Notícias do Cadaval - Cultura & Festividades

• Primavera de Livros traz escritor Nuno Amado ao Cadaval

A Primavera dos Livros propõe, para a manhã do próximo sábado, no centro da vila, uma troca de livros aberta à comunidade, com animação literária e musical. Para domingo, pelas 15h30, a Biblioteca Municipal sugere mais um encontro literário, desta feita com o escritor (psicólogo e docente) Nuno Amado, pioneiro no estudo da “Psicologia do Amor”. Participe!

• Semana Floresta levou 1400 participantes à Serra de Montejunto

Decorreu, entre 28 de março e 5 de abril, a 18ª Semana da Floresta, iniciativa que levou à Serra de Montejunto um total de 1400 participantes, designadamente crianças do pré-escolar e primeiro ciclo dos concelhos do Cadaval e de Alenquer. A iniciativa voltou a conjugar a teatralização de uma estória infantil com um rol de atividades lúdicas no intuito de ligar as crianças à serra, sensibilizando-as para a preservação da floresta e do ecossistema.

• Primavera de Livros abre com “O Poder dos Adolescentes”, no Cadaval

Realiza-se no próximo domingo, 7 de abril, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal, a Apresentação do Livro “O Poder dos Adolescentes”, do escritor Rui Melo. Trata-se da primeira sessão da “Primavera de Livros”, iniciativa que o Município organiza anualmente, abarcando um conjunto de atividades de incentivo à leitura e de promoção do acesso à cultura.

• Revista dos 25 anos do Grupo Gente Gira em exibição até finais de abril, no Cadaval

Mantém-se em cena, no cineauditório Valentina de Abreu, até finais de abril, o espetáculo “Revista no Coração – 25 Anos de Gente Gira", que assinala um quarto de século da associação teatral cadavalense. Bom humor, canto, dança, cenários e figurinos “de encher a vista” são os ingredientes invariáveis. Em maio, seguirá em digressão. Se não viu, não perca!

• Carnaval atingiu maior afluência de sempre, no Cadaval

O Carnaval já lá vai, mas falta registar que se tratou de um ano que, apesar do tempo ter inviabilizado a passagem do corso na terça-feira, traduziu-se numa das edições mais participadas de sempre. O corso de domingo terá rondado cerca de 1.000 foliões, enquanto o desfile escolar juntou cerca de 1.100 participantes. Até para o ano!

• 14.º Campeonato de Futsal do Cadaval arranca dia 9 de março

Já são conhecidas as oito equipas que se defrontarão, de 9 de março a 11 de maio, no "14.º Campeonato Concelhio de Futsal – Seniores Masculinos", representativas de oito coletividades locais. A competição volta a realizar-se aos sábados e domingos, a partir das 19h30, no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal. Aceda a calendário de jogos e acompanhe o torneio!

• Folia e revista à portuguesa voltam a preencher Carnaval no Cadaval

O Carnaval do Cadaval sai à rua de 1 a 5 de março com desfile escolar, corso principal, baile de máscaras e estreia do espetáculo “Revista no Coração – 25 anos de Gente Gira”. As inscrições para participação de grupos a pé ou carros alegóricos no corso principal terminam dia 1. Inscreva-se, participe, divirta-se!

• Artista cadavalense “Lumavie” expõe Artesanato Contemporâneo, na Biblioteca

Abre oficialmente no próximo sábado, dia 9 de fevereiro, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal, a Exposição de Artesanato Contemporâneo, pela autora cadavalense “Lumavie” – Luísa Maria Vieira. A inédita mostra ficará patente ao público até dia 1 de março. Visite!

• Feriado Municipal distinguiu mérito de alunos e premiou autores de concurso literário (c/vídeo)

Para festejar o 121.º Aniversário da Restauração do Concelho, o Município premiou, recentemente, o mérito escolar e desportivo, bem como os vencedores do 2.º Prémio Literário Fernanda Botelho. As comemorações incluíram inauguração da mostra de pintura do painhense Jorge Romão e atribuição do nome do antigo presidente da Câmara João Corrêa ao pavilhão multiusos municipal, entre outras atividades.

• Painhense Jorge Romão estreia segunda mostra de pintura no Feriado Municipal

O autor painhense Jorge Romão irá estrear, por ocasião do Feriado Municipal do Cadaval, a sua recém-concebida coleção de pintura “Ímpetos.2”, que reúne cerca de 40 quadros, dando continuidade à exposição que em agosto passou pelo Painho. A mostra inaugura dia 12, pelas 15h30, ficando patente na Biblioteca Municipal até 1 de fevereiro, seguindo depois para Lisboa. Visite!

• Comemorações do Feriado Municipal contarão com dois dias festivos

Realizam-se, nos próximos dias 12 e 13 de janeiro, as comemorações do 121.º Aniversário da Restauração do Concelho com um programa particularmente diversificado, onde predominam iniciativas de cariz cultural, entre outras de âmbito diverso. Consulte programa e junte-se às comemorações!