Notícias do Cadaval - Educação

• Bolsas para o Ensino Superior com candidaturas abertas

Está em curso, de 11 a 29 de novembro, o período de candidaturas para atribuição de bolsas de estudo para o ensino superior, por parte do Município do Cadaval. A iniciativa, de periodicidade anual, pretende incentivar o prosseguimento dos estudos por alunos do concelho com menores recursos económicos.

• “Frutus” dá a conhecer setor frutícola a público infantil

A estação fruteira Frutus iniciou, recentemente, um programa de visitas para alunos de 1.º ciclo, no intuito de dar a conhecer o setor frutícola, ao nível da produção, armazenamento, embalamento e expedição de peras e maçãs. A iniciativa destina-se a proporcionar às crianças contacto com este pilar importante da economia local.

• Requalificação e modernização da EB e Secundária do Cadaval já em execução

Encontra-se a decorrer, previsivelmente até início de setembro, a empreitada de requalificação e modernização da Escola Básica e Secundária do Cadaval, cuja adjudicação rondou os 241 mil euros, valor com comparticipação aprovada. A melhoria de instalações e condições gerais visa contribuir para o aumento do sucesso escolar.

• Mostra de Projetos “Empreendedorismo na Escola” patente no átrio da Câmara

Está patente até 26 de julho, no átrio do edifício dos Paços do Concelho, a 4ª Mostra de Projetos “Empreendedorismo na Escola”, que reúne 14 projetos desenvolvidos pelos alunos do Agrupamento de Escolas do Cadaval, no âmbito dos concursos regional e municipal “Empreendedorismo na Escola” 2018/19. Na vertente regional, as escolas da Murteira e Painho alcançariam dois dos três primeiros lugares atribuídos.

• Cadavalense Isabel Pereira Rosa fala da doença de Parkinson no seu último livro

O auditório dos Paços do Concelho foi recentemente palco da apresentação do novo romance da escritora conterrânea Isabel Pereira Rosa, intitulado “Parkinson, meu amor”. O novo trabalho da autora natural da Tojeira, para além de uma história de amor, é já considerado um manual da doença de Parkinson e uma reflexão sobre a condição humana.

• Sónia Costa, Psicóloga do Agrupamento de Escolas, apresenta livro infantil, na Biblioteca

Realiza-se no próximo dia 27 de abril (sábado), pelas 15h30, na Biblioteca Municipal do Cadaval, a apresentação do livro “A Bailarina Bia”, da autoria de Sónia Costa, psicóloga do Agrupamento de Escolas do Cadaval. Trata-se de mais um encontro literário promovido no âmbito da “Primavera de Livros”, evento que acolheu, no passado dia 14, o escritor Nuno Amado. Participe, assista!

• CMC promoveu exercícios de evacuação nos estabelecimentos de ensino do Concelho

A Câmara Municipal promoveu, recentemente, exercícios de evacuação nos edifícios escolares do Concelho, com a finalidade de testar os meios e os procedimentos de evacuação. O balanço da atividade foi considerado bastante positivo, tendo envolvido ativamente toda a comunidade escolar.

• Semana Floresta levou 1400 participantes à Serra de Montejunto

Decorreu, entre 28 de março e 5 de abril, a 18ª Semana da Floresta, iniciativa que levou à Serra de Montejunto um total de 1400 participantes, designadamente crianças do pré-escolar e primeiro ciclo dos concelhos do Cadaval e de Alenquer. A iniciativa voltou a conjugar a teatralização de uma estória infantil com um rol de atividades lúdicas no intuito de ligar as crianças à serra, sensibilizando-as para a preservação da floresta e do ecossistema.

• Primavera de Livros abre com “O Poder dos Adolescentes”, no Cadaval

Realiza-se no próximo domingo, 7 de abril, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal, a Apresentação do Livro “O Poder dos Adolescentes”, do escritor Rui Melo. Trata-se da primeira sessão da “Primavera de Livros”, iniciativa que o Município organiza anualmente, abarcando um conjunto de atividades de incentivo à leitura e de promoção do acesso à cultura.

• Carnaval atingiu maior afluência de sempre, no Cadaval

O Carnaval já lá vai, mas falta registar que se tratou de um ano que, apesar do tempo ter inviabilizado a passagem do corso na terça-feira, traduziu-se numa das edições mais participadas de sempre. O corso de domingo terá rondado cerca de 1.000 foliões, enquanto o desfile escolar juntou cerca de 1.100 participantes. Até para o ano!

• Artista cadavalense “Lumavie” expõe Artesanato Contemporâneo, na Biblioteca

Abre oficialmente no próximo sábado, dia 9 de fevereiro, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal, a Exposição de Artesanato Contemporâneo, pela autora cadavalense “Lumavie” – Luísa Maria Vieira. A inédita mostra ficará patente ao público até dia 1 de março. Visite!