Notícias do Cadaval - Ambiente & Proteção Civil

• Pedro Santos, APAS Floresta: «Temos de criar fileiras que valorizem mais o nosso produto» (c/vídeo)

Pedro Santos, diretor da APAS Floresta, traçou-nos, recentemente, no âmbito da rubrica “Parar Pra Conversar”, um balanço dos 15 anos de existência daquela organização de sede local, que viria a tornar-se pioneira ao nível da certificação florestal, com a criação do Grupo de Gestão Sustentável, há 10 anos atrás. Aceda a videoentrevista.

• Prémio AGIR apoia projetos de preservação do património natural

Encontra-se a decorrer, até 30 de abril, o período de candidaturas ao Prémio AGIR, uma iniciativa da REN – Redes Energéticas Nacionais. Nesta sua quinta edição, a iniciativa visa apoiar projetos direcionados à preservação do património natural, podendo participar associações, empresas bem como organizações sem fins lucrativos.

• Limpeza de terrenos: condições do tempo alteram prazo de coimas

O Governo promulgou, no passado dia 15 de março, um decreto-lei que vem anular os autos de contraordenação levantados, caso, até 31 de maio, os responsáveis pelos terrenos procedam à gestão de combustível a que estão legalmente obrigados.

• Município volta a associar-se à iniciativa mundial “Hora do Planeta”

O Município do Cadaval volta a associar-se, formalmente, à iniciativa internacional “Hora do Planeta”, indo desligar simbolicamente, no dia 24 de março, pelas 20h30, as luzes de vários edifícios municipais, entre outros compromissos como o já anunciado arranque, em 2018, da erradicação das lâmpadas de mercúrio da iluminação pública, substituindo-as por lâmpadas LED.

• Cadaval empenhado na campanha de sensibilização de prevenção a incêndios

Está em curso, pelo Concelho, um conjunto de ações de sensibilização intitulado “Como proteger a sua casa e a floresta dos incêndios”, numa parceria do Município do Cadaval, APAS Floresta e Guarda Nacional Republicana. Esta força de segurança tem paralelamente em curso, a nível nacional, a "Operação Floresta Protegida 2018". Informe-se e seja um agente preventivo de incêndios!

• Centro de recolha animal: 1ª fase prestes a avançar

Deverá ser lançado, durante o primeiro trimestre de 2018, o concurso público para a primeira fase da construção do Centro de Recolha Oficial Intermunicipal (CROI), equipamento destinado a recolha e alojamento de animais para adoção, um projeto conjunto dos municípios do Cadaval e Bombarral.

• Qualidade da água do Cadaval distinguida pela entidade reguladora

O Município do Cadaval foi recentemente distinguido com o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano”. A atribuição dos selos de qualidade constitui um reconhecimento que a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) passou a fazer, este ano, às entidades gestoras que se evidenciem pelo seu desempenho.

• Programa de eficiência energética prossegue no concelho do Cadaval

No âmbito da fase-piloto do projeto “LEDíficios do Oeste”, o Município promoveu, em parceria com a OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, a substituição dos sistemas de iluminação do edifício dos Paços do Concelho. Ainda adentro da sustentabilidade energética, mas numa parceria camarária com a EDP, continua em marcha, em várias ruas do concelho, a campanha de substituição de luminárias convencionais por luminárias LED.

• Centro de recolha animal do Cadaval e Bombarral vai ser uma realidade

Foi hoje, dia 15 de setembro, assinado, entre os Municípios do Cadaval e Bombarral, um despacho conjunto que visa concretizar, a breve trecho, a edificação de um Centro de Recolha Oficial Intermunicipal, previamente protocolado pelas duas entidades. O dito equipamento funcionará como centro de recolha animal (canil e gatil) e alojamento de animais para adoção.

• Período crítico de incêndios em vigor até 30 de setembro

Vigora até 30 de setembro de 2017 o Período Crítico de Incêndios, que reflete a necessidade de promover medidas extraordinárias de prevenção contra os incêndios florestais. Seja um vigilante!

• Paisagem Protegida da Serra de Montejunto comemorou 18 anos de implementação

Realizou-se na manhã do passado sábado, 22 de julho, a celebração do 18.º Aniversário da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, uma data importante na medida em que veio permitir uma fruição mais equilibrada do património existente naquela área protegida.