Notícias do Cadaval - Educação

• COVID-19: Cadaval sem casos, mas em prontidão de resposta

Num primeiro balanço às medidas de prevenção e resposta à pandemia COVID-19, o Cadaval mantém-se alerta, estando o enfoque a fazer-se essencialmente na prevenção e no apoio social. A nível epidemiológico, o Concelho não regista, à data, qualquer caso confirmado, estando, no entanto, sete pessoas em vigilância ativa. A segurança de todos depende de si. Mantenha-se em casa e afaste-se do perigo!

• Carnaval do Cadaval com inscrições abertas para grupos e carros alegóricos

Mantêm-se abertas as inscrições para o Carnaval do Cadaval, designadamente para a participação de grupos nos corsos de domingo e terça-feira. A festividade, que decorrerá entre 21 e 25 de fevereiro, incluirá, além do corso principal, o habitual desfile escolar, baile de máscaras e estreia do espetáculo de revista “É Gente Gira, com certeza!”. Junte-se à diversão, participe!

• Alunos do Concelho participam na ação “A nossa casa é um planeta”

A vila do Cadaval recebeu, no dia 21, a atividade “A nossa casa é um planeta”, inserida no programa “Ecovalor”. A ação de educação ambiental envolveu mais de 200 alunos do Concelho e baseou-se numa inovadora projeção de filmes em cúpula insuflável, montada dentro do pavilhão João Corrêa.

• Feriado Municipal: mérito escolar foi uma de várias distinções

As comemorações do Feriado Municipal, desenroladas entre os dias 11 e 13, puseram acento tónico na atribuição de diversas distinções, com ênfase nos prémios municipais de mérito escolar e mérito desportivo. O 122.º Aniversário da Restauração do Concelho incluiu, para além disso, atividades de cariz cultural e também desportivo.

• Bolsas para o Ensino Superior com candidaturas abertas

Está em curso, de 11 a 29 de novembro, o período de candidaturas para atribuição de bolsas de estudo para o ensino superior, por parte do Município do Cadaval. A iniciativa, de periodicidade anual, pretende incentivar o prosseguimento dos estudos por alunos do concelho com menores recursos económicos.

• “Frutus” dá a conhecer setor frutícola a público infantil

A estação fruteira Frutus iniciou, recentemente, um programa de visitas para alunos de 1.º ciclo, no intuito de dar a conhecer o setor frutícola, ao nível da produção, armazenamento, embalamento e expedição de peras e maçãs. A iniciativa destina-se a proporcionar às crianças contacto com este pilar importante da economia local.

• Requalificação e modernização da EB e Secundária do Cadaval já em execução

Encontra-se a decorrer, previsivelmente até início de setembro, a empreitada de requalificação e modernização da Escola Básica e Secundária do Cadaval, cuja adjudicação rondou os 241 mil euros, valor com comparticipação aprovada. A melhoria de instalações e condições gerais visa contribuir para o aumento do sucesso escolar.

• Mostra de Projetos “Empreendedorismo na Escola” patente no átrio da Câmara

Está patente até 26 de julho, no átrio do edifício dos Paços do Concelho, a 4ª Mostra de Projetos “Empreendedorismo na Escola”, que reúne 14 projetos desenvolvidos pelos alunos do Agrupamento de Escolas do Cadaval, no âmbito dos concursos regional e municipal “Empreendedorismo na Escola” 2018/19. Na vertente regional, as escolas da Murteira e Painho alcançariam dois dos três primeiros lugares atribuídos.

• Cadavalense Isabel Pereira Rosa fala da doença de Parkinson no seu último livro

O auditório dos Paços do Concelho foi recentemente palco da apresentação do novo romance da escritora conterrânea Isabel Pereira Rosa, intitulado “Parkinson, meu amor”. O novo trabalho da autora natural da Tojeira, para além de uma história de amor, é já considerado um manual da doença de Parkinson e uma reflexão sobre a condição humana.

• Sónia Costa, Psicóloga do Agrupamento de Escolas, apresenta livro infantil, na Biblioteca

Realiza-se no próximo dia 27 de abril (sábado), pelas 15h30, na Biblioteca Municipal do Cadaval, a apresentação do livro “A Bailarina Bia”, da autoria de Sónia Costa, psicóloga do Agrupamento de Escolas do Cadaval. Trata-se de mais um encontro literário promovido no âmbito da “Primavera de Livros”, evento que acolheu, no passado dia 14, o escritor Nuno Amado. Participe, assista!

• CMC promoveu exercícios de evacuação nos estabelecimentos de ensino do Concelho

A Câmara Municipal promoveu, recentemente, exercícios de evacuação nos edifícios escolares do Concelho, com a finalidade de testar os meios e os procedimentos de evacuação. O balanço da atividade foi considerado bastante positivo, tendo envolvido ativamente toda a comunidade escolar.