Notícias do Cadaval - Educação

• Biblioteca Municipal: 11 anos a funcionar no atual edifício, junto ao parque de lazer

A Biblioteca Municipal do Cadaval completou, a 19 de setembro, onze anos de reinstalação no atual edifício, um equipamento que veio colmatar uma lacuna até então verificada no Concelho, possibilitando fomentar o acesso local à cultura e ao conhecimento.

• Pessoal auxiliar e docente esclarecido sobre plano de contingência escolar

O Município, em articulação com o Agrupamento de Escolas, promoveu, na passada sexta-feira, no pavilhão gimnodesportivo municipal, um encontro com pessoal auxiliar e algum pessoal docente do Concelho. Na reunião esteve representada a Unidade de Saúde Pública da ACES Oeste Sul, que alertou os presentes para a importância dos planos de contingência neste regresso do ano escolar em época de pandemia.

• Programa de artes levou “Fernanda Botelho” a estudantes do Cadaval

Foi implementado no Cadaval, durante o ano letivo 2019/2020, o Programa das Artes Fernanda Botelho, criado e dinamizado pela Associação Gritos da Minha Dança junto dos alunos do 3.º Ciclo e do Secundário do Agrupamento de Escolas do Cadaval. O programa conta com a colaboração da Câmara Municipal, através do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – Aluno ao Centro.

• Inscrições em transportes escolares do 2.º ciclo ao secundário abrem segunda-feira

A Câmara Municipal informa que as inscrições para os Transportes Escolares, do segundo ciclo ao secundário, estarão abertas de 29 de junho a 31 de julho, podendo ser feitas online ou presencialmente.

• Inscrições nas Atividades de Tempos Livres arrancam esta segunda-feira

Arrancam esta segunda-feira, dia 8 de junho, as inscrições no primeiro período de Atividades de Tempos Livres para as férias de verão, destinadas a crianças dos 3 aos 10 anos de idade. A Autarquia pretende, com esta iniciativa, colmatar a necessidade de algumas famílias retomarem a sua atividade laboral.

• Município efetuou entrega de 143 tablets, seis computadores e 100 acessos de internet

Para facilitar o ensino à distância da atual conjuntura, o Município providenciou, como abordado aqui anteriormente, a entrega ao Agrupamento de Escolas do Cadaval de um total de 143 tablets, 6 computadores e 100 acessos de internet, a serem distribuídos por levantamento na sede do mesmo.

• Serviços de Apoio à Família: Inscrições decorrem entre 18 de maio e 30 de junho

Informa-se que as inscrições nos Serviços de Apoio à Família para o ano letivo 2020/2021 decorrerão de 18 de maio a 30 de junho, realizando-se de forma não presencial, nos termos do Comunicado Oficial disponível no corpo desta notícia.

• Câmara implementa medidas de mitigação dos impactos da pandemia

Depois de, no início de abril, ter aprovado um rol de medidas de mitigação dos impactos da pandemia COVID-19, a Câmara aprovou no dia 21, em reunião por videoconferência, três regulamentos que estabelecem as regras de acesso a três desses apoios. As medidas têm por meta a recuperação de famílias, instituições e empresas do Concelho, vindo juntar-se a outras iniciativas em curso, ao nível da prevenção e resposta.

• Fornecimento de meios de ensino à distância abrangerá alunos subsidiados com essa necessidade

No seguimento de uma primeira fase de fornecimento de meios, para assegurar o ensino à distância, a alunos subsidiados do 1.º ciclo e sinalizados como tendo essa carência, o Município decidiu, entretanto, envidar esforços para que a medida abranja os estudantes subsidiados de todos os níveis de ensino concelhio, do 1.º ao 12.º ano com essa carência verificada.

• COVID-19: Cadaval sem casos, mas em prontidão de resposta

Num primeiro balanço às medidas de prevenção e resposta à pandemia COVID-19, o Cadaval mantém-se alerta, estando o enfoque a fazer-se essencialmente na prevenção e no apoio social. A nível epidemiológico, o Concelho não regista, à data, qualquer caso confirmado, estando, no entanto, sete pessoas em vigilância ativa. A segurança de todos depende de si. Mantenha-se em casa e afaste-se do perigo!

• Carnaval do Cadaval com inscrições abertas para grupos e carros alegóricos

Mantêm-se abertas as inscrições para o Carnaval do Cadaval, designadamente para a participação de grupos nos corsos de domingo e terça-feira. A festividade, que decorrerá entre 21 e 25 de fevereiro, incluirá, além do corso principal, o habitual desfile escolar, baile de máscaras e estreia do espetáculo de revista “É Gente Gira, com certeza!”. Junte-se à diversão, participe!