Notícias do Cadaval - Economia

• Orçamento Participativo: Aberto até 15 de maio prazo de submissão de propostas

Mantém-se aberto, até dia 15 de maio, o prazo para envio de propostas relativas à 2ª Edição do Orçamento Participativo do Cadaval, iniciativa que visa contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local, garantindo a sua participação na decisão sobre a afetação de recursos às políticas públicas municipais.

• 9.º Prémio AGIR com candidaturas abertas para entidades coletivas sem fins lucrativos

A REN - Redes Energéticas Nacionais tem em curso, até 29 de abril, as candidaturas para a nona edição do Prémio AGIR, este ano dedicado à promoção do meio ambiente, biodiversidade e combate às alterações climáticas. O prémio pretende apoiar projetos desenvolvidos por associações, empresas e organizações sem fins lucrativos.

• BTL 2022: Balanço positivo para participação do Município

O Cadaval voltou a participar na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, cuja edição de 2022 se realizou de 16 a 20 de março, como habitualmente, na FIL – Parque das nações, em Lisboa. O rescaldo da participação concelhia não poderia ser mais positivo, sobretudo a julgar pelo feedback obtido da parte dos operadores locais participantes.

• Cadaval dá continuidade à substituição da iluminação pública por tecnologia LED

Dando continuidade ao processo de substituição da iluminação pública convencional por luminárias LED, o Município prevê, no corrente ano e em parceria com a EDP, instalar mais 641 lâmpadas, um investimento estimado em 99 mil euros. A parceria remonta a 2016 e veio promover o aumento da eficiência energética, traduzida tanto em benefícios económicos como ambientais.

• Cadaval renova presença na Bolsa de Turismo de Lisboa - BTL 2022

O Cadaval voltará a participar na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, cuja edição de 2022 se realiza de 16 a 20 de março, como habitualmente, na FIL – Parque das Nações, em Lisboa. Um total de sete agentes locais do ramo turístico estarão representados num dos principais certames de turismo do mundo e o mais relevante em Portugal.

• "Cadaval a Compostar" promove ações e distribui compostores no Concelho

No âmbito do projeto «Biobairros – da terra à Terra – Cadaval a Compostar» e no intuito de reduzir os resíduos em aterro, o Município vai realizar, a partir de 14 de março, um rol de 20 ações de sensibilização por todo o território, bem como distribuir 400 compostores domésticos e instalar, na sede de concelho, dois compostores comunitários.

• Aspirante Geoparque Oeste quer reconhecer e promover produtos e gastronomia da região

Durante o mês de fevereiro, o aspirante Geoparque Oeste (aGO) organiza sessões não presenciais de apresentação do programa Prego Dourado. Este programa tem por objetivo o reconhecimento e promoção dos geoprodutos (hortícolas, frutícolas, produtos transformados) e geogastronomia do território (pratos típicos ou com denominação local). As sessões são de participação gratuita, mas de inscrição obrigatória.

• Cadaval sorteou prémios dos concursos de incentivo ao comércio e à restauração

Decorreram no passado sábado, 15 de janeiro, no edifício da Biblioteca Municipal do Cadaval, os sorteios dos concursos camarários “Natal é no Comércio Tradicional” e “Natal à Mesa”. Aderiram este ano à iniciativa um total de 40 estabelecimentos concelhios, tendo sido sorteados 40 prémios, no valor global de 2.250 euros.

• Município baixa IMI, beneficia famílias com dependentes e aumenta participação no IRS

Em 2022, o Cadaval contará com uma descida do valor geral do IMI, segundo deliberado no final do passado ano. O imposto volta também a incluir reduções para famílias com dependentes e para prédios não degradados na zona antiga da vila e na área de paisagem protegida. Paralelamente, e com efeitos também este ano, o Município aumentou a participação no reembolso do IRS aos sujeitos passivos com domicílio fiscal no Concelho.

• RTP voltou a dar cobertura ao Natal do Cadaval

Pelo terceiro ano consecutivo, a RTP voltou ao Cadaval para dar cobertura às atividades natalícias promovidas pelo Município. O canal público veio a 13 de dezembro ao Concelho para realizar quatro momentos de reportagem para o programa Praça da Alegria, transmitido diariamente pela RTP1. Veja ou reveja as peças realizadas.

• Vila do Cadaval recebe a tradicional Feira dos Pinhões esta quarta-feira

A tradicional Feira dos Pinhões regressa à vila do Cadaval no próximo dia 8 de dezembro (feriado), mais precisamente ao Campo da Feira. Também conhecida como Feira de N. Sra. da Conceição, trata-se da mais participada feira local, em termos de feirantes e de visitantes, oriundos de dentro e fora do Concelho. Visite, participe!

• ORÇAMENTO
    PARTICIPATIVO 2022