Notícias do Cadaval - Economia

• Ministra da Agricultura inaugurou nova sede da associação Leader Oeste, no Cadaval

Foi inaugurada, no passado dia 1 de outubro, pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, a nova sede da Leader Oeste – Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Oeste. Criada em 1994, a organização encontra-se sediada no Cadaval desde 1996, tendo mais recentemente mudado de instalações para a antiga escola primária da vila do Cadaval, por via de acordo de cedência celebrado com a Câmara Municipal.

• Raquel Oliveira alcança prémio Simpatia no concurso Rainha das Vindimas de Portugal

A jovem cadavalense Raquel Oliveira alcançou, no passado dia 11 de setembro (sábado), o Prémio Simpatia no concurso Rainha das Vindimas de Portugal. O Cadaval volta assim a trazer um galardão deste evento nacional, anualmente promovido pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, em estreita colaboração com o município detentor do título de Cidade do Vinho, que neste caso coube a Pinhel.

• OesteCIM com candidaturas abertas para 14 bombeiros sapadores da região

A OesteCIM – Comunidade Intermunicipal do Oeste tem em curso, até dia 16 de setembro, o prazo de apresentação de candidaturas para 14 postos de trabalho de Bombeiro Sapador Florestal do Oeste.

• Mais de 130 bolsas sociais com candidaturas abertas para as escolas e alunos do País

Encontram-se abertas a nível nacional, de 27 de julho a 20 de setembro, candidaturas para as Bolsas Sociais EPIS 2021, uma iniciativa da Associação EPIS – Empresas Pela Inclusão Social. A mesma contempla a atribuição de mais de 130 bolsas sociais, num investimento acima dos 250 mil euros, abrindo para todas as escolas e alunos de Portugal.

• Centro de recolha intermunicipal oficialmente cedido a associações de animais

Realizou-se, a 29 de junho, a cerimónia de cedência do CRAI – Centro de Recolha Animal Intermunicipal às duas associações de animais do Cadaval e Bombarral, que passaram a dispor, cada qual, de um pavilhão destinado a canil. Isto enquanto se ultimam formalidades para a abertura do CRO – Centro de Recolha Oficial, a ser gerido pelos dois municípios. O empreendimento totaliza já um investimento a rondar os 800 mil euros.

• Município e Valorsul entregam "ecobags" à Escola Básica e Secundária do Cadaval

O Município do Cadaval entregou, no passado dia 18, com o apoio da Valorsul, um total de 60 “ecobags” ao Agrupamento de Escolas do Cadaval, no intuito de equipar as salas de aula da Escola Básica e Secundária do Cadaval com aqueles recipientes de reciclagem.

• Gestão de combustível defende floresta e biodiversidade, em Montejunto

A Câmara Municipal e o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, em parceria com os sapadores da OesteCIM e da APAS Floresta, têm vindo, desde outubro, a proceder a várias ações de gestão de combustível na Serra de Montejunto. Para além da defesa da floresta contra incêndios, a limpeza contribui para o aumento da biodiversidade e beleza serranas.

• Abertas candidaturas à Academia do Centro de Frutologia Compal 2021

A Academia do Centro de Frutologia Compal 2021 tem candidaturas abertas até 30 de julho, para empreendedores frutícolas com vontade de criar ou expandir o negócio. Está prevista, este ano, a entrega de cinco bolsas de instalação frutícola, no valor global de 100 mil euros.

• Prazo para limpeza de terrenos prorrogado até 15 de maio

Foi recentemente prorrogado, até 15 de maio, o prazo para realização dos trabalhos de destruição de matos e seleção de árvores, no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios, dever legal imposto aos responsáveis por terrenos confinantes com edifícios, em espaços rurais e com aglomerados populacionais.

• Prémio AGIR apoia iniciativas de resposta aos impactos da pandemia

Estão abertas, até 30 de abril, as candidaturas ao Prémio AGIR, iniciativa da REN – Redes Energéticas Nacionais, no âmbito da sua responsabilidade social. "Inovação Social na resposta à COVID-19” é o tema da 8ª edição deste prémio, dirigido a associações, empresas e organizações com fins não lucrativos.

• Câmara atribui 11 bolsas de estudo a jovens universitários, no presente ano letivo

A Câmara Municipal do Cadaval aprovou, no passado dia 16, um total de 11 candidaturas a bolsas de estudo para jovens em frequência do ensino superior no ano letivo 2020/2021, das quais seis renovações e cinco novos processos. A iniciativa visa incentivar, anualmente, a prossecução dos estudos, bem como promover a formação de quadros técnicos superiores.