Notícias do Cadaval - Colóquios e Ações

• Exposição “Mulheres do Cadaval” lançada nas comemorações do Dia da Mulher

Está patente até dia 21, na Biblioteca Municipal, a mostra “Mulheres do Cadaval – Exposição Biográfica”, lançada no passado domingo (8 de março), por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Mulher, que compreenderam, também, a conversa comunitária “As mulheres do séc. XXI”. Visite!

• “Mulheres do Cadaval” vão ser evocadas na comemoração do Dia da Mulher

A Biblioteca Municipal do Cadaval promove, no próximo domingo, 8 de março, pelas 15h00, uma tarde comemorativa do Dia Internacional da Mulher. Para além da leitura de poemas e da conversa comunitária “As mulheres do séc. XXI”, a iniciativa incluirá a abertura da mostra “Mulheres do Cadaval – Exposição Biográfica”. Valentina de Abreu é umas das figuras locais homenageadas. Participe!

• Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil com parecer favorável da Comissão

Teve lugar, dia 19 de fevereiro, no auditório dos Paços do Concelho, uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil do Cadaval. O encontro teve por meta a apresentação e apreciação da versão final do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil do Cadaval, obtendo o mesmo parecer favorável por parte da comissão.

• Conterrânea Cremilde Neves viajou da Suíça para lançar livro no Cadaval

A Biblioteca Municipal promoveu, recentemente, o lançamento do livro “Pegadas da Vida”, de Cremilde Neves, um compêndio de memórias, pensamentos, sentimentos e poesias. A menina oriunda de Casais de Montejunto é hoje mulher na Suíça, ocupando o seu tempo livre com a escrita, o desenho, o voluntariado e o desporto.

• Rute Batista apresenta livro “Cancro e o Amor” na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal promove no próximo sábado, dia 8, pelas 15h00, a sessão de apresentação do livro “Cancro e o Amor”, da autoria de Rute Batista. A socióloga de formação viria a encontrar, no desafio da doença, a determinação necessária para mudar e começar «verdadeiramente a viver». Venha conhecer mais uma autora oriunda da região! Participe!

• Alunos do Concelho participam na ação “A nossa casa é um planeta”

A vila do Cadaval recebeu, no dia 21, a atividade “A nossa casa é um planeta”, inserida no programa “Ecovalor”. A ação de educação ambiental envolveu mais de 200 alunos do Concelho e baseou-se numa inovadora projeção de filmes em cúpula insuflável, montada dentro do pavilhão João Corrêa.

• Cadavalense Helena Silva lançou livro de poesia, na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal do Cadaval recebeu, em outubro, o lançamento de “Noites Brancas”, livro de poesia da conterrânea Helena Soares Silva, ex-atleta e ex-funcionária pública. A autora divide a sua paixão entre Timor, nação que a viu nascer, e o Cadaval, concelho onde reside e onde se inspirou, em tenra idade, para a literatura.

• Cadavalense Helena Soares Silva lança livro de poesia, na Biblioteca Municipal do Cadaval

A Biblioteca Municipal do Cadaval recebe dia 12 de outubro, pelas 15h00, o lançamento de um trabalho literário de mais uma conterrânea, de seu nome Helena Soares Silva. “Noites Brancas” é o título do livro de poesia editado por esta ex-atleta e ex-funcionária pública que, desde muito cedo, descobriu a escrita. Venha conhecer este seu trabalho. Participe!

• Município lançou magazine juvenil "Cadaval Zine"

A Câmara Municipal promoveu, a 19 de julho, o lançamento oficial da Cadaval Zine, magazine juvenil que pretende colmatar uma falta sentida relativamente a suportes de comunicação dirigidos para o público mais jovem do Concelho. A publicação de natureza não regular encontra-se já disponível em suporte físico e digital.

• Paisagem Protegida de Montejunto vai celebrar 20 anos de existência

A Paisagem Protegida da Serra de Montejunto assinala, de 26 a 28 de julho, o seu 20.º Aniversário, com um rol de atividades promovidas pela AMAC – Associação de Municípios de Alenquer e do Cadaval. Integram o cartaz festivo uma mostra de produtos locais, atuações musicais, recriação histórica, caminhada e seminário. Venha à serra, participe!

• Comissão Consultiva da Revisão do PDM reuniu no Cadaval

Teve lugar no auditório da Câmara Municipal do Cadaval, no passado dia 12 de julho, uma reunião da Comissão Consultiva da Revisão do Plano Diretor Municipal, que juntou diversas entidades com responsabilidade neste domínio. A previsão é de que, durante o primeiro trimestre de 2020, o PDM do Cadaval possa avançar para consulta pública.