Notícias do Cadaval - Ação Social & Saúde

• Cadaval sensibilizou para a prevenção e controlo de Covid-19 durante a apanha da fruta

O Município promoveu, na noite de 4 de agosto, no pavilhão João Corrêa (Cadaval), uma ação de sensibilização para a prevenção e controlo da infeção Covid-19 durante a época das colheitas. A sessão, organizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, teve dinamização a cargo da Unidade de Saúde Pública e reuniu mais de uma centena de profissionais do setor.

• «No Cadaval, as pessoas têm tido um comportamento cívico adequado» (c/vídeo)

Gilberto Guimarães falou recentemente à Revista Municipal, na rubrica “Parar Pra Conversar”, em resultado de a Unidade de Cuidados de Saúde Primários do Cadaval ter completado um ano a funcionar nas novas instalações. O médico do centro de saúde cadavalense faz-nos um balanço de atividade do equipamento que coordena, assim como um ponto de situação da pandemia. (Aceda aqui à videoentrevista)

• Câmara prorroga medidas de apoio a famílias e empresas até 30 de setembro

A Câmara Municipal prorrogou recentemente, até 30 de setembro, algumas das principais medidas temporárias de apoio, iniciativa que veio contribuir para ajudar as famílias, o setor social e as empresas a suportar o impacto social e económico da pandemia Covid-19.

• 42ª Colheita de Sangue incluirá campanha de recolha de medula a favor do DJ Magazino

O Município promove dia 18 de julho (sábado), entre as 09h00 e as 13h00, a 42ª Colheita de Sangue do Cadaval, no edifício-sede da Junta da União de Freguesias do Cadaval e Pero Moniz. Esta sessão contará, também, com uma campanha de inscrição de dadores de medula óssea, com enfoque em ajudar o músico português DJ Magazino a recuperar de uma leucemia. Participe, venha dar sangue!

• Ajuda alimentar camarária contemplou perto de 340 munícipes, em maio

No âmbito da ajuda alimentar camarária, foram apoiadas este mês 312 pessoas economicamente vulneráveis, através do reforço dos habituais cabazes, com carne, peixe e fruta. A autarquia atribuiu ainda, em maio, 25 cabazes completos a idosos sinalizados.

• Município efetuou entrega de 143 tablets, seis computadores e 100 acessos de internet

Para facilitar o ensino à distância da atual conjuntura, o Município providenciou, como abordado aqui anteriormente, a entrega ao Agrupamento de Escolas do Cadaval de um total de 143 tablets, 6 computadores e 100 acessos de internet, a serem distribuídos por levantamento na sede do mesmo.

• COVID-19: 340 testes já realizados em lares, creches e apoio domiciliário

A Comissão Municipal de Proteção Civil, através de uma equipa multidisciplinar, tem realizado visitas em particular às ERPI’s - Estruturas Residenciais para Idosos do Concelho, com o intuito de mitigar o potencial de risco associado a estas respostas sociais. Até ao momento, realizaram-se um total de 340 testes, com apenas um resultado positivo, de funcionário residente noutro concelho.

• Serviços de Apoio à Família: Inscrições decorrem entre 18 de maio e 30 de junho

Informa-se que as inscrições nos Serviços de Apoio à Família para o ano letivo 2020/2021 decorrerão de 18 de maio a 30 de junho, realizando-se de forma não presencial, nos termos do Comunicado Oficial disponível no corpo desta notícia.

• Câmara adota e renova medidas adaptadas à fase de desconfinamento

Na sequência do plano de desconfinamento, que decorre da resposta à pandemia COVID-19 e das orientações emanadas da Direção-Geral da Saúde, o Município adotou e renovou um conjunto de medidas a aplicar a partir de hoje, dia 6 de maio. Uma das quais consistiu na retoma do atendimento camarário presencial, mas somente por marcação prévia. Saiba o que abre e o que se mantém suspenso ao nível dos equipamentos municipais.

• Comunidade Intermunicipal do Oeste cria serviço de apoio à parentalidade

Face à atual situação epidemiológica, a OesteCIM decidiu lançar o projeto “Oeste Parental em Tempos de Covid”. O objetivo é, de acordo com a OesteCIM - Comunidade Intermuncipal, criar um grupo de apoio a pais e famílias da Região Oeste com crianças até ao 1.º Ciclo de Ensino Básico.

• Comunidade Intermunicipal do Oeste cria linha de atendimento a famílias e empresas da região

Está disponível, a partir de amanhã, dia 5 de maio, a Linha de Atendimento a Famílias e Empresas da Região Oeste, uma iniciativa da OesteCIM – Comunidade Intermunicipal do Oeste com vista a apoiar o setor empresarial e as famílias oestinas a lidar com os impactos do novo coronavírus.