A mostra propõe o cruzamento da imagem com o que ela pode significar

Museu promove mostra fotográfica “Perspectivas”, no Moinho das Castanholas

04-10-2019
Museu promove mostra fotográfica “Perspectivas”, no Moinho das Castanholas
Abre oficialmente ao público amanhã, 5 de outubro, pelas 15h30, no Moinho das Castanholas, a Exposição Fotográfica “Perspectivas”, da autoria de Duarte Henriques, a qual ficará patente até dia 26. A inauguração incluirá um momento musical a cargo de Nuno Pereira. Visite, participe!

A mostra manter-se-á patente ao público, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, no horário 10h30-12h30 e 14h30-16h00.

A exposição é composta por 54 fotografias de diversos lugares (alguns antigos, outros abandonados), acompanhados de textos, ambos da autoria de Duarte Henriques.

Dados sobre a exposição e sobre o autor

A mostra de fotografia “Perspectivas”, de Duarte Henriques, é nada mais do que, adianta o autor, «uma visão específica e uma partilha de sentimentos, quer pela palavra empregue, quer pelo que a imagem nos comunica».

Duarte Henriques nasceu em Cantanhede, em março de 1975. Desde cedo, o gosto pela arte fotográfica motivou-o a uma «paixão por outras paragens», ainda na era analógica das máquinas de rolo.

Evoluindo gradualmente como amador desta arte, foi intensificando «a procura de registos de abandono e perdidos no tempo, quer nas origens quer na degradação, sem esquecer as cores das paisagens que, a cada dia, nos demonstram a sua essência», segundo o próprio.

A par dos momentos que capta com entusiasmo e interesse, de forma autodidata, recorre também «ao vasto leque da panóplia de palavras do seu dia-a-dia» para descrever as imagens que capta.

Atualmente, faz parte dos órgãos sociais da fotografARTE – Associação de Expressão Artística e Fotográfica de Cantanhede e de alguns grupos de fotografia, participando em atividades da área, tais como passatempos, workshops e exposições de fotografia. Promove ativamente saídas fotográficas por locais abandonados e outras riquezas do nosso país.

A sua passagem pelo Cadaval não é inédita, dado que Duarte Henriques já participou na exposição coletiva intitulada “Caçadores de imagens”, composta por fotos de fotógrafos amadores e profissionais, que vieram de Cantanhede para expor os seus trabalhos no Cadaval.

Museu Municipal voltou a aderir às Jornadas Europeias do Património

Para além da organização desta iniciativa, o Museu Municipal aderiu também, recentemente, às Jornadas Europeias do Património 2019 (27, 28 e 29 de setembro), este ano subordinadas ao tema “Artes, Património e Lazer”.

Nesse sentido, o Museu Municipal procedeu, no passado dia 28 de Setembro, à abertura ao público das suas instalações, bem como do Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas, com visitas guiadas ao espólio, tendo contado com um total de 60 visitantes, nessa ocasião.

Cartaz oficial disponível aqui.