Notícias do Cadaval - Visitas & Cerimónias Oficiais

• Conselho Intermunicipal reuniu no Cadaval

O Conselho Intermunicipal da OesteCIM (Comunidade Intermunicipal do Oeste) reuniu dia 24 de janeiro, no Cadaval, em sessão ordinária. O auditório dos Paços do Concelho acolheu, desta forma, uma reunião descentralizada daquela instância, que habitualmente reúne na sede da Comunidade Intermunicipal, em Caldas da Rainha.

• Feriado Municipal distinguiu mérito de alunos e premiou autores de concurso literário (c/vídeo)

Para festejar o 121.º Aniversário da Restauração do Concelho, o Município premiou, recentemente, o mérito escolar e desportivo, bem como os vencedores do 2.º Prémio Literário Fernanda Botelho. As comemorações incluíram inauguração da mostra de pintura do painhense Jorge Romão e atribuição do nome do antigo presidente da Câmara João Corrêa ao pavilhão multiusos municipal, entre outras atividades.

• Comemorações do Feriado Municipal contarão com dois dias festivos

Realizam-se, nos próximos dias 12 e 13 de janeiro, as comemorações do 121.º Aniversário da Restauração do Concelho com um programa particularmente diversificado, onde predominam iniciativas de cariz cultural, entre outras de âmbito diverso. Consulte programa e junte-se às comemorações!

• Festa das Adiafas volta a homenagear final das colheitas e a potenciar economia (c/vídeo)

De 5 a 14 de outubro, o Cadaval, principal produtor nacional de pera rocha e de vinho leve, volta a celebrar o final das colheitas e a estimular o desenvolvimento económico, mediante a tradicional “Festa das Adiafas”. O certame inclui gastronomia, exposições, espetáculos gratuitos, com alguns nomes de referência nacional, e animação variada. Contempla, invariavelmente, o 17.º Festival Nacional do Vinho Leve e volta a integrar a eleição da Miss Adiafas, logo na primeira noite. Participe!

• Ana Kandsmar apresentou segundo romance, na Biblioteca Municipal

Teve recentemente lugar, na Biblioteca Municipal, a apresentação do livro “A Lenda do Havn”, segundo romance editado de Ana Kandsmar, escritora natural das Barreiras. O livro encontra-se à venda, estando também disponível na referida biblioteca.

• Concurso “Miss Adiafas 2018” com inscrições abertas, no Cadaval

Estão abertas até dia 5 de setembro, para jovens da região Oeste, entre os 16 e os 25 anos, o concurso Miss Adiafas 2018, eleição que fica inserida no certame “Festa das Adiafas 2018 e 17.º Festival Nacional do Vinho Leve”, numa organização do Município do Cadaval. O grupo de candidatas apuradas desfilará, então, no dia 5 de outubro (sexta-feira), pelas 22h00, no pavilhão municipal do Cadaval.

• Paisagem Protegida de Montejunto celebrou 19 anos de existência

A Paisagem Protegida da Serra de Montejunto assinalou, no passado fim de semana de 21 e 22 de julho, o seu 19.º Aniversário, através de um conjunto de atividades promovidas pela AMAC – Associação de Municípios de Alenquer e do Cadaval. Mercadito de produtos locais, atuações musicais, atividades lúdicas e uma recriação histórica constituíram o programa festivo.

• Inscrições no 2.º Prémio Literário Fernanda Botelho terminam dia 31

Encontram-se a decorrer, até final do mês, as inscrições para o 2.º Prémio Literário Fernanda Botelho, direcionado à modalidade “conto”, numa organização conjunta da Biblioteca Municipal do Cadaval e Associação Gritos da Minha Dança. Esta segunda edição, formalmente apresentada em abril no âmbito da Primavera de Livros, é aberta a participantes adultos, mas contempla também, pela primeira vez, uma categoria para participação juvenil.

• Município tornou a reconhecer resultados da última época desportiva

O Município promoveu, recentemente, a 5ª Sessão Pública de Reconhecimento Desportivo Concelhio, que distinguiu cerca de meia centena de atletas oriundos do Concelho, a par de técnicos e clubes locais, pelos resultados obtidos na última época de 2017/2018.

• Secretário de Estado das Autarquias Locais deslocou-se ao Cercal

O secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, assinou na manhã de hoje, 19 de abril, na Igreja de São Vicente do Cercal, um contrato de financiamento para a recuperação da capela cercalense. A obra de restauro e conservação estima-se em cerca de 100 mil euros, que serão, assim, comparticipados pelo Governo em metade do respetivo valor.

• Cadaval vai assinalar 44 anos de "Abril" com várias iniciativas

O Município vai assinalar o 44.º Aniversário do 25 de Abril com um leque variado de atividades, marcadas para dias 18, 19, 22 e 25 e que pretendem relembrar a importância da “eterna” Revolução dos Cravos para a conquista da Democracia em Portugal, procurando promover o incremento da participação cívica na vida social e política. Participe!