Notícias do Cadaval - Cultura & Festividades

• Biblioteca Municipal: 11 anos a funcionar no atual edifício, junto ao parque de lazer

A Biblioteca Municipal do Cadaval completou, a 19 de setembro, onze anos de reinstalação no atual edifício, um equipamento que veio colmatar uma lacuna até então verificada no Concelho, possibilitando fomentar o acesso local à cultura e ao conhecimento.

• Câmara Municipal delibera suspender a edição deste ano da Festa das Adiafas

A um mês da data inicialmente agendada para o arranque, e após informar os habituais participantes, a Câmara Municipal torna pública a deliberação de suspender a realização da Festa das Adiafas e eventos conexos, previstos para o ano 2020. O motivo da não realização do certame no corrente ano prende-se com a situação pandémica de Covid-19 que ainda vivenciamos.

• Exposição "Memórias da Minha Escola" assinala Mês da Alfabetização, no Cadaval (c/vídeo)

“Memórias da Minha Escola” é o nome da exposição patente na Biblioteca Municipal do Cadaval, de 8 a 30 de setembro, numa iniciativa que pretende assinalar o Mês da Alfabetização e das Literacias. Visite!

• Painhense Jorge Romão traz nova exposição de pintura à sua terra natal

O painhense Jorge Romão regressa à terra natal para mostrar a sua mais recente exposição de pintura, que estará patente de 20 de setembro a 5 de outubro, no Painho. “Fragmentos e Contrastes” estreou em Lisboa, no passado mês, e nela o pintor volta a evocar, entre outros focos de inspiração, a memória das suas origens. A mostra inaugura dia 20, pelas 15h00. Marque presença, visite!

• Programa de artes levou “Fernanda Botelho” a estudantes do Cadaval

Foi implementado no Cadaval, durante o ano letivo 2019/2020, o Programa das Artes Fernanda Botelho, criado e dinamizado pela Associação Gritos da Minha Dança junto dos alunos do 3.º Ciclo e do Secundário do Agrupamento de Escolas do Cadaval. O programa conta com a colaboração da Câmara Municipal, através do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – Aluno ao Centro.

• "Rede Cultura 2027" lança apelo aos agentes culturais

No seguimento da colaboração que tem sido feita, por parte do Município do Cadaval, desde a sua adesão à cooperativa Rede Cultura 2027 - Leiria, apelamos aos agentes culturais das mais diversas áreas (música, literatura, pintura, fotografia, artesanato, etc.) para se associarem à mencionada rede de cooperação nas áreas da cultura, arte e conhecimento.

• Exposição “Mulheres do Cadaval” lançada nas comemorações do Dia da Mulher

Está patente até dia 21, na Biblioteca Municipal, a mostra “Mulheres do Cadaval – Exposição Biográfica”, lançada no passado domingo (8 de março), por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Mulher, que compreenderam, também, a conversa comunitária “As mulheres do séc. XXI”. Visite!

• “Mulheres do Cadaval” vão ser evocadas na comemoração do Dia da Mulher

A Biblioteca Municipal do Cadaval promove, no próximo domingo, 8 de março, pelas 15h00, uma tarde comemorativa do Dia Internacional da Mulher. Para além da leitura de poemas e da conversa comunitária “As mulheres do séc. XXI”, a iniciativa incluirá a abertura da mostra “Mulheres do Cadaval – Exposição Biográfica”. Valentina de Abreu é umas das figuras locais homenageadas. Participe!

• Carnaval do Cadaval registou boa afluência e criatividade nos desfiles realizados

O Carnaval no Cadaval traduziu-se em mais uma bem-sucedida edição, tendo a afluência rondado os dois milhares de figurantes entre o desfile escolar e o corso principal. Nesta quadra, como é hábito, o Grupo Gente Gira estreou e mantém em cena, no cineauditório Valentina de Abreu, a sua nova revista à portuguesa “É Gente Gira, com certeza!”.

• “É Gente Gira Com Certeza” estreia esta sexta, no Cadaval

Estreia esta sexta-feira, dia 21, pelas 21h30, no cineauditório Valentina de Abreu (Cadaval), a revista à portuguesa “É Gente Gira Com Certeza!”, que conta já com 12 sessões agendadas para aquele local. O Grupo Gente Gira renova assim a sua participação no programa de Carnaval do Cadaval, trazendo mais uma divertida produção, com todos os ingredientes de um bom espetáculo de revista. Reserve lugar, assista e divirta-se!

• Carnaval do Cadaval com inscrições abertas para grupos e carros alegóricos

Mantêm-se abertas as inscrições para o Carnaval do Cadaval, designadamente para a participação de grupos nos corsos de domingo e terça-feira. A festividade, que decorrerá entre 21 e 25 de fevereiro, incluirá, além do corso principal, o habitual desfile escolar, baile de máscaras e estreia do espetáculo de revista “É Gente Gira, com certeza!”. Junte-se à diversão, participe!