Notícias do Cadaval - Colóquios e Ações

• Município firma acordo com Federação e Associação de Futebol de Lisboa

A Federação Portuguesa de Futebol, a Associação de Futebol de Lisboa e o Município do Cadaval firmaram, no passado dia 31, na sede da autarquia, um protocolo que vem homologar as atividades informais na área futebolística, permitindo juntar mais praticantes à “família do futebol”. Na prática, o acordo assinado vem dar, aos apaixonados da modalidade, condições e enquadramento idênticos aos atletas federados.

• Comemorações do Dia da Europa em curso, no Cadaval

A Biblioteca Municipal associa-se ao Centro de Informação Europeia “Europe Direct Oeste” numa cooperação que assinala o Dia da Europa (9 de maio). Nesse âmbito, a biblioteca acolhe, até 9 de junho, um leque de atividades comemorativas, que compreendem exposições alusivas e uma sessão de informação denominada “À conversa com a Europa”, por seu turno a acontecer já esta sexta-feira, pelas 14h30. Participe!

• Cadaval acolheu final regional do Concurso Nacional de Leitura

O Cadaval acolheu, recentemente, a fase regional do 11.º Concurso Nacional de Leitura, evento que contou com organização da Biblioteca Municipal do Cadaval. A iniciativa envolveu a participação de perto de 80 alunos de vários estabelecimentos de ensino da região Oeste.

• Cadaval comemorou “Abril” com diversas atividades alusivas (c/vídeo)

O Cadaval assinalou os 43 anos do 25 de Abril com um conjunto de atividades realizadas em diversos dias, onde não faltaram momentos culturais, desportivos mas também de conversa em torno da importância da conquista da Democracia.

• Cadaval vai assinalar 43 anos do “25 de Abril” com várias atividades

O Município do Cadaval promove, nos dias 21, 22, 24 e 25, um cartaz comemorativo dos 43 anos da “Revolução dos Cravos”, com atividades de cariz cultural e desportivo, entre outras iniciativas que pretendem perpetuar, na memória dos cidadãos, um momento histórico determinante para a Democracia portuguesa.

• Exposição de pintura abriu Primavera de Livros, no Cadaval

Abriu oficialmente ao público, no passado dia 1 de abril, a iniciativa anual “Primavera de Livros”, a qual arrancou com a inauguração da Exposição de Pintura de Elena Valsecchi. Até final de abril, a Biblioteca Municipal do Cadaval organiza um leque de atividades culturais que pretendem assinalar o Mês do Livro e reforçar hábitos de leitura. Participe nas sessões abertas à comunidade!

• “Tour Agarra a Vida” passa dia 3 pelo Cadaval

Constituindo uma iniciativa da Câmara Municipal, integrada na Semana do Agrupamento de Escolas, realiza-se segunda-feira, dia 3, pelas 10h00, na Escola Básica e Secundária do Cadaval, uma apresentação do “Tour Agarra a Vida” – projeto anual de prevenção das toxicodependências, que incluirá palestra sobre a temática e demonstração de desportos radicais.

• Cadaval vai debater trabalho agrícola, recursos hídricos e fitofármacos

Terá lugar na próxima terça-feira, 28 de março, pelas 14h30, no cineauditório Valentina de Abreu (Cadaval), uma sessão de esclarecimento acerca de temáticas de âmbito rural, nomeadamente abordando o que mudou, em termos legais, quanto a trabalho agrícola, recursos hídricos e fitofármacos. A participação é gratuita e aberta ao público interessado. Participe!

• “Histórias Cultivadas” voltaram a animar seniores de instituições locais

Inserida na iniciativa intermunicipal “Festa Sénior”, realizou-se, no passado dia 14, a atividade “Histórias Cultivadas – Utopia”, na Quinta do Medronhal (Cadaval), a qual reuniu cerca de meia centena de participantes, entre idosos e pessoal acompanhante.

• “Orçamento Participativo Portugal” arranca em janeiro, a nível nacional

No seguimento da criação do “Orçamento Participativo Portugal” por parte do Governo, arranca a 9 de janeiro a fase de apresentação de propostas por parte dos cidadãos interessados. Desenvolver mecanismos de democracia e promover a participação cívica na vida do país é intuito desta iniciativa nacional.

• Programa Ecovalor sensibiliza escolas do Cadaval

No âmbito do programa Ecovalor, organizado pela Valorsul em parceria com o Município do Cadaval, decorreu, recentemente, o primeiro grupo de ações de sensibilização em cinco escolas básicas do concelho. Em curso está já, também, o concurso interescolas “Separa e Ganha”, onde o Cadaval se tem destacado de entre os diversos municípios participantes.