Notícias do Cadaval - Colóquios e Ações

• Orçamento Participativo: Aberto até 15 de maio prazo de submissão de propostas

Mantém-se aberto, até dia 15 de maio, o prazo para envio de propostas relativas à 2ª Edição do Orçamento Participativo do Cadaval, iniciativa que visa contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local, garantindo a sua participação na decisão sobre a afetação de recursos às políticas públicas municipais.

• Documentário "Por Terras do Jurássico" passa pelo Cadaval no próximo dia 16

O Cadaval recebe, no próximo dia 16, pelas 21h00, no auditório dos Paços do Concelho, o Documentário de Paleontologia “Por Terras do Jurássico”, iniciativa do aspiring Geoparque Oeste. Seguindo o modelo de “conversa-cinema”, a sessão contará com intervenções dedicadas ao território cadavalense.

• Lénia Rufino apresentou romance de estreia na Biblioteca Municipal

Integrada nas atividades da Primavera de Livros, a Biblioteca Municipal recebeu, no passado dia 30, a apresentação do romance ficcional “O Lugar das Árvores Tristes”, de Lénia Rufino, que marcou a estreia da escritora sintrense nas edições literárias. Nele, a autora aborda as inter-relações numa pequena comunidade alentejana, num tempo em que a igreja assumia um papel fulcral.

• Lénia Rufino apresenta livro na Biblioteca Municipal, no próximo sábado

No âmbito da Primavera de Livros, a Biblioteca Municipal recebe, no próximo sábado, dia 30, pelas 15h00, a apresentação do livro “O Lugar das Árvores Tristes”, de Lénia Rufino. A anteceder esta atividade, a Praça da República acolhe, no mesmo dia, pelas 09h30, mais uma edição da Feira do Livro Solidária, a decorrer até às 12h30. Pelas 10h00, no mesmo local, acontece a animação “Vendedora de Sonhos”. Participe!

• Biblioteca Municipal promoveu entrega do 3.º Prémio Literário Fernanda Botelho

A Biblioteca Municipal foi palco, no passado dia 23, da entrega do 3.º Prémio Literário Fernanda Botelho e lançamento da respetiva Antologia de Contos. A atividade ficou enquadrada na Primavera de Livros, iniciativa camarária de promoção do livro e da leitura. Recorde-se que nesta edição o galardão contou com uma adesão recorde, com mais de 1100 participantes, concorrendo de dentro e fora do país.

• Município promove formação em alimentação saudável no contexto escolar

Decorreu, a 18 de abril, uma ação de formação sobre alimentação saudável em contexto escolar, destinada, sobretudo, a promover o aumento da literacia da comunidade educativa em relação à Diabetes. A sessão envolveu a participação de um grupo de 30 funcionárias da autarquia que desenvolvem a sua atividade na educação pré-escolar e 1.º ciclo do Concelho.

• Isabel Pereira Rosa apresentou livro “Foz – Uma história da pandemia” na Biblioteca Municipal

Decorreu recentemente, na Biblioteca Municipal, a apresentação do nono livro de Isabel Pereira Rosa – escritora e antiga professora natural da Tojeira (Vilar) – intitulado «Foz: uma história da pandemia». A iniciativa integrou-se na Primavera de Livros, evento de incentivo à leitura a acontecer no Cadaval entre abril e maio.

• Conterrânea Isabel Pereira Rosa apresenta livro “Foz – Uma história da pandemia” na BMC

Está de regresso ao Cadaval a Primavera de Livros, com diversas atividades de incentivo à leitura e de comemoração do mês do livro. Já no próximo sábado, 9 de abril, pelas 15h00, a Biblioteca Municipal recebe a escritora conterrânea Isabel Pereira Rosa, para um encontro em torno do seu mais recente livro, intitulado “Foz – Uma história da pandemia”. Assista, participe!

• "Cadaval a Compostar" promove ações e distribui compostores no Concelho

No âmbito do projeto «Biobairros – da terra à Terra – Cadaval a Compostar» e no intuito de reduzir os resíduos em aterro, o Município vai realizar, a partir de 14 de março, um rol de 20 ações de sensibilização por todo o território, bem como distribuir 400 compostores domésticos e instalar, na sede de concelho, dois compostores comunitários.

• Aspirante Geoparque Oeste quer reconhecer e promover produtos e gastronomia da região

Durante o mês de fevereiro, o aspirante Geoparque Oeste (aGO) organiza sessões não presenciais de apresentação do programa Prego Dourado. Este programa tem por objetivo o reconhecimento e promoção dos geoprodutos (hortícolas, frutícolas, produtos transformados) e geogastronomia do território (pratos típicos ou com denominação local). As sessões são de participação gratuita, mas de inscrição obrigatória.

• CPCJ Cadaval: «A aposta deverá ser sempre na Prevenção Primária»

Em fase de balanço, a CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Cadaval avança que a taxa de execução do seu plano de atividades de 2021 rondou os 80 por cento, o que, face aos tempos de pandemia, considera um excelente resultado. Carlos Pereira faz um ponto de situação da ação da CPCJ do Cadaval e levanta o véu sobre atividades futuras.

• ORÇAMENTO
    PARTICIPATIVO 2022