Iniciativa integrou-se no programa intermunicipal Festa Sénior

Formação para cuidadores de seniores decorreu no Cadaval

26-09-2018
Formação para cuidadores de seniores decorreu no Cadaval
Realizou-se, a 19 de setembro, no auditório da Câmara Municipal, no âmbito do programa intermunicipal “Festa Sénior”, uma formação na área da Comunicação em Gerontologia, que envolveu cerca de 20 representantes de instituições sociais do concelho e da região. Este ciclo formativo tem por meta principal capacitar cuidadores, formais e informais, de seniores em situação de vulnerabilidade.

Participaram na formação, intitulada "O pecado do sentimento de culpa e insuficiência, a virtude de estar e ser agora", um total de cerca de 20 participantes, provenientes das seguintes entidades, de dentro e fora do Concelho: Associação de Solidariedade Montejunto, Associação Social Cultural e Humanitária de Atalaia, A.S.A.S. de Ponte do Rol, ASAVIDA – Dagorda, Cáritas Paroquial de Vilar, Centro Social Paroquial de Lamas e Lar de Idosos da Columbeira.

O supracitado módulo dinamizado, no Cadaval, por Leonor Cerqueira (Métis), integra um ciclo de laboratórios de capacitação em comunicação, aprendizagem e partilha para cuidadores, formais e informais, de seniores em situação de vulnerabilidade.

São sete módulos de formação, custeados pelos municípios envolvidos, estando a realizar-se um em cada concelho integrante da Festa Sénior (Cadaval, Lourinhã, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Bombarral e Torres Vedras), à exceção de Torres Vedras, que conta com a realização de duas formações.

Este conjunto de laboratórios visa desenvolver competências da comunicação através do uso simples da linguagem, da palavra, das emoções e sentimentos, apelando a uma comunicação humanizada e que resolva o dilema de problemas relacionais de quem cuida.