Notícias do Cadaval - Turismo

• Tocatas de Verão regressam este fim de semana ao Cadaval, no Parque de Lazer

[EVENTO ADIADO] Após um ano de interrupção devido à pandemia, as Tocatas de Verão regressam no próximo fim de semana, dias 9, 10 e 11 de julho, para a sua 14ª edição. A iniciativa terá lugar no Parque de Lazer, junto ao Museu Municipal, e o acesso presencial ao evento é gratuito mas limitado, ficando condicionado a pré-inscrição.

• Mais de 90 pessoas acederam a limpar Montejunto no Dia Mundial do Ambiente

Realizou-se, no passado sábado, dia 5 de junho, a atividade “Vamos limpar a Serra de Montejunto”, uma iniciativa comemorativa do Dia Mundial do Ambiente promovida pela Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval que reuniu 93 participantes de ambos os concelhos.

• Museu Municipal promoveu exposição "Pintura antiga do concelho do Cadaval"

O Museu Municipal do Cadaval assinalou, no passado dia 18, a comemoração do Dia Internacional dos Museus, através da reposição da exposição “Pintura antiga do concelho do Cadaval”, a qual esteve patente, no espaço exterior às suas instalações, durante todo o dia da efeméride.

• Cadaval assinou memorando de entendimento no âmbito do Geoparque Oeste

O Cadaval foi um dos seis municípios que, no passado dia 27, assinaram, na Lourinhã, o Memorando de Entendimento, a par do Bombarral, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras. O acordo firmado veio estabelecer os termos de cooperação, no âmbito da dinamização do aspirante Geoparque Oeste, da sua estrutura de gestão e da sua candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO.

• Formalizada passagem pela Serra de Montejunto do Rally de Lisboa

O Município do Cadaval formalizou, no passado dia 20, com o Clube de Promoção de Karting e Automobilismo, o regresso da mítica classificativa do Montejunto, no âmbito do Rally de Lisboa, que acontece nos próximos dias 26 e 27 de junho. Em Montejunto, a passagem acontece dia 27 de junho, cerca das 15h00, ainda com condições de assistência por definir.

• Junta de Freguesia de Alguber implementa miradouro-baloiço na Serra de Todo-o-Mundo

A Junta de Freguesia de Alguber informa que abriu a 21 de maio, ao público interessado, o Miradouro-baloiço da Serra de Todo-o-Mundo, no intuito de proporcionar uma área temática onde a paisagem, história e património se aliam num convite à visita daquela serra.

• Aberta participação pública para projeto de recuperação do espaço do Moinho da Forca

Está aberto, durante o mês de maio, o período de envio de contributos para o futuro projeto de recuperação e valorização do miradouro e parque verde do Moinho da Forca, no Cadaval. Para o efeito, os serviços elaboraram um programa preliminar, mas, à semelhança do que aconteceu em 2016 com o Parque Radical, a Câmara Municipal solicita a participação pública na elaboração deste projeto.

• Cadaval integra o projeto Geoparque Oeste

O Cadaval formalizou recentemente a sua adesão ao Geoparque Oeste, projeto conjunto de seis municípios que se juntaram e têm desenvolvido esforços no sentido da criação de um parque deste tipo em território comum aos municípios promotores: Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras.

• Tertúlia online “Conversas de Carnaval” juntou 25 participantes

A tertúlia online “Conversas de Carnaval” foi a forma que o Município do Cadaval encontrou de marcar, no passado dia 14, uma festividade que nos últimos anos ganhou um novo fulgor no Concelho. A iniciativa contou com a participação de representantes de quase todos os grupos de foliões do passado ano, bem como da organização e entidades parceiras, no total de 25 intervenientes.

• Abertas candidaturas a programa de apoio à produção nacional

A OesteCIM – Comunidade Intermunicipal tem abertas, até 31 de março, as candidaturas ao Programa de Apoio à Produção Nacional (Base Local), que vai apoiar micro e pequenas empresas da região Oeste, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

• Abertas candidaturas para dois concursos na área do Turismo

O Turismo Centro de Portugal comunica que estão abertas, até dia 15 de março, candidaturas para dois concursos na área do Turismo, um de empreendedorismo e outro de cariz académico. As inscrições podem ser feitas online.