Notícias do Cadaval - Economia

• Vinhos do concelho conquistam Grande Medalha de Ouro e Medalha de Ouro, em Itália

O Município promoveu, recentemente, uma sessão de entrega de diplomas referentes ao 16.º Concurso “La Selezione del Sindaco”. A iniciativa teve por base a distinção, naquela competição internacional, de quatro vinhos do Concelho, premiados com Grande Medalha de Ouro e Medalha de Ouro. Na ocasião, o presidente da Câmara destacou o potencial de crescimento dos designados Vinhos de Lisboa.

• Município celebra acordo para supervisão de produtos de origem animal

O Município celebrou, recentemente, com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, um protocolo de colaboração no âmbito dos controlos oficiais de produtos de origem animal destinados ao consumo humano. A colaboração consistirá, nomeadamente, na inspeção sanitária aos matadouros existentes no concelho.

• Cadaval vai debater trabalho agrícola, recursos hídricos e fitofármacos

Terá lugar na próxima terça-feira, 28 de março, pelas 14h30, no cineauditório Valentina de Abreu (Cadaval), uma sessão de esclarecimento acerca de temáticas de âmbito rural, nomeadamente abordando o que mudou, em termos legais, quanto a trabalho agrícola, recursos hídricos e fitofármacos. A participação é gratuita e aberta ao público interessado. Participe!

• Município adota fertilizante natural na manutenção dos espaços verdes

Dando cumprimento ao protocolo celebrado entre o Município e a Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval (COOPVAL), teve recentemente lugar a recolha do primeiro lote de vermicomposto – fertilizante natural a utilizar pela Câmara Municipal na manutenção dos espaços verdes, dando assim um destino útil aos resíduos resultantes da calibragem da fruta.

• Cadaval entre os 35 melhores municípios de pequena dimensão

O Anuário Financeiro de Municípios Portugueses, edição de novembro de 2016 que tem por base o ano de 2015, classificou o Cadaval como um dos 35 melhores municípios portugueses de pequena dimensão, mais concretamente posicionando-o na 31ª posição da tabela, perante um total de 181 municípios de dimensão abaixo dos 20 mil habitantes.

• Programa Coopjovem apoia autoemprego

Encontra-se aberta, até 28 de fevereiro, para jovens dos 18 aos 29 anos, a segunda fase de candidaturas ao Coopjovem – programa de apoio ao empreendedorismo cooperativo, destinado a facilitar a criação do próprio emprego e a definição do seu trajeto de vida.

• Orçamento municipal dá ênfase a investimento

O orçamento municipal para 2017 ascende a mais de 12 milhões de euros, registando um aumento de cerca de 24 por cento face ao ano transato. Consagrando mais de 3,5 milhões a investimento, tem como projetos-âncora a continuidade da beneficiação das estradas e a construção do novo centro de saúde do Cadaval, do centro escolar do Painho e de um canil/gatil municipal, entre outros.

• Programa “Empreende Já” aberto para jovens desempregados

Encontram-se abertas, até dia 6 de março, a nível nacional, as candidaturas ao programa Empreende Já, destinado a promover, entre jovens dos 18 aos 29 anos, uma cultura empreendedora assente na criatividade e inovação. Visa ainda apoiar a constituição de empresas ou de entidades de economia social, bem como promover e apoiar a criação de postos de trabalho.

• “Orçamento Participativo Portugal” arranca em janeiro, a nível nacional

No seguimento da criação do “Orçamento Participativo Portugal” por parte do Governo, arranca a 9 de janeiro a fase de apresentação de propostas por parte dos cidadãos interessados. Desenvolver mecanismos de democracia e promover a participação cívica na vida do país é intuito desta iniciativa nacional.

• Município do Cadaval promove alívio fiscal das famílias do concelho

Em prol do alívio fiscal dos cidadãos, o Município do Cadaval irá beneficiar as famílias com dependentes no valor do IMI a pagar em 2017, cuja taxa geral manteve nos 0,375 por cento e, por conseguinte, abaixo do limite máximo legal. Será ainda efetuada a restituição, aos munícipes contribuintes, de uma quinta parte da participação camarária no IRS do próximo ano.

• Programa Ecovalor sensibiliza escolas do Cadaval

No âmbito do programa Ecovalor, organizado pela Valorsul em parceria com o Município do Cadaval, decorreu, recentemente, o primeiro grupo de ações de sensibilização em cinco escolas básicas do concelho. Em curso está já, também, o concurso interescolas “Separa e Ganha”, onde o Cadaval se tem destacado de entre os diversos municípios participantes.