Notícias do Cadaval - Ação Social & Saúde

• 43ª Colheita de Sangue realiza-se este sábado de manhã

O Município promove este sábado, dia 14 de novembro, entre as 09h00 e as 12h30, a 43ª Colheita de Sangue do Cadaval, no edifício-sede da Junta da União de Freguesias do Cadaval e Pero Moniz. Trata-se de uma parceria da Câmara Municipal com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação. Participe!

• Cadaval passa a estar plenamente provido de médicos de família

O Cadaval passa, dia 2 de novembro, a estar plenamente provido de médicos de família, com a entrada em funções de mais dois novos profissionais. Após a mudança do centro de saúde para as novas instalações, em março de 2019, esta era a principal preocupação ao nível dos cuidados de saúde primários no Concelho. O próximo passo será prover a unidade de profissionais de enfermagem em número suficiente.

• Uso de máscara passa amanhã a ser obrigatório na via pública

A partir de amanhã, quarta-feira, dia 28, passa a ser obrigatório o uso de máscara, pelo prazo de 70 dias, "por pessoas com idade superior a 10 anos para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas sempre que o distanciamento físico, recomendado pelas autoridades de saúde, se mostre impraticável".

• Câmara volta a prorrogar medidas de apoio no âmbito da pandemia

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, em reunião do órgão executivo ocorrida na passada terça-feira, dia 6, uma nova prorrogação, até fim do corrente ano, de duas das medidas inerentes ao pacote de apoio implementado em abril, como forma de ajudar famílias, empresas e setor social do Concelho a suportarem o impacto social e económico da pandemia Covid-19.

• Plano da Saúde para o outono-inverno disponibilizado pela Direção-Geral da Saúde

A Direção-Geral da Saúde disponibilizou recentemente, para consulta pelos interessados, o Plano da Saúde para o outono-inverno 2020-21, vocacionado para responder à evolução pandémica e aos restantes cuidados de saúde. O documento pode ser acedido aqui, no site municipal.

• Pessoal auxiliar e docente esclarecido sobre plano de contingência escolar

O Município, em articulação com o Agrupamento de Escolas, promoveu, na passada sexta-feira, no pavilhão gimnodesportivo municipal, um encontro com pessoal auxiliar e algum pessoal docente do Concelho. Na reunião esteve representada a Unidade de Saúde Pública da ACES Oeste Sul, que alertou os presentes para a importância dos planos de contingência neste regresso do ano escolar em época de pandemia.

• Cadaval sensibilizou para a prevenção e controlo de Covid-19 durante a apanha da fruta

O Município promoveu, na noite de 4 de agosto, no pavilhão João Corrêa (Cadaval), uma ação de sensibilização para a prevenção e controlo da infeção Covid-19 durante a época das colheitas. A sessão, organizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, teve dinamização a cargo da Unidade de Saúde Pública e reuniu mais de uma centena de profissionais do setor.

• «No Cadaval, as pessoas têm tido um comportamento cívico adequado» (c/vídeo)

Gilberto Guimarães falou recentemente à Revista Municipal, na rubrica “Parar Pra Conversar”, em resultado de a Unidade de Cuidados de Saúde Primários do Cadaval ter completado um ano a funcionar nas novas instalações. O médico do centro de saúde cadavalense faz-nos um balanço de atividade do equipamento que coordena, assim como um ponto de situação da pandemia. (Aceda aqui à videoentrevista)

• Câmara prorroga medidas de apoio a famílias e empresas até 30 de setembro

A Câmara Municipal prorrogou recentemente, até 30 de setembro, algumas das principais medidas temporárias de apoio, iniciativa que veio contribuir para ajudar as famílias, o setor social e as empresas a suportar o impacto social e económico da pandemia Covid-19.

• 42ª Colheita de Sangue incluirá campanha de recolha de medula a favor do DJ Magazino

O Município promove dia 18 de julho (sábado), entre as 09h00 e as 13h00, a 42ª Colheita de Sangue do Cadaval, no edifício-sede da Junta da União de Freguesias do Cadaval e Pero Moniz. Esta sessão contará, também, com uma campanha de inscrição de dadores de medula óssea, com enfoque em ajudar o músico português DJ Magazino a recuperar de uma leucemia. Participe, venha dar sangue!

• Ajuda alimentar camarária contemplou perto de 340 munícipes, em maio

No âmbito da ajuda alimentar camarária, foram apoiadas este mês 312 pessoas economicamente vulneráveis, através do reforço dos habituais cabazes, com carne, peixe e fruta. A autarquia atribuiu ainda, em maio, 25 cabazes completos a idosos sinalizados.