Notícias do Cadaval - Ambiente & Proteção Civil

• Qualidade da água do Cadaval distinguida pela entidade reguladora

O Município do Cadaval foi recentemente distinguido com o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano”. A atribuição dos selos de qualidade constitui um reconhecimento que a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) passou a fazer, este ano, às entidades gestoras que se evidenciem pelo seu desempenho.

• Programa de eficiência energética prossegue no concelho do Cadaval

No âmbito da fase-piloto do projeto “LEDíficios do Oeste”, o Município promoveu, em parceria com a OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, a substituição dos sistemas de iluminação do edifício dos Paços do Concelho. Ainda adentro da sustentabilidade energética, mas numa parceria camarária com a EDP, continua em marcha, em várias ruas do concelho, a campanha de substituição de luminárias convencionais por luminárias LED.

• Centro de recolha animal do Cadaval e Bombarral vai ser uma realidade

Foi hoje, dia 15 de setembro, assinado, entre os Municípios do Cadaval e Bombarral, um despacho conjunto que visa concretizar, a breve trecho, a edificação de um Centro de Recolha Oficial Intermunicipal, previamente protocolado pelas duas entidades. O dito equipamento funcionará como centro de recolha animal (canil e gatil) e alojamento de animais para adoção.

• Período crítico de incêndios em vigor até 30 de setembro

Vigora até 30 de setembro de 2017 o Período Crítico de Incêndios, que reflete a necessidade de promover medidas extraordinárias de prevenção contra os incêndios florestais. Seja um vigilante!

• Paisagem Protegida da Serra de Montejunto comemorou 18 anos de implementação

Realizou-se na manhã do passado sábado, 22 de julho, a celebração do 18.º Aniversário da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, uma data importante na medida em que veio permitir uma fruição mais equilibrada do património existente naquela área protegida.

• Associação de Animais do Cadaval promove feira solidária, este sábado

A APAC – Associação Protetora dos Animais do Cadaval promove este sábado, na Praça da República, uma Feira de Antiguidades e Usados a reverter, em pleno, para os inúmeros cuidados para com os animais abrigados. Dada a elevada procura, a associação lida com uma permanente dificuldade de resposta, humana e material, a juntar à «desesperante» necessidade de recolha de mais animais abandonados. Participe na feira, apoie esta causa!

• Semana da Floresta levou perto de mil crianças a Montejunto (c/vídeo)

Montejunto voltou, recentemente, a ser palco da emblemática Semana da Floresta, iniciativa de preservação da floresta e do ecossistema, bem como de promoção daquela serra. Esta 16ª edição contou com um circuito de atividades lúdicas que envolveu perto de um milhar de crianças de pré-escolar e primeiro ciclo. O Município de Alenquer juntou-se, pelo primeiro ano, ao Município do Cadaval na organização do evento.

• Semana da Floresta volta a sensibilizar crianças, em Montejunto

O Município do Cadaval promove, de 30 de março a 5 de abril, a 16ª Semana da Floresta, trazendo a Montejunto atividades de sensibilização para a preservação da floresta e do ecossistema. Constituindo, pelo primeiro ano, uma parceria com o Município de Alenquer, a iniciativa envolverá todas as crianças de primeiro ciclo e pré-escolar cadavalenses, assim como de algumas instituições de ensino alenquerenses, perfazendo perto de mil participantes.

• Cadaval vai acolher ação de fiscalização da GNR no âmbito da gestão de combustíveis

O Cadaval será palco, na próxima segunda-feira, dia 3 de abril, de uma ação de fiscalização no âmbito da manutenção das faixas de gestão de combustíveis. A iniciativa insere-se num rol de ações que o Comando Territorial de Lisboa da Guarda Nacional Republicana está a levar a cabo, de 27 de março a 5 de abril, procurando reduzir o elevado número de incêndios florestais em vários concelhos do distrito de Lisboa.

• Cadaval vai debater trabalho agrícola, recursos hídricos e fitofármacos

Terá lugar na próxima terça-feira, 28 de março, pelas 14h30, no cineauditório Valentina de Abreu (Cadaval), uma sessão de esclarecimento acerca de temáticas de âmbito rural, nomeadamente abordando o que mudou, em termos legais, quanto a trabalho agrícola, recursos hídricos e fitofármacos. A participação é gratuita e aberta ao público interessado. Participe!

• Município adere a iniciativa mundial “Hora do Planeta”

Em resultado da adesão à iniciativa “Hora do Planeta”, o Município do Cadaval comprometeu-se a desligar, no próximo dia 25 de março, pelas 20h30, as luzes dos edifícios dos Paços do Concelho, Biblioteca Municipal e Moinho das Castanholas. Trata-se de uma ação simbólica e mundial de defesa do ambiente, que pretende celebrar o compromisso de proteger o planeta durante todo o ano.