Notícias do Cadaval - Educação

• Lénia Rufino apresenta livro na Biblioteca Municipal, no próximo sábado

No âmbito da Primavera de Livros, a Biblioteca Municipal recebe, no próximo sábado, dia 30, pelas 15h00, a apresentação do livro “O Lugar das Árvores Tristes”, de Lénia Rufino. A anteceder esta atividade, a Praça da República acolhe, no mesmo dia, pelas 09h30, mais uma edição da Feira do Livro Solidária, a decorrer até às 12h30. Pelas 10h00, no mesmo local, acontece a animação “Vendedora de Sonhos”. Participe!

• Biblioteca Municipal promoveu entrega do 3.º Prémio Literário Fernanda Botelho

A Biblioteca Municipal foi palco, no passado dia 23, da entrega do 3.º Prémio Literário Fernanda Botelho e lançamento da respetiva Antologia de Contos. A atividade ficou enquadrada na Primavera de Livros, iniciativa camarária de promoção do livro e da leitura. Recorde-se que nesta edição o galardão contou com uma adesão recorde, com mais de 1100 participantes, concorrendo de dentro e fora do país.

• Município promove formação em alimentação saudável no contexto escolar

Decorreu, a 18 de abril, uma ação de formação sobre alimentação saudável em contexto escolar, destinada, sobretudo, a promover o aumento da literacia da comunidade educativa em relação à Diabetes. A sessão envolveu a participação de um grupo de 30 funcionárias da autarquia que desenvolvem a sua atividade na educação pré-escolar e 1.º ciclo do Concelho.

• Isabel Pereira Rosa apresentou livro “Foz – Uma história da pandemia” na Biblioteca Municipal

Decorreu recentemente, na Biblioteca Municipal, a apresentação do nono livro de Isabel Pereira Rosa – escritora e antiga professora natural da Tojeira (Vilar) – intitulado «Foz: uma história da pandemia». A iniciativa integrou-se na Primavera de Livros, evento de incentivo à leitura a acontecer no Cadaval entre abril e maio.

• Município assinalou simbolicamente Semana da Floresta

Para assinalar simbolicamente a Semana da Floresta 2022, num ano em que a pandemia ainda teima em não dar tréguas, o Município, em articulação com o Agrupamento de Escolas, proporcionou, entre 21 de março a 8 de abril, um conjunto de ações de sensibilização centradas na plantação de árvores pelas diferentes escolas do Concelho, totalizando cerca de 30 plantações realizadas.

• Município assinala simbolicamente Semana da Floresta

Para assinalar simbolicamente a Semana da Floresta 2022, num ano em que a pandemia ainda teima em não dar tréguas, o Município, em articulação com o Agrupamento de Escolas, irá proporcionar, de 21 a 25 de março, um conjunto de ações de sensibilização centradas na plantação de árvores pelas diferentes escolas do Concelho, no total de 23 plantações a realizar.

• Município assinala Carnaval de forma simbólica

Para assinalar simbolicamente o Carnaval, o Município do Cadaval promove, a partir de dia 25, alguns momentos que pretendem não deixar passar em branco uma festividade que havia crescido no Concelho antes de se instalar a pandemia.

• Rede Cultura 2027 promove concurso "Gentes e Lugares"

Encontra-se em marcha o concurso "Gentes e Lugares", uma iniciativa da Rede Cultura 2027 que pretende envolver toda a comunidade estudantil na divulgação de pessoas e lugares que marcam o território dos 26 municípios da rede, à qual o Cadaval pertence.

• "Cadaval a Compostar" promove ações e distribui compostores no Concelho

No âmbito do projeto «Biobairros – da terra à Terra – Cadaval a Compostar» e no intuito de reduzir os resíduos em aterro, o Município vai realizar, a partir de 14 de março, um rol de 20 ações de sensibilização por todo o território, bem como distribuir 400 compostores domésticos e instalar, na sede de concelho, dois compostores comunitários.

• Força Aérea abre 90 vagas para jovens em regime de contrato

A Força Aérea Portuguesa informa que tem abertas, até dia 4 de fevereiro, candidaturas para ocupação de 90 vagas nas categorias de Oficiais e Praças em regime de contrato. A mesma entidade convida, assim, os jovens a terem um futuro e uma carreira militar aliciantes e desafiadores.

• CPCJ Cadaval: «A aposta deverá ser sempre na Prevenção Primária»

Em fase de balanço, a CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Cadaval avança que a taxa de execução do seu plano de atividades de 2021 rondou os 80 por cento, o que, face aos tempos de pandemia, considera um excelente resultado. Carlos Pereira faz um ponto de situação da ação da CPCJ do Cadaval e levanta o véu sobre atividades futuras.

• ORÇAMENTO
    PARTICIPATIVO 2022