Notícias do Cadaval - Cultura & Festividades

• Cadavalense Cláudia Pereira expõe “Raízes” na Biblioteca Municipal

Inaugurou, no passado dia 13, na Biblioteca Municipal, a exposição de artes plásticas “Raízes”, da cadavalense Cláudia Pereira, inserida nas comemorações do Feriado Municipal. A mostra está patente até dia 31, porém, devido ao confinamento geral, as visitas presenciais ficam vedadas, pelo que o trabalho da autora será dado a conhecer virtualmente, através dos meios digitais do Município.

• Lançado 3.º Prémio Literário Fernanda Botelho, no âmbito do Feriado Municipal

Enquadrado nas comemorações do Feriado Municipal, teve lugar, no passado dia 13, na Biblioteca Municipal do Cadaval, o lançamento do 3.º Prémio Literário Fernanda Botelho, com inscrições abertas até 31 de março, e a apresentação da antologia de contos referente à segunda edição deste galardão bienal, que reuniu, em 2018, cerca de 200 participantes, oriundos de Portugal e do Brasil.

• Sorteados vencedores dos concursos "Natal à Mesa" e "Natal é no Comércio Tradicional"

Já são conhecidos os nomes dos premiados nos concursos “Natal à Mesa” e “Natal é no Comércio Tradicional”, iniciativas camarárias de apoio à restauração e ao comércio tradicional. No total, o Município sorteou 40 vouchers, no valor global de 1500 euros, a utilizar em estabelecimentos locais aderentes.

• União dos Amigos de Palhais completou 50 anos de fundação

Tendo completado 50 anos no passado dia 26 de dezembro, a União dos Amigos de Palhais manifesta um sentimento de grande orgulho por ter sabido manter-se em funcionamento, organizando diversas atividades, o que faz de si uma das mais antigas coletividades locais ainda no ativo.

• Laura Varges protagonizou concerto de Natal "online", a partir do Moinho das Castanholas

A música cadavalense Laura Varges protagonizou, no passado sábado, dia 19, o concerto de Natal promovido pelo Município, em formato “live streaming” para o Facebook, a partir do Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas (Cadaval).

• Fátima Paz: «Tudo o que pudermos fazer para incentivar o consumo local é sempre importante»

Fátima Paz, vereadora da Cultura, faz-nos um primeiro balanço do que tem sido o Natal no Concelho, neste ano atípico que vivenciamos. A também vice-presidente camarária aponta, ainda, o móbil do Município ao proporcionar a animação natalícia, mesmo debaixo dos evidentes constrangimentos da pandemia.

• Laura Varges: «Desde muito pequenina que invento canções»

Chama-se Laura Varges e está a dar que falar no “The Voice Portugal”, desde que, a 11 de outubro, virou as quatro cadeiras na “prova cega” do afamado concurso de novos cantores. Após ter passado também a fase “batalhas”, a música cadavalense (oriunda do Vilar) regressa, no próximo domingo à noite, ao programa da RTP1, e conta com o voto do público para suplantar mais uma fase, seguindo rumo a um lugar ao sol no panorama musical português.

• Inscrições abertas para participação no Mercado de Natal de Artesanato e Produtos Locais

Estão abertas, até próximo dia 30, inscrições para o Mercado de Natal de Artesanato e Produtos Locais, a decorrer na vila do Cadaval (Praça da República), nos dias 13 e 20 de dezembro. O objetivo da iniciativa é dinamizar o comércio de rua no centro da vila e permitir a artesãos e produtores locais venderem os seus produtos.

• Município organiza concursos “Natal à Mesa” e “Natal é no Comércio Tradicional”

Este Natal, os restaurantes do Concelho ganharam um concurso próprio, designado “Natal à Mesa”, devido à conjuntura pandémica e à relevância de apoiar a restauração. Por seu turno, os estabelecimentos comerciais da vila voltam a contar com o “Natal é no Comércio Tradicional”, concurso que no futuro se pretende alargar a todo o Concelho. O Município tem inscrições abertas para ambos até dia 20 de novembro.

• Município delibera apoiar associações pela suspensão da Festa das Adiafas

A Câmara Municipal deliberou, recentemente, atribuir um apoio financeiro às associações parceiras da Festa das Adiafas na área da gastronomia, cuja realização foi suspensa devido ao contexto pandémico.

• Biblioteca Municipal: 11 anos a funcionar no atual edifício, junto ao parque de lazer

A Biblioteca Municipal do Cadaval completou, a 19 de setembro, onze anos de reinstalação no atual edifício, um equipamento que veio colmatar uma lacuna até então verificada no Concelho, possibilitando fomentar o acesso local à cultura e ao conhecimento.