Perto de uma dezena de candidatas deram continuidade à tradição

Mónica Antunes eleita Rainha das Vindimas do Cadaval

27-09-2017
Mónica Antunes eleita Rainha das Vindimas do Cadaval
Mónica Antunes, Rainha das Vindimas 2017 [+] Fotos
Teve recentemente lugar, no Cadaval, o emblemático Baile das Vindimas, uma vez mais numa organização do Clube Atlético do Cadaval com a colaboração do Município do Cadaval. O tradicional evento permitiu coroar Mónica Antunes como Rainha das Vindimas 2017, jovem que representará o concelho na próxima eleição da “rainha” nacional.

A eleição da “rainha” cadavalense inseriu-se na 54ª edição do Baile das Vindimas, histórico acontecimento retomado, em 2014, pelo Clube Atlético do Cadaval, em colaboração com a Câmara Municipal.

O espetáculo aconteceu, mais precisamente, na noite de 23 de setembro, no pavilhão multiusos municipal (junto ao campo da feira), tendo reunido cerca de meio milhar de participantes.

Para além da eleição da Rainha das Vindimas, ponto alto do clássico evento, o baile compreendeu animação musical pela Orquestra Royal.

O público presente teve oportunidade de pronunciar-se quanto à escolha da Rainha das Vindimas 2017, mediante boletim de voto distribuído com o ingresso de entrada, voto que contou 50 por cento da votação global. A restante fatia da decisão foi obtida através de um júri composto por: Sérgio Oliveira (Associação de Municípios Portugueses do Vinho), Rui Viola (Jornal Região Oeste) e Adriana Lino (modelo e Miss Simpatia do Cadaval 2016).

Mónica Antunes (22 anos) conquistou o título principal do concurso, elegendo-se Rainha das Vindimas e alcançando ainda o título de Miss Fotogenia. O título de 1ª Dama de Honor foi para Cláudia Morais (25 anos), enquanto o de 2ª Dama coube a Adriana Duarte (25 anos), escolhida também como Miss Simpatia.

Vencedora e damas de honor foram brindadas com prémios pecuniários oferecidos pelo Clube Atlético do Cadaval, sendo que a vencedora pôde ainda contar com uma estadia de um fim de semana, oferta “Artvilla – Casas de Campo” (Vila Nova, Vilar, Cadaval).

Mónica Antunes representará o Cadaval na próxima eleição nacional da Rainha das Vindimas de Portugal, uma iniciativa da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

De salientar, de entre as diversas entidades oficiais, a presença de Duarte Pacheco, deputado da Assembleia da República, que participou na entrega formal dos prémios.

As nove candidatas presentes foram gentilmente vestidas por “Mundicores”, penteadas por “Filipa Robalo Cabeleireiro” e maquilhadas por “CZen” (Carina Machado), espaços sediados no Cadaval.

Os cenários da festa foram concebidos por Anabela Santos, enquanto os arranjos de palco couberam a Ruy de Matos e Crispim Duarte. A apresentação do desfile esteve, por seu turno, a cargo de João Carlos Costa e Catarina Florêncio.

O Clube Atlético do Cadaval agradece a colaboração do Município do Cadaval, estendendo agradecimentos a todos os apoiantes e patrocinadores, citando nomeadamente as juntas de freguesia de Cadaval/Pero Moniz, Peral, Alguber e Lamas/Cercal.

As origens do tradicional baile

O Baile das Vindimas é uma celebração que remonta ao ano de 1958, tendo chegado a 2001 com algumas interrupções e em moldes diferentes. A sua origem assenta na celebração do final da colheita da uva, uma vez que a viticultura assumia, na época, a principal atividade agrícola do concelho.

Nessa noite festiva, os muitos convivas comparecentes trajavam a rigor e enchiam o pavilhão dos bombeiros de graciosidade e boa disposição. A animação incluía, invariavelmente, a tradicional eleição da Rainha das Vindimas, concurso que, curiosamente, na década de 70, viria a distinguir Manuela Moura Guedes, conceituada figura televisiva nascida no Cadaval.

Seria o histórico baile a inspirar aquele que atualmente constitui o certame mais relevante do concelho – a “Festa das Adiafas”, que por sua vez decorrerá, este ano, de 13 a 22 de outubro, no mesmo local, numa organização do Município do Cadaval.
Fonte: S.Com | CMC