Apesar dos constrangimentos da pandemia, o balanço é positivo

Fátima Paz, quanto à animação de natal: «Tivemos um bom feedback da população»

07-01-2022
Fátima Paz, quanto à animação de natal: «Tivemos um bom feedback da população»
No rescaldo do Natal no Cadaval, apesar de todos os constrangimentos decorrentes da pandemia, a vereadora Fátima Paz mostrou-se satisfeita pelo bom feedback obtido da parte da população e pelo facto de a Câmara ter conseguido promover a generalidade das atividades previstas.

- Quantos cabazes foram entregues este ano no âmbito da quadra natalícia?
FP: Foram entregues cabazes a 34 famílias que não estão a beneficiar dos apoios regulares. Os produtos foram adquiridos em vários espaços do comércio local. Os comerciantes envolvidos colaboraram na elaboração dos cabazes que lhes foram solicitados. [A este propósito, também a Tesa Portugal e a Associação Entreajuda enviaram gentilmente, ao Município, brindes para ofertar às crianças integradas nos agregados familiares que receberam os cabazes de Natal.]

- E quanto aos habituais auxílios alimentares (FEAC, Banco Alimentar, idosos com rendimentos abaixo do IAS), houve alguma alteração, nesta época?
FP: Manteve-se o apoio regular às famílias que estão integradas nesses acompanhamentos. Substituiu-se a distribuição regular do peixe por bacalhau, na entrega de dezembro. Como esta aconteceu no início do mês, não se ofereceu o bolo-rei, que vai ser atribuído na entrega de janeiro.

- Que balanço pode ser feito das atividades natalícias promovidas pelo Município?
FP: O balanço é muito positivo, pois tivemos um bom feedback da população, quer relativamente às iluminações de Natal quer das atividades desenvolvidas.

Mesmo com todas as condicionantes impostas pela pandemia, conseguimos desenvolver todas as atividades previstas nas várias vertentes que se pretendiam promover – a familiar, onde os mais pequenos tiveram lugar de destaque, e o apoio ao comércio local, que precisa de ser apoiado e estimulado.

Neste capítulo, tenho a sensação de que se viu mais gente no comércio. Julgo que as pessoas já perceberam que se consegue comprar localmente a preços bastante competitivos e, na maioria da vezes, produtos com mais qualidade, evitando os aglomerados dos centros comerciais.

Este ano, reforçámos o investimento nas decorações de Natal, continuámos com a política de aquisição de enfeites luminosos, mas também recorremos a algum aluguer de material, essencialmente de decoração, pois assim permitirá a sua renovação anual e a possibilidade de trazermos sempre novidades.

Lamento o facto de não termos conseguido desenvolver a atividade com as escolas, onde estava prevista a entrega de presentes com animação, mas compreendo que era muito arriscado levar a efeito esta atividade dentro das escolas. No entanto, conseguimos fazer a distribuição dos presentes de Natal aos alunos, e em 2022 espero que tudo esteja melhor.

- Este ano, também a Vermelha e a Sobrena acolheram mercados natalícios, promovidos pela Junta de Freguesia da Vermelha e pelo grupo Sobrena Ativa. Como encara estas iniciativas locais nas nossas aldeias?
FP: São uma mais-valia para as comunidades locais e para o Concelho. Para mim, é sempre uma satisfação ver estas iniciativas locais e o envolvimento da população na promoção da sua terra e das suas coisas, sejam a venda de produtos, a celebração de tradições ou manifestações culturais. Isso vem mostrar o dinamismo local e que as nossas comunidades estão vivas. Digamos que é uma tentativa de voltar ao “normal”, no meio deste “tsunami” social que é a pandemia e que nos condiciona a todos.

Espero, sinceramente, que o próximo Natal traga de volta a liberdade de voltarmos a estar todos juntos, de convivermos e abraçarmo-nos sem medo de qualquer contágio.

Aproveito para desejar a todos os nossos Conterrâneos um Bom Ano 2022, com muita saúde, e que este novo ano nos traga também a esperança que todos precisamos!