Notícias do Cadaval - Turismo

• AMAC assina contrato para a valorização das plantas da Serra de Montejunto

Teve recentemente lugar, nas instalações do Centro de Interpretação Ambiental, em Montejunto, a assinatura de um contrato de cooperação entre a Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval e o Instituto Politécnico de Castelo Branco para a instalação de uma unidade demonstrativa de plantas aromáticas e medicinais autóctones na Paisagem Protegida da Serra de Montejunto.

• Raquel Oliveira alcança prémio Simpatia no concurso Rainha das Vindimas de Portugal

A jovem cadavalense Raquel Oliveira alcançou, no passado dia 11 de setembro (sábado), o Prémio Simpatia no concurso Rainha das Vindimas de Portugal. O Cadaval volta assim a trazer um galardão deste evento nacional, anualmente promovido pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, em estreita colaboração com o município detentor do título de Cidade do Vinho, que neste caso coube a Pinhel.

• Paisagem Protegida de Montejunto assinalou 22.º aniversário

A Paisagem Protegida da Serra de Montejunto comemorou recentemente o seu 22.º aniversário, completado a 22 de julho. A iniciativa, realizada nos dias 23, 24 e 25, incluiu assinatura de protocolo, mercado de produtos e serviços e um evento de identificação de insetos que foi dirigido à população.

• Tocatas de Verão regressam este fim de semana ao Cadaval, no Parque de Lazer

[EVENTO ADIADO] Após um ano de interrupção devido à pandemia, as Tocatas de Verão regressam no próximo fim de semana, dias 9, 10 e 11 de julho, para a sua 14ª edição. A iniciativa terá lugar no Parque de Lazer, junto ao Museu Municipal, e o acesso presencial ao evento é gratuito mas limitado, ficando condicionado a pré-inscrição.

• Mais de 90 pessoas acederam a limpar Montejunto no Dia Mundial do Ambiente

Realizou-se, no passado sábado, dia 5 de junho, a atividade “Vamos limpar a Serra de Montejunto”, uma iniciativa comemorativa do Dia Mundial do Ambiente promovida pela Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval que reuniu 93 participantes de ambos os concelhos.

• Museu Municipal promoveu exposição "Pintura antiga do concelho do Cadaval"

O Museu Municipal do Cadaval assinalou, no passado dia 18, a comemoração do Dia Internacional dos Museus, através da reposição da exposição “Pintura antiga do concelho do Cadaval”, a qual esteve patente, no espaço exterior às suas instalações, durante todo o dia da efeméride.

• Cadaval assinou memorando de entendimento no âmbito do Geoparque Oeste

O Cadaval foi um dos seis municípios que, no passado dia 27, assinaram, na Lourinhã, o Memorando de Entendimento, a par do Bombarral, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras. O acordo firmado veio estabelecer os termos de cooperação, no âmbito da dinamização do aspirante Geoparque Oeste, da sua estrutura de gestão e da sua candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO.

• Formalizada passagem pela Serra de Montejunto do Rally de Lisboa

O Município do Cadaval formalizou, no passado dia 20, com o Clube de Promoção de Karting e Automobilismo, o regresso da mítica classificativa do Montejunto, no âmbito do Rally de Lisboa, que acontece nos próximos dias 26 e 27 de junho. Em Montejunto, a passagem acontece dia 27 de junho, cerca das 15h00, ainda com condições de assistência por definir.

• Junta de Freguesia de Alguber implementa miradouro-baloiço na Serra de Todo-o-Mundo

A Junta de Freguesia de Alguber informa que abriu a 21 de maio, ao público interessado, o Miradouro-baloiço da Serra de Todo-o-Mundo, no intuito de proporcionar uma área temática onde a paisagem, história e património se aliam num convite à visita daquela serra.

• Aberta participação pública para projeto de recuperação do espaço do Moinho da Forca

Está aberto, durante o mês de maio, o período de envio de contributos para o futuro projeto de recuperação e valorização do miradouro e parque verde do Moinho da Forca, no Cadaval. Para o efeito, os serviços elaboraram um programa preliminar, mas, à semelhança do que aconteceu em 2016 com o Parque Radical, a Câmara Municipal solicita a participação pública na elaboração deste projeto.

• Cadaval integra o projeto Geoparque Oeste

O Cadaval formalizou recentemente a sua adesão ao Geoparque Oeste, projeto conjunto de seis municípios que se juntaram e têm desenvolvido esforços no sentido da criação de um parque deste tipo em território comum aos municípios promotores: Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras.