Tratando-se de uma ação simbólica, de cariz ambientalista

Município adere a iniciativa mundial “Hora do Planeta”

06-03-2017
Município adere a iniciativa mundial “Hora do Planeta”
Em resultado da adesão à iniciativa “Hora do Planeta”, o Município do Cadaval comprometeu-se a desligar, no próximo dia 25 de março, pelas 20h30, as luzes dos edifícios dos Paços do Concelho, Biblioteca Municipal e Moinho das Castanholas. Trata-se de uma ação simbólica e mundial de defesa do ambiente, que pretende celebrar o compromisso de proteger o planeta durante todo o ano.

A “Hora do Planeta” é uma iniciativa global ambiental promovida por WWF – World Wide Fund for Nature, que significa Fundo Mundial para a Vida Selvagem e Natureza. Trata-se de uma Organização Não Governamental (ONG) internacional com o objetivo de conservar, investigar e recuperar o meio ambiente.

Com base nesta ação internacional, indivíduos, empresas, governos e comunidades são convidados a desligar as luzes, durante uma hora, no próximo dia 25 de março, sábado, às 20h30 (hora local), expressando, assim, apoio a esta iniciativa ambientalmente sustentável.

Representando uma das primeiras campanhas acerca das alterações climáticas, a “Hora do Planeta” tem crescido a partir de um evento simbólico, numa única cidade (Sidney, Austrália), para o maior movimento do mundo em defesa do ambiente.

Em 2016, a “Hora do Planeta” chegou a mais de 170 países e territórios, tendo envolvido acima de oito mil cidades e vilas. Nesse mesmo ano, em Portugal aderiram 110 municípios, e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras, tais como a Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Rei, em Lisboa, e o Convento de Cristo, em Tomar.

Prevê-se que a iniciativa possa juntar centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, seja qual for a sua raça, religião, cultura e situação geográfica.

Também o Município do Cadaval declarou a adesão à “Hora do Planeta”, comprometendo-se, para esse efeito, a desligar as luzes dos edifícios dos Paços do Concelho, Biblioteca Municipal e Moinho das Castanholas durante a já mencionada hora.

Evento oficial acontece em Lisboa

A fim de assinalar este evento mundial, acontece em Lisboa um concerto solidário à luz das velas, o qual reunirá vários artistas, nomeadamente: Raquel Tavares, Matias Damásio, Tiago Bettencourt, André Sardet, Tito Paris, Samuel Úria, Enoque e Janeiro.

A iniciativa acontece no próximo dia 25 de março, pelas 20h30, no Parque Eduardo VII, em Lisboa, sendo que os proventos da venda dos bilhetes revertem para os projetos da WWF em Portugal.

Pode obter mais informações sobre esta iniciativa no seguinte link: http://www.wwf.pt/o_que_fazemos/hora_do_planeta/hora_do_planeta_2017
Fonte: S.Com. | CMC