Notícias do Cadaval - Colóquios e Ações

• Comemorações do Feriado Municipal contarão com dois dias festivos

Realizam-se, nos próximos dias 12 e 13 de janeiro, as comemorações do 121.º Aniversário da Restauração do Concelho com um programa particularmente diversificado, onde predominam iniciativas de cariz cultural, entre outras de âmbito diverso. Consulte programa e junte-se às comemorações!

• Divulgados vencedores do 2.º Prémio Literário Fernanda Botelho

Foi tornado público, no passado dia 1, o elenco de vencedores do 2.º Prémio Literário Fernanda Botelho, atribuído pela Câmara Municipal do Cadaval e pela Associação Gritos da Minha Dança, entidade detentora da memória da escritora e da Casa Museu Fernanda Botelho, localizada na aldeia da Vermelha, no Concelho do Cadaval. Conheça o nome dos autores dos contos laureados, oriundos de Portugal e Brasil.

• Cadaval discutiu "Avaliação do Potencial de Mudança nas Famílias"

Teve lugar, no passado dia 27 de outubro, no auditório da Câmara Municipal, a ação formativa “Avaliação do Potencial de Mudança nas Famílias”, tendo contado com meia centena de participantes, sobretudo profissionais do setor. A sessão visou, essencialmente, adequar a intervenção técnica aos diferentes modelos familiares existentes.

• Cadaval recebe sessão informativa sobre Doença de Alzheimer e outras demências

Realiza-se dia 3 de novembro, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal, a sessão “Vamos falar sobre a Doença de Alzheimer e outras demências”. Trata-se de uma ação enquadrada no “Café Memória Faz-se à Estrada”, iniciativa itinerante de intervenção comunitária na área das demências. A participação é gratuita e aberta aos interessados, mediante inscrição prévia no site municipal, até 30 de outubro. Participe!

• Festa das Adiafas volta a homenagear final das colheitas e a potenciar economia (c/vídeo)

De 5 a 14 de outubro, o Cadaval, principal produtor nacional de pera rocha e de vinho leve, volta a celebrar o final das colheitas e a estimular o desenvolvimento económico, mediante a tradicional “Festa das Adiafas”. O certame inclui gastronomia, exposições, espetáculos gratuitos, com alguns nomes de referência nacional, e animação variada. Contempla, invariavelmente, o 17.º Festival Nacional do Vinho Leve e volta a integrar a eleição da Miss Adiafas, logo na primeira noite. Participe!

• Ana Kandsmar apresentou segundo romance, na Biblioteca Municipal

Teve recentemente lugar, na Biblioteca Municipal, a apresentação do livro “A Lenda do Havn”, segundo romance editado de Ana Kandsmar, escritora natural das Barreiras. O livro encontra-se à venda, estando também disponível na referida biblioteca.

• Formação para cuidadores de seniores decorreu no Cadaval

Realizou-se, a 19 de setembro, no auditório da Câmara Municipal, no âmbito do programa intermunicipal “Festa Sénior”, uma formação na área da Comunicação em Gerontologia, que envolveu cerca de 20 representantes de instituições sociais do concelho e da região. Este ciclo formativo tem por meta principal capacitar cuidadores, formais e informais, de seniores em situação de vulnerabilidade.

• Cadavalense Susana Júdice apresenta o seu segundo livro, na Biblioteca Municipal

A escritora Susana Júdice, oriunda do Concelho, apresenta já no próximo domingo, dia 30 de setembro, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal do Cadaval, o romance literário “Segredo de Liberum”, que é o segundo de uma trilogia. A escritora convida, para fazer a sua apresentação no Cadaval, o também autor José Efe. Venha conhecer vida e obra de Susana Júdice. Entrada livre. Participe, assista!

• Recriação do funcionamento da Real Fábrica do Gelo juntou seniores da região, em Montejunto (c/vídeo)

Realizou-se, no passado dia 20 de setembro, na Serra de Montejunto, mais uma recriação histórica do funcionamento do Complexo da Real Fábrica do Gelo, monumento nacional setecentista. A iniciativa ficou inserida no programa intermunicipal Festa Sénior e juntou cerca de 120 participantes, nomeadamente população sénior da região e pessoal acompanhante.

• Conterrânea Ana Kandsmar apresenta “A Lenda do Havn”, na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal recebe a 15 de setembro (sábado), pelas 15h00, a apresentação da segunda obra literária de Ana Kandsmar, escritora de origens cadavalenses. “A Lenda do Havn” é um romance que marca o primeiro centenário do fim da Primeira Guerra Mundial. Venha saber mais sobre a autora, natural das Barreiras, e sobre o seu mais recente livro. Assista!

• 36ª Colheita de Sangue do Cadaval realiza-se a 21 de julho

A Câmara Municipal irá promover dia 21 de julho (sábado), das 9 às 13 horas, a 36ª Colheita de Sangue do Cadaval, como sempre a ter lugar no edifício-sede da Junta da União de Freguesias do Cadaval e Pero Moniz, numa parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação. Participe, dê sangue!