Notícias do Cadaval - Juventude

• Lançado 3.º Prémio Literário Fernanda Botelho, no âmbito do Feriado Municipal

Enquadrado nas comemorações do Feriado Municipal, teve lugar, no passado dia 13, na Biblioteca Municipal do Cadaval, o lançamento do 3.º Prémio Literário Fernanda Botelho, com inscrições abertas até 31 de março, e a apresentação da antologia de contos referente à segunda edição deste galardão bienal, que reuniu, em 2018, cerca de 200 participantes, oriundos de Portugal e do Brasil.

• Laura Varges protagonizou concerto de Natal "online", a partir do Moinho das Castanholas

A música cadavalense Laura Varges protagonizou, no passado sábado, dia 19, o concerto de Natal promovido pelo Município, em formato “live streaming” para o Facebook, a partir do Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas (Cadaval).

• Laura Varges: «Desde muito pequenina que invento canções»

Chama-se Laura Varges e está a dar que falar no “The Voice Portugal”, desde que, a 11 de outubro, virou as quatro cadeiras na “prova cega” do afamado concurso de novos cantores. Após ter passado também a fase “batalhas”, a música cadavalense (oriunda do Vilar) regressa, no próximo domingo à noite, ao programa da RTP1, e conta com o voto do público para suplantar mais uma fase, seguindo rumo a um lugar ao sol no panorama musical português.

• Município adere a projeto Rádio-Escolas, já em curso na Escola Básica e Secundária

Já arrancou, na Escola Básica e Secundária do Cadaval, o projeto Rádio-Escolas para o ano letivo 2020-21, desenvolvido pela Associação Portuguesa Rádio Miúdos e subsidiado pelo Município do Cadaval. A adesão da Câmara Municipal a esta iniciativa integra-se numa estratégia de desenvolvimento de abordagens inovadoras junto da camada estudantil concelhia.

• Exposição "Memórias da Minha Escola" assinala Mês da Alfabetização, no Cadaval (c/vídeo)

“Memórias da Minha Escola” é o nome da exposição patente na Biblioteca Municipal do Cadaval, de 8 a 30 de setembro, numa iniciativa que pretende assinalar o Mês da Alfabetização e das Literacias. Visite!

• Pessoal auxiliar e docente esclarecido sobre plano de contingência escolar

O Município, em articulação com o Agrupamento de Escolas, promoveu, na passada sexta-feira, no pavilhão gimnodesportivo municipal, um encontro com pessoal auxiliar e algum pessoal docente do Concelho. Na reunião esteve representada a Unidade de Saúde Pública da ACES Oeste Sul, que alertou os presentes para a importância dos planos de contingência neste regresso do ano escolar em época de pandemia.

• Cadavalense André Duarte sagra-se campeão nacional de Triatlo no seu grupo etário

O atleta cadavalense André Duarte sagrou-se, no passado dia 5 de setembro, em Lisboa, campeão nacional de Triatlo no grupo de idades 25-29 anos. Esta é já a terceira vez, em três anos, que o desportista oriundo da Rechaldeira alcança o título nacional do seu escalão, em diferentes distâncias. André prepara-se agora para mais duas importantes provas e sonha vir a aventurar-se na distância “Ironman”.

• Parque Radical do Cadaval a funcionar há três anos

O dia 26 de agosto de 2020 marca, precisamente, três anos corridos sobre a inauguração do Parque Radical do Cadaval, infraestrutura que veio colmatar uma lacuna que era há muito identificada e sentida, em particular pela camada juvenil local, e que veio dar um colorido e uma dinâmica especiais ao parque verde da vila.

• Programa de artes levou “Fernanda Botelho” a estudantes do Cadaval

Foi implementado no Cadaval, durante o ano letivo 2019/2020, o Programa das Artes Fernanda Botelho, criado e dinamizado pela Associação Gritos da Minha Dança junto dos alunos do 3.º Ciclo e do Secundário do Agrupamento de Escolas do Cadaval. O programa conta com a colaboração da Câmara Municipal, através do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – Aluno ao Centro.

• Cadavalense Vanessa Pereira selecionada para Campeonato Europeu de Triatlo, na Eslovénia

Vanessa Pereira, triatleta cadavalense, foi selecionada pela Federação Triatlo de Portugal para participar no Campeonato Europeu de Triatlo Média Distância, agendado para 20 de setembro do corrente ano, na Eslovénia.

• Inscrições em transportes escolares do 2.º ciclo ao secundário abrem segunda-feira

A Câmara Municipal informa que as inscrições para os Transportes Escolares, do segundo ciclo ao secundário, estarão abertas de 29 de junho a 31 de julho, podendo ser feitas online ou presencialmente.