Eventos do dia 15-12-2018

Festas - 01-12-2018 a 22-12-2018

Animação de Natal

Animação de Natal em dezembro na Praça da República - Cadaval, com vários eventos e Chegada do Pai Natal.
Boas Festas são os votos da Câmara Municipal do Cadaval.
Participe!

Local: Cadaval

Destacamos para este dia ()

Feiras - 22-12-2018

Feira de Artesanato, Velharias e Colecionismo do Município do Cadaval

Org: Câmara Municipal do Cadaval

Local: Centro da Vila - Cadaval

Cultura - 22-12-2018 a 23-12-2018

Comemoração do 25.º Aniversário da Ass. Fil. e Cult. do Cadaval

Dia 22 de dezembro, às 15h30 - Audição dos alunos da Escola de Música (sede da Associação)

Dia 23 de dezembro, às 16h00 - Concerto comemorativo por:
  • Orquestra Juvenil da A.F.C.C
  • Banda Filarmónica da A.F.C.C.
  • Grupo Coral CantoRio
(Cineauditório Valentina de Abreu)

Local: Cadaval

Festas - 05-01-2019 a 06-01-2019

Cantar e Pintar dos Reis

Na próxima noite de 5 para 6 de Janeiro, a tradição torna a cumprir-se nas aldeias do Avenal e do Pereiro (Vilar, Cadaval), voltando-se a “Cantar e Pintar os Reis”. Como habitualmente, muitos visitantes de dentro e fora do concelho juntam-se à população local para participar numa celebração de origens ancestrais.

Em mais uma noite de “Cantar e Pintar dos Reis”, os tradicionais versos alusivos ao novo ano e aos proprietários das casas percorridas voltarão a ecoar pelas ruas das duas vizinhas aldeias, tal como manda a tradição, com maior ou menor improviso e muitas vezes cantados ao desafio, mas sempre com humor e boa disposição.

Numa noite em que o tempo não convida a sair de casa, os muitos participantes que anualmente aderem à celebração poderão, como sempre, reconfortar-se com as paragens para desfrute das merendas oferecidas pelos moradores visados por quadras e pinturas.

Para além dos tradicionais cânticos, voltar-se-ão a inscrever em paredes e muros das casas da aldeia os símbolos tradicionais, que poucos saberão deslindar com exatidão, mas que representam, grosso modo, votos de bom ano e de prosperidade aos respectivos habitantes.

Local: Avenal e Pereiro

Festas - 12-01-2019 a 13-01-2019

Feriado Municipal - 121.º Aniversário da Restauração do Concelho

A vila de Cadaval recebeu foral em 1371, concedido pelo rei D. Fernando, beneficiando ainda da reforma administrativa empreendida por D. Manuel que, em 1513, lhe outorgou novos privilégios.

D. João IV, ao consumar a independência de Portugal relativamente à Espanha, fê-la cabeça de ducado, dando assim nascimento a uma das mais sólidas casas nobres do país. Mesmo assim, em 1895, a vila perde as prerrogativas de sede do concelho, que readquire, no entanto, três anos depois, a 13 de janeiro, data que, por este facto, se viria a tornar Feriado Municipal.

As comemorações deste 121.º Aniversário repartir-se-ão pelos dias 12 e 13 de janeiro. Fique atento ao programa. Junte-se à festa do Concelho!

Local: Vila do Cadaval

Desporto - 13-01-2019

Corta-Mato | Prova Infantil

Integrada nas comemorações do 121.º Aniversário do Concelho, realiza-se, pelas 10h30 do dia 13 de janeiro, no Parque de Lazer da Vila do Cadaval, esta prova desportiva aberta às crianças do 1.º ciclo do Concelho. Inscrições no site municipal, em: http://www.cm-cadaval.pt/competicoes-municipais