Notícias do Cadaval - Cultura & Festividades

• Raquel Oliveira alcança prémio Simpatia no concurso Rainha das Vindimas de Portugal

A jovem cadavalense Raquel Oliveira alcançou, no passado dia 11 de setembro (sábado), o Prémio Simpatia no concurso Rainha das Vindimas de Portugal. O Cadaval volta assim a trazer um galardão deste evento nacional, anualmente promovido pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, em estreita colaboração com o município detentor do título de Cidade do Vinho, que neste caso coube a Pinhel.

• Paisagem Protegida de Montejunto assinalou 22.º aniversário

A Paisagem Protegida da Serra de Montejunto comemorou recentemente o seu 22.º aniversário, completado a 22 de julho. A iniciativa, realizada nos dias 23, 24 e 25, incluiu assinatura de protocolo, mercado de produtos e serviços e um evento de identificação de insetos que foi dirigido à população.

• "Pragança em Festa Online" regressa de 5 a 8 de agosto

Um grupo de pessoas de várias idades, que não quer deixar a festa de Pragança esmorecer em tempos de pandemia, voltou a reunir-se e, a exemplo do ano anterior, juntam-se à Comissão de Festas de localidade na organização dos festejos da aldeia serrana, de uma forma muito peculiar, já que ainda não é possível fazê-lo à boa maneira antiga.

• Adiada iniciativa "Tocatas de Verão", no Cadaval

Informamos que o evento Tocatas de Verão foi adiado em virtude do aumento inesperado dos casos Covid-19 no Concelho. A iniciativa será remarcada oportunamente.

• Tocatas de Verão regressam este fim de semana ao Cadaval, no Parque de Lazer

[EVENTO ADIADO] Após um ano de interrupção devido à pandemia, as Tocatas de Verão regressam no próximo fim de semana, dias 9, 10 e 11 de julho, para a sua 14ª edição. A iniciativa terá lugar no Parque de Lazer, junto ao Museu Municipal, e o acesso presencial ao evento é gratuito mas limitado, ficando condicionado a pré-inscrição.

• Museu Municipal promoveu exposição "Pintura antiga do concelho do Cadaval"

O Museu Municipal do Cadaval assinalou, no passado dia 18, a comemoração do Dia Internacional dos Museus, através da reposição da exposição “Pintura antiga do concelho do Cadaval”, a qual esteve patente, no espaço exterior às suas instalações, durante todo o dia da efeméride.

• Associação de Bombeiros do Cadaval assinalou 1.º Centenário

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval comemorou, de 21 a 23 de maio, o seu primeiro centenário. As comemorações tiveram de se adaptar ao contexto pandémico, no entanto não deixaram de incluir diversas atividades e a presença da Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, entre outras individualidades.

• Cadaval assinou memorando de entendimento no âmbito do Geoparque Oeste

O Cadaval foi um dos seis municípios que, no passado dia 27, assinaram, na Lourinhã, o Memorando de Entendimento, a par do Bombarral, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras. O acordo firmado veio estabelecer os termos de cooperação, no âmbito da dinamização do aspirante Geoparque Oeste, da sua estrutura de gestão e da sua candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO.

• Grupo de professores visitou Casa-Memória Fernanda Botelho, na Vermelha

Decorreu, no passado dia 22, uma visita à Casa-Memória Fernanda Botelho, que foi vocacionada para docentes e que pôs termo à Semana das Artes Fernanda Botelho, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas do Cadaval e da Associação Gritos da Minha Dança, com o apoio do Município do Cadaval.

• Cadaval proporcionou Roteiro Imersivo a visitantes, no âmbito da Rede Cultura 2027

“Moinho das Castanholas e o pão nosso” foi o mote da atividade decorrida no Cadaval, no passado dia 22, no âmbito dos Roteiros Imersivos, uma iniciativa enquadrada na Rede Cultura 2027, a que o Concelho pertence, que contempla visitas ao património, degustações e momentos performativos.

• Programa de Artes Fernanda Botelho leva estudantes do Cadaval ao teatro, em Lisboa

No âmbito da Semana das Artes Fernanda Botelho e do Programa de Artes homónimo, um grupo de alunos cadavalenses deslocou-se, no passado dia 16 de maio, ao Teatro Taborda (Lisboa), para travar contacto com a companhia residente “Teatro da Garagem” e assistir à estreia de uma peça. A iniciativa enquadrou-se no âmbito da oficina de teatro que frequentaram no Cadaval.