Notícias do Cadaval - Cultura & Festividades

• ART CADAVAL: Semana das Artes a decorrer até dia 22, no Cadaval

Está a decorrer, entre 15 e 22 de maio, a semana das artes “ART CADAVAL”, evento de natureza cultural e artística, promovido pelo Município, que surge com o intuito de potenciar os espaços culturais e de lazer, bem como de divulgar os recursos endógenos do Cadaval.

• Lénia Rufino apresentou romance de estreia na Biblioteca Municipal

Integrada nas atividades da Primavera de Livros, a Biblioteca Municipal recebeu, no passado dia 30, a apresentação do romance ficcional “O Lugar das Árvores Tristes”, de Lénia Rufino, que marcou a estreia da escritora sintrense nas edições literárias. Nele, a autora aborda as inter-relações numa pequena comunidade alentejana, num tempo em que a igreja assumia um papel fulcral.

• Geminação entre Cadaval e Farroupilha (Brasil) reafirmada no “25 de Abril”

A reafirmação do acordo de geminação com o Município de Farroupilha (Rio Grande do Sul, Brasil) marcou as comemorações do 48.º Aniversário do 25 de Abril, organizadas pelo Município do Cadaval. Na base desta renovação esteve a vontade de ambas as partes colaborarem para o bem-estar dos seus cidadãos e para o desenvolvimento das relações mútuas.

• Lénia Rufino apresenta livro na Biblioteca Municipal, no próximo sábado

No âmbito da Primavera de Livros, a Biblioteca Municipal recebe, no próximo sábado, dia 30, pelas 15h00, a apresentação do livro “O Lugar das Árvores Tristes”, de Lénia Rufino. A anteceder esta atividade, a Praça da República acolhe, no mesmo dia, pelas 09h30, mais uma edição da Feira do Livro Solidária, a decorrer até às 12h30. Pelas 10h00, no mesmo local, acontece a animação “Vendedora de Sonhos”. Participe!

• Biblioteca Municipal promoveu entrega do 3.º Prémio Literário Fernanda Botelho

A Biblioteca Municipal foi palco, no passado dia 23, da entrega do 3.º Prémio Literário Fernanda Botelho e lançamento da respetiva Antologia de Contos. A atividade ficou enquadrada na Primavera de Livros, iniciativa camarária de promoção do livro e da leitura. Recorde-se que nesta edição o galardão contou com uma adesão recorde, com mais de 1100 participantes, concorrendo de dentro e fora do país.

• Isabel Pereira Rosa apresentou livro “Foz – Uma história da pandemia” na Biblioteca Municipal

Decorreu recentemente, na Biblioteca Municipal, a apresentação do nono livro de Isabel Pereira Rosa – escritora e antiga professora natural da Tojeira (Vilar) – intitulado «Foz: uma história da pandemia». A iniciativa integrou-se na Primavera de Livros, evento de incentivo à leitura a acontecer no Cadaval entre abril e maio.

• Abertas inscrições para capacitação de PediGuias

Serão brevemente realizadas um total de três ações de capacitação para novos PediGuias no Aspiring Geoparque Oeste (aGO), ao abrigo de um protocolo assinado entre o aGO e a uniquePATHS, plataforma nacional de turismo sustentável que permite aceder a novas rotas turísticas.

• Conterrânea Isabel Pereira Rosa apresenta livro “Foz – Uma história da pandemia” na BMC

Está de regresso ao Cadaval a Primavera de Livros, com diversas atividades de incentivo à leitura e de comemoração do mês do livro. Já no próximo sábado, 9 de abril, pelas 15h00, a Biblioteca Municipal recebe a escritora conterrânea Isabel Pereira Rosa, para um encontro em torno do seu mais recente livro, intitulado “Foz – Uma história da pandemia”. Assista, participe!

• Associação Geoparque Oeste lança concurso de fotografia para promover património

Encontra-se a decorrer, entre os meses de abril a junho, o Concurso de Fotografia no aspiring Geoparque Oeste, coorganizado pela Associação Geoparque Oeste (AGEO) e a Revista National Geographic – Portugal. A iniciativa visa premiar as cinco melhores fotografias ligadas ao território abrangido pela AGEO, a que pertence o Município do Cadaval. Participe!

• Autor local Michel Foray expõe pintura na Biblioteca Municipal do Cadaval

A Biblioteca Municipal do Cadaval acolherá, de 4 a 18 de abril, a mostra de pintura da autoria de Michel Foray, artista francês residente na Póvoa. Trata-se do terceiro expositor no âmbito do ciclo de exposições que a biblioteca se encontra a dinamizar entre os meses de fevereiro e junho.

• Autora cadavalense “Marita” expõe pintura na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal acolherá, de 7 a 21 de março, a mostra de pintura da autoria de Isa Marita Romão, artista natural da Dagorda. Esta atividade fica inserida no ciclo de exposições que a biblioteca se encontra a dinamizar entre os meses de fevereiro e junho. Acompanhe a iniciativa. Visite!

• ORÇAMENTO
    PARTICIPATIVO 2022