeste aderente.

• Museu Municipal promoveu exposição "Pintura antiga do concelho do Cadaval"

O Museu Municipal do Cadaval assinalou, no passado dia 18, a comemoração do Dia Internacional dos Museus, através da reposição da exposição “Pintura antiga do concelho do Cadaval”, a qual esteve patente, no espaço exterior às suas instalações, durante todo o dia da efeméride.

• Cadaval assinou memorando de entendimento no âmbito do Geoparque Oeste

O Cadaval foi um dos seis municípios que, no passado dia 27, assinaram, na Lourinhã, o Memorando de Entendimento, a par do Bombarral, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras. O acordo firmado veio estabelecer os termos de cooperação, no âmbito da dinamização do aspirante Geoparque Oeste, da sua estrutura de gestão e da sua candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO.