Notícias do Cadaval - Economia

• Pedro Santos, APAS Floresta: «Temos de criar fileiras que valorizem mais o nosso produto» (c/vídeo)

Pedro Santos, diretor da APAS Floresta, traçou-nos, recentemente, no âmbito da rubrica “Parar Pra Conversar”, um balanço dos 15 anos de existência daquela organização de sede local, que viria a tornar-se pioneira ao nível da certificação florestal, com a criação do Grupo de Gestão Sustentável, há 10 anos atrás. Aceda a videoentrevista.

• Prémio AGIR apoia projetos de preservação do património natural

Encontra-se a decorrer, até 30 de abril, o período de candidaturas ao Prémio AGIR, uma iniciativa da REN – Redes Energéticas Nacionais. Nesta sua quinta edição, a iniciativa visa apoiar projetos direcionados à preservação do património natural, podendo participar associações, empresas bem como organizações sem fins lucrativos.

• Município volta a associar-se à iniciativa mundial “Hora do Planeta”

O Município do Cadaval volta a associar-se, formalmente, à iniciativa internacional “Hora do Planeta”, indo desligar simbolicamente, no dia 24 de março, pelas 20h30, as luzes de vários edifícios municipais, entre outros compromissos como o já anunciado arranque, em 2018, da erradicação das lâmpadas de mercúrio da iluminação pública, substituindo-as por lâmpadas LED.

• Cadaval empenhado na campanha de sensibilização de prevenção a incêndios

Está em curso, pelo Concelho, um conjunto de ações de sensibilização intitulado “Como proteger a sua casa e a floresta dos incêndios”, numa parceria do Município do Cadaval, APAS Floresta e Guarda Nacional Republicana. Esta força de segurança tem paralelamente em curso, a nível nacional, a "Operação Floresta Protegida 2018". Informe-se e seja um agente preventivo de incêndios!

• Turismo do Centro lança dois concursos de âmbito turístico

O Turismo do Centro de Portugal lançou, recentemente, dois concursos destinados a promover o empreendedorismo turístico no Centro de Portugal e o conhecimento científico gerado sobre a atividade turística na região. Candidaturas abertas até 28 de fevereiro. Informe-se aqui.

• Academia do Centro de Frutologia com candidaturas abertas

O Centro de Frutologia Compal (CFC) informa que está a receber, até 23 de fevereiro, candidaturas para a respetiva Academia, após ter formado 60 empresários frutícolas em cinco anos.

• Município aprova orçamento e taxas para 2018

Foi aprovado, na última sessão da Assembleia Municipal, ocorrida a 30 de novembro, o Orçamento Municipal para 2018, cujo valor financeiro ronda os 12 milhões de euros. Também validadas foram a manutenção da taxa do IMI geral (abaixo do limite legal), a redução decorrente do “IMI Familiar” e a devolução de um por cento do IRS pago pelos munícipes contribuintes.

• Programa "Empreende Já" volta a promover empregabilidade

Terminam a 30 de novembro as candidaturas à 2ª edição do Programa “Empreende Já”. A iniciativa promove a empregabilidade entre jovens dos 18 aos 29 anos que não estejam a trabalhar, estudar ou em formação.

• DECO esteve no Cadaval a falar de crédito bancário

A DECO voltou, recentemente, ao Cadaval para a realização da sessão de informação “O essencial para a economia pessoal”, numa iniciativa conjunta com a Câmara Municipal. Desta feita, os esclarecimentos basearam-se nas opções de mercado para aplicação de poupanças e recurso a crédito bancário.

• Concurso “A minha terra, um património” reuniu meia centena de fotografias, no Cadaval

Foram entregues, no passado dia 14 de outubro, no âmbito do certame Festa das Adiafas (Cadaval), os prémios referentes ao 3.º concurso fotográfico “A minha terra, um património”, iniciativa do Museu Municipal que reuniu cerca de 30 participantes de dentro e fora do concelho, no total de meia centena de fotografias. As fotos dos três primeiros lugares e das duas menções honrosas estão patentes, até dia 22, no recinto da Festa das Adiafas.

• Pera Rocha é tema de exposição solidária no Cadaval

“A Rocha que virou pera” é o título da exposição fotográfica solidária, patente até 28 outubro na Biblioteca Municipal do Cadaval, com trabalhos da autoria de Hugo Tavares e Miguel Tiago, passíveis de ser adquiridos. Trata-se de uma iniciativa da Delegação do Cadaval da Cruz Vermelha, a reverter, integralmente, para o respetivo trabalho social. Visite!