Notícias do Cadaval - Cultura & Festividades

• Cadavalense Isabel Pereira Rosa fala da doença de Parkinson no seu último livro

O auditório dos Paços do Concelho foi recentemente palco da apresentação do novo romance da escritora conterrânea Isabel Pereira Rosa, intitulado “Parkinson, meu amor”. O novo trabalho da autora natural da Tojeira, para além de uma história de amor, é já considerado um manual da doença de Parkinson e uma reflexão sobre a condição humana.

• "Tocatas de Verão" arrancam este sábado, no Cadaval

Arranca, no próximo sábado, dia 22 de junho, a 13.ª edição das Tocatas de Verão, evento a ter lugar no auditório externo dos Paços do Concelho. Entre os dias 22 junho e 6 de julho, o Cadaval oferece mais um ciclo de concertos musicais ao ar livre. Participe!

• Cadaval acolhe nova edição do “Camping Party Montejunto”

Entre os dias 28 e 30 de junho, realiza-se, no Cadaval, a 5.ª edição do Camping Party Montejunto, organizado pelo 3Cês – Cadaval Clube e que combina geocaching, campismo e “mega” diversão, na sede do Concelho.

• Conterrânea Isabel Pereira Rosa apresenta “Parkinson, meu amor”, no Cadaval

Realiza-se, no próximo dia 8 de junho (sábado), pelas 15h00, no auditório dos Paços do Concelho do Cadaval, a apresentação do novo romance da escritora conterrânea Isabel Pereira Rosa, “Parkinson, meu amor”. Este novo trabalho literário junta-se a um leque de várias obras da docente reformada, oriunda da aldeia da Tojeira.

• Sónia Costa, Psicóloga do Agrupamento de Escolas, apresenta livro infantil, na Biblioteca

Realiza-se no próximo dia 27 de abril (sábado), pelas 15h30, na Biblioteca Municipal do Cadaval, a apresentação do livro “A Bailarina Bia”, da autoria de Sónia Costa, psicóloga do Agrupamento de Escolas do Cadaval. Trata-se de mais um encontro literário promovido no âmbito da “Primavera de Livros”, evento que acolheu, no passado dia 14, o escritor Nuno Amado. Participe, assista!

• 25 Abril no Cadaval evocará Júlio Fogaça, figura histórica da política nacional

Para celebrar os 45 anos do 25 de Abril, o Município promove uma jornada de atividades com ênfase na apresentação de livro sobre o alguberense Júlio Melo Fogaça, da autoria de Adelino Cunha, com apresentação no Cadaval por João Barroso Soares. A festividade incluirá atletismo infantil, concerto de piano, inauguração de exposição fotográfica sobre o 25 de Abril e homenagem aos Combatentes do Concelho. Participe!

• Primavera de Livros traz escritor Nuno Amado ao Cadaval

A Primavera dos Livros propõe, para a manhã do próximo sábado, no centro da vila, uma troca de livros aberta à comunidade, com animação literária e musical. Para domingo, pelas 15h30, a Biblioteca Municipal sugere mais um encontro literário, desta feita com o escritor (psicólogo e docente) Nuno Amado, pioneiro no estudo da “Psicologia do Amor”. Participe!

• Semana Floresta levou 1400 participantes à Serra de Montejunto

Decorreu, entre 28 de março e 5 de abril, a 18ª Semana da Floresta, iniciativa que levou à Serra de Montejunto um total de 1400 participantes, designadamente crianças do pré-escolar e primeiro ciclo dos concelhos do Cadaval e de Alenquer. A iniciativa voltou a conjugar a teatralização de uma estória infantil com um rol de atividades lúdicas no intuito de ligar as crianças à serra, sensibilizando-as para a preservação da floresta e do ecossistema.

• Primavera de Livros abre com “O Poder dos Adolescentes”, no Cadaval

Realiza-se no próximo domingo, 7 de abril, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal, a Apresentação do Livro “O Poder dos Adolescentes”, do escritor Rui Melo. Trata-se da primeira sessão da “Primavera de Livros”, iniciativa que o Município organiza anualmente, abarcando um conjunto de atividades de incentivo à leitura e de promoção do acesso à cultura.

• Revista dos 25 anos do Grupo Gente Gira em exibição até finais de abril, no Cadaval

Mantém-se em cena, no cineauditório Valentina de Abreu, até finais de abril, o espetáculo “Revista no Coração – 25 Anos de Gente Gira", que assinala um quarto de século da associação teatral cadavalense. Bom humor, canto, dança, cenários e figurinos “de encher a vista” são os ingredientes invariáveis. Em maio, seguirá em digressão. Se não viu, não perca!

• Carnaval atingiu maior afluência de sempre, no Cadaval

O Carnaval já lá vai, mas falta registar que se tratou de um ano que, apesar do tempo ter inviabilizado a passagem do corso na terça-feira, traduziu-se numa das edições mais participadas de sempre. O corso de domingo terá rondado cerca de 1.000 foliões, enquanto o desfile escolar juntou cerca de 1.100 participantes. Até para o ano!