Notícias do Cadaval - Obras & Trânsito

• Já arrancou a 2ª Fase do plano de asfaltagens, no Concelho

Enquanto prossegue no terreno a 1ª Fase do plano de pavimentações e repavimentações do Concelho, iniciou-se, a 15 de julho, a 2ª Fase deste projeto concelhio, com a intervenção que aqui se ilustra, respeitante à Zona Industrial do Cadaval.

• Centro de recolha intermunicipal oficialmente cedido a associações de animais

Realizou-se, a 29 de junho, a cerimónia de cedência do CRAI – Centro de Recolha Animal Intermunicipal às duas associações de animais do Cadaval e Bombarral, que passaram a dispor, cada qual, de um pavilhão destinado a canil. Isto enquanto se ultimam formalidades para a abertura do CRO – Centro de Recolha Oficial, a ser gerido pelos dois municípios. O empreendimento totaliza já um investimento a rondar os 800 mil euros.

• Aberta participação pública para projeto de recuperação do espaço do Moinho da Forca

Está aberto, durante o mês de maio, o período de envio de contributos para o futuro projeto de recuperação e valorização do miradouro e parque verde do Moinho da Forca, no Cadaval. Para o efeito, os serviços elaboraram um programa preliminar, mas, à semelhança do que aconteceu em 2016 com o Parque Radical, a Câmara Municipal solicita a participação pública na elaboração deste projeto.

• Gestão de combustível defende floresta e biodiversidade, em Montejunto

A Câmara Municipal e o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, em parceria com os sapadores da OesteCIM e da APAS Floresta, têm vindo, desde outubro, a proceder a várias ações de gestão de combustível na Serra de Montejunto. Para além da defesa da floresta contra incêndios, a limpeza contribui para o aumento da biodiversidade e beleza serranas.

• Orçamento Participativo: Parque Infantil e de Merendas do Painho em execução

Está a decorrer, a bom ritmo, a construção do Parque Infantil e de Merendas do Painho, sendo previsível que a mesma termine antes do próximo verão. Este empreendimento trata-se do projeto vencedor do primeiro Orçamento Participativo, promovido, em 2019, pelo Município do Cadaval.

• Concelho contará com mais de 10 quilómetros de percursos pedonais

Foi recentemente aprovada, pelo Programa Operacional Centro 2020, a 2ª Fase do projeto Mobilidade Urbana Sustentável - Cadaval, cujo investimento aprovado ultrapassa o valor de 1,7 milhões euros, a ser comparticipado a 85 por cento por fundos comunitários. O Concelho contará, no final da execução, com mais de 10 km de percursos pedonais e com beneficiação da rede pedonal nos aglomerados urbanos.

• Cerca de 70 árvores plantadas no Campo da Feira, no Cadaval

O Município promoveu recentemente, no Campo da Feira (Cadaval), uma ação de plantação de cerca de 70 árvores de quatro espécies diferentes. A operação de arborização integra-se no projeto de requalificação do Campo da Feira, em curso naquela zona da vila.

• Operação de reparação de estradas avançará a breve trecho

No sentido de ser cumprido o plano de pavimentações referente ao biénio 2020-2021, o Município já lançou a primeira fase do mesmo, prevendo-se para breve o avanço da empreitada, orçada em mais de 638 mil euros.

• Obras: consignada empreitada que irá valorizar Real Fábrica do Gelo

Foi hoje, dia 1 de junho, consignada a empreitada "Conservação, restauro e arquitetura paisagística da Real Fábrica do Gelo da Serra do Montejunto", arrancando, em breve, a obra neste importante marco patrimonial do nosso concelho, classificado Monumento Nacional.

• Dos circuitos pedonais à valorização do Parque de Campismo em Montejunto

Continuamos aqui a dar nota de trabalhos por empreitada em fase de execução, bem como de procedimentos para futuras obras.

• Do canil intermunicipal à reconversão das antigas oficinas municipais

Apesar do corrente contexto pandémico, verificaram-se uma série de trabalhos, bem como procedimentos municipais para futuras obras, que não pararam neste período, porque a vida tem de continuar de algum modo e dentro dos necessários padrões de segurança. Iniciamos aqui a divulgação do estado de algumas das obras de maior relevância/dimensão, em curso pelo Concelho.