Notícias do Cadaval - Economia

• Recenseamento Agrícola em curso até final de maio, por todo o país

O Instituto Nacional de Estatística (INE) está a realizar, por todo o país, desde outubro do passado ano, o Recenseamento Agrícola 2019, que se prolongará até final de maio, no intuito de dotar o País de conhecimento rigoroso sobre uma atividade fundamental. Colabore!

• Abertas candidaturas para “fruticultores do futuro” até 17 de fevereiro

Terminam a 17 de fevereiro as candidaturas à Academia do Centro de Frutologia Compal, que pretende formar novos 12 empresários agrícolas e atribuir três bolsas de instalação, no total de 60 mil euros, aos três melhores projetos submetidos. Entre as culturas elegíveis está, invariavelmente, a da pera rocha. Participe!

• Concurso “Natal é no Comércio Tradicional” em curso na vila do Cadaval

Está a decorrer entre 1 e 31 de dezembro, na vila do Cadaval, o Concurso “Natal é no Comércio Tradicional”. Trata-se de uma iniciativa do Município do Cadaval em parceria com os estabelecimentos aderentes, que visa dinamizar o comércio tradicional na época natalícia, a fim de criar hábitos de consumo locais. Participe e desfrute!

• Cadaval mostra-se na capital, de 4 a 8 de dezembro

O Cadaval volta a participar na iniciativa “Vinhos de Lisboa na Rua Augusta”, de 4 a 8 de dezembro, mostra intermunicipal de produtos regionais que se divide em duas ações promocionais anuais na capital portuguesa. A par dos vinhos, o Concelho exibe o que de melhor tem ao nível dos produtos endógenos. Visite!

• Aprovado orçamento municipal e taxas para 2020

Foi aprovado, na última sessão da Assembleia Municipal, ocorrida a 22 de novembro, o Orçamento Municipal para 2020, cujo valor financeiro ronda os 13 milhões de euros. Foi ainda aprovado o “IMI Familiar”, que prevê uma redução do valor a pagar, em função do número de dependentes no agregado familiar, e a devolução de um por cento do IRS a pagar pelos munícipes contribuintes.

• “Frutus” dá a conhecer setor frutícola a público infantil

A estação fruteira Frutus iniciou, recentemente, um programa de visitas para alunos de 1.º ciclo, no intuito de dar a conhecer o setor frutícola, ao nível da produção, armazenamento, embalamento e expedição de peras e maçãs. A iniciativa destina-se a proporcionar às crianças contacto com este pilar importante da economia local.

• Festa das Adiafas volta a homenagear final das colheitas e a potenciar economia

De 19 a 27 de outubro, o Cadaval volta a celebrar o final das colheitas e a estimular o desenvolvimento económico, mediante a tradicional “Festa das Adiafas”. O certame inclui gastronomia, exposições, espetáculos gratuitos, e animação variada. Contempla, invariavelmente, o Festival Nacional do Vinho Leve – 18ª Edição, e volta a eleger a Miss Adiafas. Junte-se à festa!

• Aristides Sécio: «Temos de acrescentar valor ao produto dos nossos associados» (c/vídeo)

No âmbito da rubrica Parar Pra Conversar, a Revista Municipal esteve, recentemente, à conversa com Aristides Sécio, presidente da Coopval – Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval, a propósito dos seus 50 anos de fundação. O dirigente da fruteira deu-nos a conhecer as mais recentes medidas de modernização implementadas e recordou o que foi o trajeto da cooperativa até aos dias hoje.

• Miss cadavalense Marina Ferreira sagra-se 2ª Dama de Honor no “Rainha das Vindimas de Portugal”

A candidata cadavalense Marina Ferreira sagrou-se 2ª Dama de Honor na 12.ª eleição da “Rainha das Vindimas de Portugal”, realizada, no passado dia 7, na cidade do Peso da Régua (Vila Real). Marina Ferreira distinguiu-se, assim, entre 17 candidatas representantes de diversos concelhos integrantes da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

• Real Fábrica do Gelo: monumento nacional com verba aprovada para nova valorização

Foi recentemente aprovado, para efeitos de comparticipação europeia, o projeto de Conservação, Valorização e Divulgação da Real Fábrica do Gelo, orçado em perto de meio milhão de euros, que tem por intento reforçar a presença do antigo complexo fabril como polo dinamizador da Serra de Montejunto e do concelho do Cadaval.

• “Estratégia Local de Habitação” vai apoiar carências habitacionais

O Município do Cadaval e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana assinaram, recentemente, um contrato de comparticipação financeira, a rondar os 24 mil euros, para elaboração da Estratégia Local de Habitação no âmbito do Programa 1.º Direito, que visa apoiar soluções habitacionais para pessoas e famílias com grave carência habitacional.