Notícias do Cadaval - Economia

• Período Crítico de Incêndios decorre entre 1 de julho e 30 de setembro

A Câmara Municipal informa que, entre 1 de julho e 30 de setembro, que constitui o designado Período Crítico de Incêndios, só serão autorizadas queimas por motivos fitossanitários devidamente justificados.

• Arte no Frio: Mostra de arte montada em câmara frigorífica até 26 de junho, no Cadaval

Inaugurou no passado dia 29 de maio, no Cadaval, a iniciativa inédita “Arte no Frio”, uma mostra de arte inusitadamente montada no interior de uma câmara de conservação de fruta. A insólita “galeria de arte” reúne mostra rotativa de artesanato e a maior exposição de quadros em “pouring” feita em Portugal, concebida pelo cadavalense Jaime Rodrigues. Para visitar e conhecer até finais de junho, na Coopval!

• Orçamento Participativo: Aberto até 15 de maio prazo de submissão de propostas

Mantém-se aberto, até dia 15 de maio, o prazo para envio de propostas relativas à 2ª Edição do Orçamento Participativo do Cadaval, iniciativa que visa contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local, garantindo a sua participação na decisão sobre a afetação de recursos às políticas públicas municipais.

• 9.º Prémio AGIR com candidaturas abertas para entidades coletivas sem fins lucrativos

A REN - Redes Energéticas Nacionais tem em curso, até 29 de abril, as candidaturas para a nona edição do Prémio AGIR, este ano dedicado à promoção do meio ambiente, biodiversidade e combate às alterações climáticas. O prémio pretende apoiar projetos desenvolvidos por associações, empresas e organizações sem fins lucrativos.

• BTL 2022: Balanço positivo para participação do Município

O Cadaval voltou a participar na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, cuja edição de 2022 se realizou de 16 a 20 de março, como habitualmente, na FIL – Parque das nações, em Lisboa. O rescaldo da participação concelhia não poderia ser mais positivo, sobretudo a julgar pelo feedback obtido da parte dos operadores locais participantes.

• Cadaval dá continuidade à substituição da iluminação pública por tecnologia LED

Dando continuidade ao processo de substituição da iluminação pública convencional por luminárias LED, o Município prevê, no corrente ano e em parceria com a EDP, instalar mais 641 lâmpadas, um investimento estimado em 99 mil euros. A parceria remonta a 2016 e veio promover o aumento da eficiência energética, traduzida tanto em benefícios económicos como ambientais.

• Cadaval renova presença na Bolsa de Turismo de Lisboa - BTL 2022

O Cadaval voltará a participar na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, cuja edição de 2022 se realiza de 16 a 20 de março, como habitualmente, na FIL – Parque das Nações, em Lisboa. Um total de sete agentes locais do ramo turístico estarão representados num dos principais certames de turismo do mundo e o mais relevante em Portugal.

• "Cadaval a Compostar" promove ações e distribui compostores no Concelho

No âmbito do projeto «Biobairros – da terra à Terra – Cadaval a Compostar» e no intuito de reduzir os resíduos em aterro, o Município vai realizar, a partir de 14 de março, um rol de 20 ações de sensibilização por todo o território, bem como distribuir 400 compostores domésticos e instalar, na sede de concelho, dois compostores comunitários.

• Aspirante Geoparque Oeste quer reconhecer e promover produtos e gastronomia da região

Durante o mês de fevereiro, o aspirante Geoparque Oeste (aGO) organiza sessões não presenciais de apresentação do programa Prego Dourado. Este programa tem por objetivo o reconhecimento e promoção dos geoprodutos (hortícolas, frutícolas, produtos transformados) e geogastronomia do território (pratos típicos ou com denominação local). As sessões são de participação gratuita, mas de inscrição obrigatória.

• Cadaval sorteou prémios dos concursos de incentivo ao comércio e à restauração

Decorreram no passado sábado, 15 de janeiro, no edifício da Biblioteca Municipal do Cadaval, os sorteios dos concursos camarários “Natal é no Comércio Tradicional” e “Natal à Mesa”. Aderiram este ano à iniciativa um total de 40 estabelecimentos concelhios, tendo sido sorteados 40 prémios, no valor global de 2.250 euros.

• Município baixa IMI, beneficia famílias com dependentes e aumenta participação no IRS

Em 2022, o Cadaval contará com uma descida do valor geral do IMI, segundo deliberado no final do passado ano. O imposto volta também a incluir reduções para famílias com dependentes e para prédios não degradados na zona antiga da vila e na área de paisagem protegida. Paralelamente, e com efeitos também este ano, o Município aumentou a participação no reembolso do IRS aos sujeitos passivos com domicílio fiscal no Concelho.

• ORÇAMENTO
    PARTICIPATIVO 2022