Notícias do Cadaval - Outras Entidades

• Inscrições abertas para 1.º Grande Prémio de Atletismo "Corre Cadaval"

Realiza-se, no próximo dia 2 de julho (sábado), a 1ª Edição do Grande Prémio de Atletismo “Corre Cadaval”, evento que se desdobra em Prova Juvenil e Prova de Honra, desenrolando-se em sistema de circuito na vila do Cadaval. As inscrições estão abertas até 29 de junho, preferencialmente via formulário online disponível aqui, no site municipal. Inscreva-se, participe!

• Orçamento Participativo: Aberto até 15 de maio prazo de submissão de propostas

Mantém-se aberto, até dia 15 de maio, o prazo para envio de propostas relativas à 2ª Edição do Orçamento Participativo do Cadaval, iniciativa que visa contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local, garantindo a sua participação na decisão sobre a afetação de recursos às políticas públicas municipais.

• Documentário "Por Terras do Jurássico" passa pelo Cadaval no próximo dia 16

O Cadaval recebe, no próximo dia 16, pelas 21h00, no auditório dos Paços do Concelho, o Documentário de Paleontologia “Por Terras do Jurássico”, iniciativa do aspiring Geoparque Oeste. Seguindo o modelo de “conversa-cinema”, a sessão contará com intervenções dedicadas ao território cadavalense.

• Lénia Rufino apresentou romance de estreia na Biblioteca Municipal

Integrada nas atividades da Primavera de Livros, a Biblioteca Municipal recebeu, no passado dia 30, a apresentação do romance ficcional “O Lugar das Árvores Tristes”, de Lénia Rufino, que marcou a estreia da escritora sintrense nas edições literárias. Nele, a autora aborda as inter-relações numa pequena comunidade alentejana, num tempo em que a igreja assumia um papel fulcral.

• Geminação entre Cadaval e Farroupilha (Brasil) reafirmada no “25 de Abril”

A reafirmação do acordo de geminação com o Município de Farroupilha (Rio Grande do Sul, Brasil) marcou as comemorações do 48.º Aniversário do 25 de Abril, organizadas pelo Município do Cadaval. Na base desta renovação esteve a vontade de ambas as partes colaborarem para o bem-estar dos seus cidadãos e para o desenvolvimento das relações mútuas.

• Lénia Rufino apresenta livro na Biblioteca Municipal, no próximo sábado

No âmbito da Primavera de Livros, a Biblioteca Municipal recebe, no próximo sábado, dia 30, pelas 15h00, a apresentação do livro “O Lugar das Árvores Tristes”, de Lénia Rufino. A anteceder esta atividade, a Praça da República acolhe, no mesmo dia, pelas 09h30, mais uma edição da Feira do Livro Solidária, a decorrer até às 12h30. Pelas 10h00, no mesmo local, acontece a animação “Vendedora de Sonhos”. Participe!

• Biblioteca Municipal promoveu entrega do 3.º Prémio Literário Fernanda Botelho

A Biblioteca Municipal foi palco, no passado dia 23, da entrega do 3.º Prémio Literário Fernanda Botelho e lançamento da respetiva Antologia de Contos. A atividade ficou enquadrada na Primavera de Livros, iniciativa camarária de promoção do livro e da leitura. Recorde-se que nesta edição o galardão contou com uma adesão recorde, com mais de 1100 participantes, concorrendo de dentro e fora do país.

• Isabel Pereira Rosa apresentou livro “Foz – Uma história da pandemia” na Biblioteca Municipal

Decorreu recentemente, na Biblioteca Municipal, a apresentação do nono livro de Isabel Pereira Rosa – escritora e antiga professora natural da Tojeira (Vilar) – intitulado «Foz: uma história da pandemia». A iniciativa integrou-se na Primavera de Livros, evento de incentivo à leitura a acontecer no Cadaval entre abril e maio.

• Município assinalou simbolicamente Semana da Floresta

Para assinalar simbolicamente a Semana da Floresta 2022, num ano em que a pandemia ainda teima em não dar tréguas, o Município, em articulação com o Agrupamento de Escolas, proporcionou, entre 21 de março a 8 de abril, um conjunto de ações de sensibilização centradas na plantação de árvores pelas diferentes escolas do Concelho, totalizando cerca de 30 plantações realizadas.

• Abertas inscrições para capacitação de PediGuias

Serão brevemente realizadas um total de três ações de capacitação para novos PediGuias no Aspiring Geoparque Oeste (aGO), ao abrigo de um protocolo assinado entre o aGO e a uniquePATHS, plataforma nacional de turismo sustentável que permite aceder a novas rotas turísticas.

• 9.º Prémio AGIR com candidaturas abertas para entidades coletivas sem fins lucrativos

A REN - Redes Energéticas Nacionais tem em curso, até 29 de abril, as candidaturas para a nona edição do Prémio AGIR, este ano dedicado à promoção do meio ambiente, biodiversidade e combate às alterações climáticas. O prémio pretende apoiar projetos desenvolvidos por associações, empresas e organizações sem fins lucrativos.

• ORÇAMENTO
    PARTICIPATIVO 2022