Notícias do Cadaval - Educação

• CMC promoveu exercícios de evacuação nos estabelecimentos de ensino do Concelho

A Câmara Municipal promoveu, recentemente, exercícios de evacuação nos edifícios escolares do Concelho, com a finalidade de testar os meios e os procedimentos de evacuação. O balanço da atividade foi considerado bastante positivo, tendo envolvido ativamente toda a comunidade escolar.

• Semana Floresta levou 1400 participantes à Serra de Montejunto

Decorreu, entre 28 de março e 5 de abril, a 18ª Semana da Floresta, iniciativa que levou à Serra de Montejunto um total de 1400 participantes, designadamente crianças do pré-escolar e primeiro ciclo dos concelhos do Cadaval e de Alenquer. A iniciativa voltou a conjugar a teatralização de uma estória infantil com um rol de atividades lúdicas no intuito de ligar as crianças à serra, sensibilizando-as para a preservação da floresta e do ecossistema.

• Primavera de Livros abre com “O Poder dos Adolescentes”, no Cadaval

Realiza-se no próximo domingo, 7 de abril, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal, a Apresentação do Livro “O Poder dos Adolescentes”, do escritor Rui Melo. Trata-se da primeira sessão da “Primavera de Livros”, iniciativa que o Município organiza anualmente, abarcando um conjunto de atividades de incentivo à leitura e de promoção do acesso à cultura.

• Carnaval atingiu maior afluência de sempre, no Cadaval

O Carnaval já lá vai, mas falta registar que se tratou de um ano que, apesar do tempo ter inviabilizado a passagem do corso na terça-feira, traduziu-se numa das edições mais participadas de sempre. O corso de domingo terá rondado cerca de 1.000 foliões, enquanto o desfile escolar juntou cerca de 1.100 participantes. Até para o ano!

• Artista cadavalense “Lumavie” expõe Artesanato Contemporâneo, na Biblioteca

Abre oficialmente no próximo sábado, dia 9 de fevereiro, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal, a Exposição de Artesanato Contemporâneo, pela autora cadavalense “Lumavie” – Luísa Maria Vieira. A inédita mostra ficará patente ao público até dia 1 de março. Visite!

• Comemorações do Feriado Municipal contarão com dois dias festivos

Realizam-se, nos próximos dias 12 e 13 de janeiro, as comemorações do 121.º Aniversário da Restauração do Concelho com um programa particularmente diversificado, onde predominam iniciativas de cariz cultural, entre outras de âmbito diverso. Consulte programa e junte-se às comemorações!

• Cadaval discutiu "Avaliação do Potencial de Mudança nas Famílias"

Teve lugar, no passado dia 27 de outubro, no auditório da Câmara Municipal, a ação formativa “Avaliação do Potencial de Mudança nas Famílias”, tendo contado com meia centena de participantes, sobretudo profissionais do setor. A sessão visou, essencialmente, adequar a intervenção técnica aos diferentes modelos familiares existentes.

• Dia dos Avós juntou crianças e idosos em tarde de animação, no Cadaval (c/vídeo)

Conciliando os projetos “Envelhecer Vivendo” e “Férias na Escola”, teve lugar, no passado dia 26 de julho, no Cadaval, a comemoração do Dia Mundial dos Avós, iniciativa que juntou um total de 140 participantes, em particular idosos institucionalizados e crianças do concelho.

• Inscrições no 2.º Prémio Literário Fernanda Botelho terminam dia 31

Encontram-se a decorrer, até final do mês, as inscrições para o 2.º Prémio Literário Fernanda Botelho, direcionado à modalidade “conto”, numa organização conjunta da Biblioteca Municipal do Cadaval e Associação Gritos da Minha Dança. Esta segunda edição, formalmente apresentada em abril no âmbito da Primavera de Livros, é aberta a participantes adultos, mas contempla também, pela primeira vez, uma categoria para participação juvenil.

• Educação na atualidade foi tema de colóquio, no Cadaval

Decorreu a 20 de junho, na Biblioteca Municipal, um colóquio que abordou a educação na atualidade, tendo como orador o neuropsicólogo Nuno Colaço. Tratou-se de mais uma sessão promovida pelo programa Contrato Local de Desenvolvimento Social do Cadaval, em parceria com o Município do Cadaval e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Cadaval, inserida na iniciativa “Etapas – Conversas Com Pais”.

• Inscrições nas “Férias da Escola – 2ª Fase” abertas de 25 de junho a 6 de julho

Decorrem na Câmara Municipal, entre 25 de junho e 6 de julho, as inscrições para o segundo período de atividades do programa “Férias na Escola” do corrente ano letivo. A iniciativa é dirigida a crianças entre os três e os 12 anos que tenham frequentado estabelecimentos de ensino locais.