Notícias do Cadaval - Educação

• Inscrições abertas para Programa OTL de Curta Duração

O Instituto Português do Desporto e Juventude tem abertas inscrições, para jovens dos 12 aos 17 anos, na modalidade de Curta Duração do Programa OTL - Ocupação de Tempos Livres, no intuito de proporcionar a ocupação saudável das férias de verão. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até três dias antes do início da atividade.

• Candidaturas ao Prémio Cidadania Jovem abertas até 30 de junho

Terminam a 30 de junho as candidaturas para o Prémio Cidadania Jovem, que pretende reconhecer e valorizar o envolvimento cívico dos jovens e a sua participação ativa na comunidade. As candidaturas devem evidenciar ações ou práticas de envolvimento cívico e participação ativa na comunidade, desenvolvidas por um jovem ou grupo de jovens.

• Município promove sessões de apresentação do “Kit Básico de Saúde Mental”

O Município irá promover, proximamente, um conjunto de sessões de apresentação do “Kit Básico de Saúde Mental”, vocacionadas para diversas entidades concelhias. A iniciativa decorre da recente integração, por parte da Câmara Municipal, do Programa de Capacitação de Dinamizadores Locais, constituindo, até ao momento, o único município do Oeste aderente.

• Grupo de professores visitou Casa-Memória Fernanda Botelho, na Vermelha

Decorreu, no passado dia 22, uma visita à Casa-Memória Fernanda Botelho, que foi vocacionada para docentes e que pôs termo à Semana das Artes Fernanda Botelho, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas do Cadaval e da Associação Gritos da Minha Dança, com o apoio do Município do Cadaval.

• Município e Valorsul entregam "ecobags" à Escola Básica e Secundária do Cadaval

O Município do Cadaval entregou, no passado dia 18, com o apoio da Valorsul, um total de 60 “ecobags” ao Agrupamento de Escolas do Cadaval, no intuito de equipar as salas de aula da Escola Básica e Secundária do Cadaval com aqueles recipientes de reciclagem.

• Programa de Artes Fernanda Botelho leva estudantes do Cadaval ao teatro, em Lisboa

No âmbito da Semana das Artes Fernanda Botelho e do Programa de Artes homónimo, um grupo de alunos cadavalenses deslocou-se, no passado dia 16 de maio, ao Teatro Taborda (Lisboa), para travar contacto com a companhia residente “Teatro da Garagem” e assistir à estreia de uma peça. A iniciativa enquadrou-se no âmbito da oficina de teatro que frequentaram no Cadaval.

• Exposição estudantil em evidência, na Semana das Artes Fernanda Botelho

Está patente até dia 11 de junho, na Biblioteca Municipal, a exposição “Coordenadas do lugar íntimo”, inaugurada no passado dia 9, aquando da abertura da Semana das Artes Fernanda Botelho, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas e da Associação Gritos da Minha Dança, com o apoio camarário. Mostra patente ao abrigo das regras da DGS. Visite!

• Escuteiros de Alguber e Vilar adaptaram-se à pandemia e prosseguem atividade

A pandemia condicionou naturalmente o trabalho escutista, sendo que no Concelho isso não foi diferente. No entanto, o espírito de união, apanágio deste movimento, não se fez rogado e adaptou-se às circunstâncias. Escuteiros de Alguber e Vilar esperam agora rapidamente retomar a normalidade das suas atividades.

• Centro Europe Direct sediado no Cadaval passou a abranger 36 concelhos

O EDOLMT - Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo​, sediado no Cadaval, passou, desde o passado dia 1 de maio, a incluir a região Médio Tejo na sua área de intervenção, passando, assim, a atuar em 36 concelhos. Os centros de informação europeia "Europe Direct" mantêm-se como uma das principais plataformas de ligação da União Europeia aos cidadãos europeus.

• Workshop "Monitores Amigos do Sol" com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições gratuitas para o Workshop “Monitores Amigos do Sol”, que visa capacitar os técnicos de um maior conhecimento sobre a temática dos riscos para a saúde de uma exposição solar intensa ou desadequada. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, com duas sessões online e uma presencial.

• Semana das Artes Fernanda Botelho realiza-se no Cadaval

Tem início a 9 de maio, pelas 15h00, a Semana das Artes Fernanda Botelho, com a inauguração (em live streaming no Facebook) da exposição “Coordenadas do lugar íntimo”, patente na Biblioteca Municipal até dia 11 de junho. Dela fazem parte os trabalhos que têm vindo a ser realizados pelos alunos do 1.º e 3.º ciclos do Agrupamento de Escolas do Cadaval, no âmbito do Programa das Artes Fernanda Botelho.