Notícias do Cadaval - Ação Social & Saúde

• 45ª Colheita de Sangue do Cadaval realiza-se dia 17 de julho

O Município promove dia 17 de julho, entre as 09h00 e as 12h30, a 45ª Colheita de Sangue do Cadaval, como sempre a ter lugar no edifício-sede da Junta da União de Freguesias do Cadaval e Pero Moniz. Trata-se de uma parceria da Câmara Municipal com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação. Participe!

• Centro de recolha intermunicipal oficialmente cedido a associações de animais

Realizou-se, a 29 de junho, a cerimónia de cedência do CRAI – Centro de Recolha Animal Intermunicipal às duas associações de animais do Cadaval e Bombarral, que passaram a dispor, cada qual, de um pavilhão destinado a canil. Isto enquanto se ultimam formalidades para a abertura do CRO – Centro de Recolha Oficial, a ser gerido pelos dois municípios. O empreendimento totaliza já um investimento a rondar os 800 mil euros.

• Dia Mundial do Abraço assinalado no Cadaval

O passado dia 22 de maio foi Dia Mundial do Abraço e a equipa do CLDS-4G Melhor Cadaval não quis deixar passar a data em branco, tendo levado “abraços sentidos a quem mais precisa”. A iniciativa inseriu-se na atividade SER, baseada no acompanhamento da população idosa em situação de isolamento e/ou solidão, em parceria com a GNR do Cadaval.

• Município promove sessões de apresentação do “Kit Básico de Saúde Mental”

O Município irá promover, proximamente, um conjunto de sessões de apresentação do “Kit Básico de Saúde Mental”, vocacionadas para diversas entidades concelhias. A iniciativa decorre da recente integração, por parte da Câmara Municipal, do Programa de Capacitação de Dinamizadores Locais, constituindo, até ao momento, o único município do Oeste aderente.

• Associação de Bombeiros do Cadaval assinalou 1.º Centenário

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval comemorou, de 21 a 23 de maio, o seu primeiro centenário. As comemorações tiveram de se adaptar ao contexto pandémico, no entanto não deixaram de incluir diversas atividades e a presença da Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, entre outras individualidades.

• Workshop "Monitores Amigos do Sol" com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições gratuitas para o Workshop “Monitores Amigos do Sol”, que visa capacitar os técnicos de um maior conhecimento sobre a temática dos riscos para a saúde de uma exposição solar intensa ou desadequada. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, com duas sessões online e uma presencial.

• "Museu na Aldeia" anima comunidade sénior do Cercal

O Cercal está a acolher, desde dia 20 de abril, a iniciativa “Museu na Aldeia”, um projeto de intervenção artística e social, que está a envolver os municípios da Rede Cultura 2027 na interligação dos museus e comunidades, procurando reduzir a solidão dos idosos em territórios isolados e com baixa densidade populacional. A próxima sessão acontece dia 11 de maio, pelas 10h00, uma vez mais na coletividade cercalense.

• CPCJ do Cadaval destaca importância da prevenção dos maus tratos infantis

A CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Cadaval reuniu, no passado dia 26 de abril, com as designadas Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude mais representativas do Concelho, visando o despertar de consciências para a importância da prevenção dos maus tratos infantis.

• Grupo de mulheres locais faz nascer a associação "Cadaval Solidário"

“Cadaval Solidário” é o nome de uma nova associação criada no Concelho visando apoiar, com bens e serviços, pessoas com dificuldades pontuais ou duradouras. A organização, sediada em Pero Moniz mas abrangendo todo o território concelhio, ambiciona ainda vir a criar uma creche e um lar de cariz solidário.

• CPCJ do Cadaval assinala mês da prevenção dos maus tratos com 58 laços azuis

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Cadaval, apesar dos constrangimentos atuais, não deixou de assinalar Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. Neste contexto, foram colocados 58 laços azuis nos locais mais emblemáticos do Concelho.

• Prémio AGIR apoia iniciativas de resposta aos impactos da pandemia

Estão abertas, até 30 de abril, as candidaturas ao Prémio AGIR, iniciativa da REN – Redes Energéticas Nacionais, no âmbito da sua responsabilidade social. "Inovação Social na resposta à COVID-19” é o tema da 8ª edição deste prémio, dirigido a associações, empresas e organizações com fins não lucrativos.