Notícias do Cadaval - Obras & Trânsito

• Aprovado orçamento municipal e taxas para 2020

Foi aprovado, na última sessão da Assembleia Municipal, ocorrida a 22 de novembro, o Orçamento Municipal para 2020, cujo valor financeiro ronda os 13 milhões de euros. Foi ainda aprovado o “IMI Familiar”, que prevê uma redução do valor a pagar, em função do número de dependentes no agregado familiar, e a devolução de um por cento do IRS a pagar pelos munícipes contribuintes.

• Projeto do Painho vence Orçamento Participativo do Cadaval 2019

Já é conhecido o projeto concelhio vencedor do Orçamento Participativo do Cadaval, iniciativa que contou com 14 projetos finalistas. Apurados os votos em sessão pública decorrida, no passado dia 18 de novembro, na Biblioteca Municipal, o projeto “Parque Infantil e Parque de Merendas do Painho” venceu esta primeira edição de um concurso que promove a participação cívica nas decisões locais.

• Real Fábrica do Gelo: monumento nacional com verba aprovada para nova valorização

Foi recentemente aprovado, para efeitos de comparticipação europeia, o projeto de Conservação, Valorização e Divulgação da Real Fábrica do Gelo, orçado em perto de meio milhão de euros, que tem por intento reforçar a presença do antigo complexo fabril como polo dinamizador da Serra de Montejunto e do concelho do Cadaval.

• Requalificação e modernização da EB e Secundária do Cadaval já em execução

Encontra-se a decorrer, previsivelmente até início de setembro, a empreitada de requalificação e modernização da Escola Básica e Secundária do Cadaval, cuja adjudicação rondou os 241 mil euros, valor com comparticipação aprovada. A melhoria de instalações e condições gerais visa contribuir para o aumento do sucesso escolar.

• “Estratégia Local de Habitação” vai apoiar carências habitacionais

O Município do Cadaval e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana assinaram, recentemente, um contrato de comparticipação financeira, a rondar os 24 mil euros, para elaboração da Estratégia Local de Habitação no âmbito do Programa 1.º Direito, que visa apoiar soluções habitacionais para pessoas e famílias com grave carência habitacional.

• Centro de Recolha Oficial de Animais com investimento aprovado de 318 mil euros

Foi recentemente assinado o contrato-programa respeitante à construção do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia dos Municípios do Cadaval e Bombarral, com um investimento aprovado de 318 mil euros, a ser comparticipado pela administração central em 100 mil euros. A assinatura acontece numa altura em que se encontra em estado de execução a primeira fase do referido complexo intermunicipal.

• Cadaval substitui iluminação pública por lâmpadas LED

Teve início, no passado dia 13 de junho, no concelho do Cadaval, o processo de substituição dos sistemas de iluminação pública da região Oeste por lâmpadas LED, iniciativa levada a cabo no âmbito do Projeto “OesteLED ESE”. Trata-se de um projeto de âmbito intermunicipal com objetivos de preservação ambiental mas também de natureza económica.

• Novo Centro de Saúde do Cadaval já a funcionar

Uma parceria de sucesso entre Governo e Município foi como António Costa definiu a concretização do novo Centro de Saúde, inaugurado a 12 de março. Já a funcionar, a nova unidade rondou os 770 mil euros e vem servir um universo de 13.200 utentes inscritos. José Bernardo Nunes espera que as novas condições sejam um atrativo para que mais médicos queiram vir para o Cadaval.

• Centro de Recolha Animal: 1ª Fase de Construção arranca segunda-feira

Após recentemente cumprida a assinatura do "Contrato de Empreitada para a Construção do Centro de Recolha Animal Intermunicipal do Bombarral e Cadaval - 1ª Fase", o começo dos trabalhos está previsto para a próxima segunda-feira, dia 17 setembro. Esta primeira intervenção, que compreende alojamentos para canil e arranjos exteriores, tem um prazo de execução de seis meses.

• Secretário de Estado das Autarquias Locais deslocou-se ao Cercal

O secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, assinou na manhã de hoje, 19 de abril, na Igreja de São Vicente do Cercal, um contrato de financiamento para a recuperação da capela cercalense. A obra de restauro e conservação estima-se em cerca de 100 mil euros, que serão, assim, comparticipados pelo Governo em metade do respetivo valor.

• Inaugurada requalificação de pavilhão do Clube Atlético do Cadaval

O Clube Atlético do Cadaval promoveu, a 17 de março, a inauguração da requalificação do Pavilhão Augusto Simões, contando com a especial presença do vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Rui Manhoso. A intervenção na infraestrutura que alberga os escalões mais jovens do futebol de formação, incidiu, sobretudo, na recuperação da respetiva cobertura e na colocação de piso sintético, num investimento global a rondar os 37 mil euros.