Notícias do Cadaval - Juventude

• Inscrições abertas para 1.º Grande Prémio de Atletismo "Corre Cadaval"

Realiza-se, no próximo dia 2 de julho (sábado), a 1ª Edição do Grande Prémio de Atletismo “Corre Cadaval”, evento que se desdobra em Prova Juvenil e Prova de Honra, desenrolando-se em sistema de circuito na vila do Cadaval. As inscrições estão abertas até 29 de junho, preferencialmente via formulário online disponível aqui, no site municipal. Inscreva-se, participe!

• Lénia Rufino apresenta livro na Biblioteca Municipal, no próximo sábado

No âmbito da Primavera de Livros, a Biblioteca Municipal recebe, no próximo sábado, dia 30, pelas 15h00, a apresentação do livro “O Lugar das Árvores Tristes”, de Lénia Rufino. A anteceder esta atividade, a Praça da República acolhe, no mesmo dia, pelas 09h30, mais uma edição da Feira do Livro Solidária, a decorrer até às 12h30. Pelas 10h00, no mesmo local, acontece a animação “Vendedora de Sonhos”. Participe!

• Isabel Pereira Rosa apresentou livro “Foz – Uma história da pandemia” na Biblioteca Municipal

Decorreu recentemente, na Biblioteca Municipal, a apresentação do nono livro de Isabel Pereira Rosa – escritora e antiga professora natural da Tojeira (Vilar) – intitulado «Foz: uma história da pandemia». A iniciativa integrou-se na Primavera de Livros, evento de incentivo à leitura a acontecer no Cadaval entre abril e maio.

• Município assinalou simbolicamente Semana da Floresta

Para assinalar simbolicamente a Semana da Floresta 2022, num ano em que a pandemia ainda teima em não dar tréguas, o Município, em articulação com o Agrupamento de Escolas, proporcionou, entre 21 de março a 8 de abril, um conjunto de ações de sensibilização centradas na plantação de árvores pelas diferentes escolas do Concelho, totalizando cerca de 30 plantações realizadas.

• Abertas inscrições para capacitação de PediGuias

Serão brevemente realizadas um total de três ações de capacitação para novos PediGuias no Aspiring Geoparque Oeste (aGO), ao abrigo de um protocolo assinado entre o aGO e a uniquePATHS, plataforma nacional de turismo sustentável que permite aceder a novas rotas turísticas.

• Município assinala simbolicamente Semana da Floresta

Para assinalar simbolicamente a Semana da Floresta 2022, num ano em que a pandemia ainda teima em não dar tréguas, o Município, em articulação com o Agrupamento de Escolas, irá proporcionar, de 21 a 25 de março, um conjunto de ações de sensibilização centradas na plantação de árvores pelas diferentes escolas do Concelho, no total de 23 plantações a realizar.

• Município assinala Carnaval de forma simbólica

Para assinalar simbolicamente o Carnaval, o Município do Cadaval promove, a partir de dia 25, alguns momentos que pretendem não deixar passar em branco uma festividade que havia crescido no Concelho antes de se instalar a pandemia.

• Câmara do Cadaval amplia rede de acesso gratuito à internet sem fios

O Município disponibilizou recentemente um segundo conjunto de pontos de internet grátis, fruto de mais uma candidatura a fundos europeus, desta feita no âmbito da rede “WiFi4EU”. O projeto está operacionalizado desde dezembro e dá continuidade ao “Cadaval Wi-Fi”, implementado em junho de 2021, compreendendo seis pontos de acesso na sede de Concelho e um na Serra de Montejunto.

• Campanha "SuperAção" incentiva prática de desporto paralímpico

O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) informa ter lançado, a 11 de janeiro, uma campanha institucional de sensibilização e promoção do desporto paralímpico, a qual visa inspirar, motivar e mobilizar a sociedade em geral, e as pessoas com deficiência em particular, para a prática desportiva, com o grande objetivo de captar novos talentos.

• Força Aérea abre 90 vagas para jovens em regime de contrato

A Força Aérea Portuguesa informa que tem abertas, até dia 4 de fevereiro, candidaturas para ocupação de 90 vagas nas categorias de Oficiais e Praças em regime de contrato. A mesma entidade convida, assim, os jovens a terem um futuro e uma carreira militar aliciantes e desafiadores.

• CPCJ Cadaval: «A aposta deverá ser sempre na Prevenção Primária»

Em fase de balanço, a CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Cadaval avança que a taxa de execução do seu plano de atividades de 2021 rondou os 80 por cento, o que, face aos tempos de pandemia, considera um excelente resultado. Carlos Pereira faz um ponto de situação da ação da CPCJ do Cadaval e levanta o véu sobre atividades futuras.

• ORÇAMENTO
    PARTICIPATIVO 2022