Notícias do Cadaval - Colóquios e Ações

• CPCJ do Cadaval volta a abordar maus tratos na infância e juventude

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Cadaval promove, dia 30 de outubro, das 9h30 às 17h, no cineauditório Valentina de Abreu (Cadaval), a conferência "Maus Tratos na Infância e Juventude - II Módulo". Para tal, volta a contar com a intervenção da psicopedagoga Fátima Duarte, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens. A iniciativa é presencial e de participação gratuita. Inscreva-se online!

• Formação em Voluntariado com inscrições abertas

A Confederação Portuguesa de Voluntariado irá promover, nos próximos dias 28 de setembro e 12 de outubro, duas novas sessões online de Formação em Voluntariado, destinadas a voluntários, gestores de voluntários e os demais que se ocupem ou tenham interesse nesta área. Inscrições gratuitas mas limitadas.

• Candidaturas ao Prémio Cidadania Jovem abertas até 30 de junho

Terminam a 30 de junho as candidaturas para o Prémio Cidadania Jovem, que pretende reconhecer e valorizar o envolvimento cívico dos jovens e a sua participação ativa na comunidade. As candidaturas devem evidenciar ações ou práticas de envolvimento cívico e participação ativa na comunidade, desenvolvidas por um jovem ou grupo de jovens.

• Município promove sessões de apresentação do “Kit Básico de Saúde Mental”

O Município irá promover, proximamente, um conjunto de sessões de apresentação do “Kit Básico de Saúde Mental”, vocacionadas para diversas entidades concelhias. A iniciativa decorre da recente integração, por parte da Câmara Municipal, do Programa de Capacitação de Dinamizadores Locais, constituindo, até ao momento, o único município do Oeste aderente.

• Cadaval assinou memorando de entendimento no âmbito do Geoparque Oeste

O Cadaval foi um dos seis municípios que, no passado dia 27, assinaram, na Lourinhã, o Memorando de Entendimento, a par do Bombarral, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras. O acordo firmado veio estabelecer os termos de cooperação, no âmbito da dinamização do aspirante Geoparque Oeste, da sua estrutura de gestão e da sua candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO.

• Grupo de professores visitou Casa-Memória Fernanda Botelho, na Vermelha

Decorreu, no passado dia 22, uma visita à Casa-Memória Fernanda Botelho, que foi vocacionada para docentes e que pôs termo à Semana das Artes Fernanda Botelho, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas do Cadaval e da Associação Gritos da Minha Dança, com o apoio do Município do Cadaval.

• Cadaval proporcionou Roteiro Imersivo a visitantes, no âmbito da Rede Cultura 2027

“Moinho das Castanholas e o pão nosso” foi o mote da atividade decorrida no Cadaval, no passado dia 22, no âmbito dos Roteiros Imersivos, uma iniciativa enquadrada na Rede Cultura 2027, a que o Concelho pertence, que contempla visitas ao património, degustações e momentos performativos.

• Programa de Artes Fernanda Botelho leva estudantes do Cadaval ao teatro, em Lisboa

No âmbito da Semana das Artes Fernanda Botelho e do Programa de Artes homónimo, um grupo de alunos cadavalenses deslocou-se, no passado dia 16 de maio, ao Teatro Taborda (Lisboa), para travar contacto com a companhia residente “Teatro da Garagem” e assistir à estreia de uma peça. A iniciativa enquadrou-se no âmbito da oficina de teatro que frequentaram no Cadaval.

• Exposição estudantil em evidência, na Semana das Artes Fernanda Botelho

Está patente até dia 11 de junho, na Biblioteca Municipal, a exposição “Coordenadas do lugar íntimo”, inaugurada no passado dia 9, aquando da abertura da Semana das Artes Fernanda Botelho, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas e da Associação Gritos da Minha Dança, com o apoio camarário. Mostra patente ao abrigo das regras da DGS. Visite!

• Workshop "Monitores Amigos do Sol" com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições gratuitas para o Workshop “Monitores Amigos do Sol”, que visa capacitar os técnicos de um maior conhecimento sobre a temática dos riscos para a saúde de uma exposição solar intensa ou desadequada. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, com duas sessões online e uma presencial.

• "Museu na Aldeia" anima comunidade sénior do Cercal

O Cercal está a acolher, desde dia 20 de abril, a iniciativa “Museu na Aldeia”, um projeto de intervenção artística e social, que está a envolver os municípios da Rede Cultura 2027 na interligação dos museus e comunidades, procurando reduzir a solidão dos idosos em territórios isolados e com baixa densidade populacional. A próxima sessão acontece dia 11 de maio, pelas 10h00, uma vez mais na coletividade cercalense.