Notícias do Cadaval - Ação Social & Saúde

• CPCJ do Cadaval volta a abordar maus tratos na infância e juventude

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Cadaval promove, dia 30 de outubro, das 9h30 às 17h, no cineauditório Valentina de Abreu (Cadaval), a conferência "Maus Tratos na Infância e Juventude - II Módulo". Para tal, volta a contar com a intervenção da psicopedagoga Fátima Duarte, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens. A iniciativa é presencial e de participação gratuita. Inscreva-se online!

• Formação em Voluntariado com inscrições abertas

A Confederação Portuguesa de Voluntariado irá promover, nos próximos dias 28 de setembro e 12 de outubro, duas novas sessões online de Formação em Voluntariado, destinadas a voluntários, gestores de voluntários e os demais que se ocupem ou tenham interesse nesta área. Inscrições gratuitas mas limitadas.

• Centro Hospitalar do Oeste reforça divulgação do respetivo Portal do Utente

Encontra-se ao dispor do cidadão, desde o passado ano, o Portal do Utente do Centro Hospitalar do Oeste. Trata-se de uma plataforma online que disponibiliza um conjunto de funcionalidades no intuito de aproximar, facilitar e poupar tempo ao utente.

• Município firma acordo de cooperação com Banco Alimentar do Oeste

O Município do Cadaval celebrou, recentemente, um protocolo de colaboração com a Associação Partilha, Ajuda Solidária do Oeste – Banco Alimentar Contra a Fome do Oeste no intuito de continuar a fomentar o bem-estar dos agregados familiares do Concelho.

• Aprovada regularização prestacional de dívidas para famílias do Concelho

No âmbito dos impactos Covid-19, a CMC aprovou, em reunião ordinária do órgão executivo ocorrida no passado dia 3 de agosto, a possibilidade de regularização de dívidas respeitantes a bens essenciais e serviços fornecidos às famílias em 2020 e 2021, mediante plano de pagamento até 31 de dezembro.

• OesteCIM ausculta população acerca de igualdade de género e conciliação

No âmbito do Projeto "Oeste + Igual", a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste lançou recentemente um inquérito digital com vista à recolha de informação que permita obter um ponto de situação realista sobre a implementação das políticas de igualdade de género e conciliação da vida profissional, familiar e pessoal nos municípios do Oeste.

• Centro de recolha intermunicipal oficialmente cedido a associações de animais

Realizou-se, a 29 de junho, a cerimónia de cedência do CRAI – Centro de Recolha Animal Intermunicipal às duas associações de animais do Cadaval e Bombarral, que passaram a dispor, cada qual, de um pavilhão destinado a canil. Isto enquanto se ultimam formalidades para a abertura do CRO – Centro de Recolha Oficial, a ser gerido pelos dois municípios. O empreendimento totaliza já um investimento a rondar os 800 mil euros.

• 45ª Colheita de Sangue do Cadaval realiza-se dia 17 de julho

O Município promove dia 17 de julho, entre as 09h00 e as 12h30, a 45ª Colheita de Sangue do Cadaval, como sempre a ter lugar no edifício-sede da Junta da União de Freguesias do Cadaval e Pero Moniz. Trata-se de uma parceria da Câmara Municipal com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação. Participe!

• Dia Mundial do Abraço assinalado no Cadaval

O passado dia 22 de maio foi Dia Mundial do Abraço e a equipa do CLDS-4G Melhor Cadaval não quis deixar passar a data em branco, tendo levado “abraços sentidos a quem mais precisa”. A iniciativa inseriu-se na atividade SER, baseada no acompanhamento da população idosa em situação de isolamento e/ou solidão, em parceria com a GNR do Cadaval.

• Município promove sessões de apresentação do “Kit Básico de Saúde Mental”

O Município irá promover, proximamente, um conjunto de sessões de apresentação do “Kit Básico de Saúde Mental”, vocacionadas para diversas entidades concelhias. A iniciativa decorre da recente integração, por parte da Câmara Municipal, do Programa de Capacitação de Dinamizadores Locais, constituindo, até ao momento, o único município do Oeste aderente.

• Associação de Bombeiros do Cadaval assinalou 1.º Centenário

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval comemorou, de 21 a 23 de maio, o seu primeiro centenário. As comemorações tiveram de se adaptar ao contexto pandémico, no entanto não deixaram de incluir diversas atividades e a presença da Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, entre outras individualidades.