Notícias do Cadaval - Visitas & Cerimónias Oficiais

• Arte no Frio: Mostra de arte montada em câmara frigorífica até 26 de junho, no Cadaval

Inaugurou no passado dia 29 de maio, no Cadaval, a iniciativa inédita “Arte no Frio”, uma mostra de arte inusitadamente montada no interior de uma câmara de conservação de fruta. A insólita “galeria de arte” reúne mostra rotativa de artesanato e a maior exposição de quadros em “pouring” feita em Portugal, concebida pelo cadavalense Jaime Rodrigues. Para visitar e conhecer até finais de junho, na Coopval!

• Geminação entre Cadaval e Farroupilha (Brasil) reafirmada no “25 de Abril”

A reafirmação do acordo de geminação com o Município de Farroupilha (Rio Grande do Sul, Brasil) marcou as comemorações do 48.º Aniversário do 25 de Abril, organizadas pelo Município do Cadaval. Na base desta renovação esteve a vontade de ambas as partes colaborarem para o bem-estar dos seus cidadãos e para o desenvolvimento das relações mútuas.

• OesteCIM reuniu nos Paços do Concelho, no Cadaval

Decorreu a 16 de dezembro, no Cadaval, uma reunião do Conselho Intermunicipal da OesteCIM (Comunidade Intermunicipal do Oeste). O auditório dos Paços do Concelho voltou, desta forma, a acolher uma sessão ordinária descentralizada daquele órgão executivo, que habitualmente reúne na sede da Comunidade Intermunicipal, em Caldas da Rainha.

• 650 anos da Constituição da Vila assinalados no Cadaval

O Cadaval assinalou, a 1 de dezembro, os 650 anos da constituição da vila, comemoração que incluiu uma recriação histórica e uma palestra sobre esse episódio insigne da história local. Contemplou também uma inédita mostra do livro original onde está publicada a Carta de Constituição da Vila, patente na Biblioteca Municipal até dia 17. Visite!

• Inaugurado Gabinete de Apoio à Vítima do Cadaval

A APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima inaugurou, a 10 de novembro, o Gabinete de Apoio à Vítima do Cadaval, localizado no Pátio do Município. A abertura do GAV Cadaval resulta de um protocolo de cooperação, assinado entre o Município do Cadaval e a APAV, com o objetivo de criar uma resposta que apoie as vítimas de qualquer tipologia de crime, bem como familiares e amigos/as.

• Eleitos do Município do Cadaval tomaram posse

Realizou-se na passada segunda-feira, dia 11 de outubro, a cerimónia de instalação dos órgãos municipais do Cadaval para o mandato 2021-2025. Para além da tomada de posse, teve lugar a eleição da mesa da Assembleia. José Bernardo Nunes, presidente da Câmara reeleito, foi o primeiro dos discursantes, onde intervieram ainda os líderes parlamentares de cada partido e o também reeleito presidente da Assembleia Municipal, Rui Soares.

• Ministra da Agricultura inaugurou nova sede da associação Leader Oeste, no Cadaval

Foi inaugurada, no passado dia 1 de outubro, pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, a nova sede da Leader Oeste – Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Oeste. Criada em 1994, a organização encontra-se sediada no Cadaval desde 1996, tendo mais recentemente mudado de instalações para a antiga escola primária da vila do Cadaval, por via de acordo de cedência celebrado com a Câmara Municipal.

• AMAC assina contrato para a valorização das plantas da Serra de Montejunto

Teve recentemente lugar, nas instalações do Centro de Interpretação Ambiental, em Montejunto, a assinatura de um contrato de cooperação entre a Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval e o Instituto Politécnico de Castelo Branco para a instalação de uma unidade demonstrativa de plantas aromáticas e medicinais autóctones na Paisagem Protegida da Serra de Montejunto.

• Centro de recolha intermunicipal oficialmente cedido a associações de animais

Realizou-se, a 29 de junho, a cerimónia de cedência do CRAI – Centro de Recolha Animal Intermunicipal às duas associações de animais do Cadaval e Bombarral, que passaram a dispor, cada qual, de um pavilhão destinado a canil. Isto enquanto se ultimam formalidades para a abertura do CRO – Centro de Recolha Oficial, a ser gerido pelos dois municípios. O empreendimento totaliza já um investimento a rondar os 800 mil euros.

• 3Cês Cadaval Clube inaugurou instalações, após valorização

O clube cadavalense 3Cês assinalou, recentemente, o seu 54.º aniversário com a inauguração da respetiva sede, situada no edifício municipal junto ao centro de saúde. Tendo maioritariamente como associados os trabalhadores camarários, o 3Cês dinamiza, no entanto, atividades abertas à comunidade em geral.

• Associação de Bombeiros do Cadaval assinalou 1.º Centenário

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval comemorou, de 21 a 23 de maio, o seu primeiro centenário. As comemorações tiveram de se adaptar ao contexto pandémico, no entanto não deixaram de incluir diversas atividades e a presença da Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, entre outras individualidades.

• ORÇAMENTO
    PARTICIPATIVO 2022