Notícias do Cadaval - Turismo

• Inscrições abertas para participação no Mercado de Natal de Artesanato e Produtos Locais

Estão abertas, até próximo dia 30, inscrições para o Mercado de Natal de Artesanato e Produtos Locais, a decorrer na vila do Cadaval (Praça da República), nos dias 13 e 20 de dezembro. O objetivo da iniciativa é dinamizar o comércio de rua no centro da vila e permitir a artesãos e produtores locais venderem os seus produtos.

• Município organiza concursos “Natal à Mesa” e “Natal é no Comércio Tradicional”

Este Natal, os restaurantes do Concelho ganharam um concurso próprio, designado “Natal à Mesa”, devido à conjuntura pandémica e à relevância de apoiar a restauração. Por seu turno, os estabelecimentos comerciais da vila voltam a contar com o “Natal é no Comércio Tradicional”, concurso que no futuro se pretende alargar a todo o Concelho. O Município tem inscrições abertas para ambos até dia 20 de novembro.

• Câmara Municipal delibera suspender a edição deste ano da Festa das Adiafas

A um mês da data inicialmente agendada para o arranque, e após informar os habituais participantes, a Câmara Municipal torna pública a deliberação de suspender a realização da Festa das Adiafas e eventos conexos, previstos para o ano 2020. O motivo da não realização do certame no corrente ano prende-se com a situação pandémica de Covid-19 que ainda vivenciamos.

• Exposição "Memórias da Minha Escola" assinala Mês da Alfabetização, no Cadaval (c/vídeo)

“Memórias da Minha Escola” é o nome da exposição patente na Biblioteca Municipal do Cadaval, de 8 a 30 de setembro, numa iniciativa que pretende assinalar o Mês da Alfabetização e das Literacias. Visite!

• Cadaval e Alenquer promovem "À descoberta da natureza na Serra de Montejunto"

Durante o mês de julho celebra-se o 21.º aniversário da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto e, para assinalar este marco, os Municípios do Cadaval e de Alenquer estão a promover, conjuntamente, a iniciativa “Virtual BioBlitz – À Descoberta da Natureza na Serra de Montejunto”. Saiba mais e participe!

• Selo "Estabelecimento Clean & Safe” distingue condições de segurança das empresas

Potenciando a retoma do setor, o Turismo de Portugal lançou, recentemente, o selo "Estabelecimento Clean & Safe" para as empresas do setor do turismo que pretendam ver reconhecido o seu esforço de cumprimento das recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação dos espaços com o novo coronavírus. A medida inclui também empresas de restauração e bares.

• Obras: consignada empreitada que irá valorizar Real Fábrica do Gelo

Foi hoje, dia 1 de junho, consignada a empreitada "Conservação, restauro e arquitetura paisagística da Real Fábrica do Gelo da Serra do Montejunto", arrancando, em breve, a obra neste importante marco patrimonial do nosso concelho, classificado Monumento Nacional.

• Cadaval na rota do turismo acessível e inclusivo

No seguimento da adesão do Município, no passado ano, ao projeto AcessTUR – Centro de Portugal, os equipamentos turístico-culturais do Concelho passaram já a constar de um site/aplicação móvel sobre turismo acessível – TUR4all. Mais do que uma finalidade de promoção do turismo numa plataforma de amplitude mundial, esta iniciativa visa promover e incrementar o turismo acessível e inclusivo.

• Cadaval mostra-se na capital, de 4 a 8 de dezembro

O Cadaval volta a participar na iniciativa “Vinhos de Lisboa na Rua Augusta”, de 4 a 8 de dezembro, mostra intermunicipal de produtos regionais que se divide em duas ações promocionais anuais na capital portuguesa. A par dos vinhos, o Concelho exibe o que de melhor tem ao nível dos produtos endógenos. Visite!

• Festa das Adiafas volta a homenagear final das colheitas e a potenciar economia

De 19 a 27 de outubro, o Cadaval volta a celebrar o final das colheitas e a estimular o desenvolvimento económico, mediante a tradicional “Festa das Adiafas”. O certame inclui gastronomia, exposições, espetáculos gratuitos, e animação variada. Contempla, invariavelmente, o Festival Nacional do Vinho Leve – 18ª Edição, e volta a eleger a Miss Adiafas. Junte-se à festa!

• Exposição fotográfica “Perspetivas” patente até 26 de outubro, no Moinho das Castanholas

Encontra-se ainda patente, até dia 26, no Moinho das Castanholas, a Exposição Fotográfica “Perspetivas”, da autoria de Duarte Henriques, a qual abriu ao público no passado dia 5. A mostra reúne fotografia e texto, que abordam lugares do nosso país descobertos e registados pelo autor. A não perder, visite!