Feiras

Feira dos Pinhões - Evento Tradicional

Imagem do Evento

A tradicional feira dos pinhões regressa ao Cadaval dia 8 de dezembro, sendo esta a mais participada das feiras locais, em termos de feirantes e de visitantes, oriundos de dentro e fora do concelho. Nesse feriado nacional religioso acontece, em paralelo, a Festa em honra de Nossa Senhora da Conceição, com atividades junto ao recinto da feira.

A Feira dos Pinhões, também designada Feira 8 de Dezembro ou Feira de N. Sra. de Conceição, regressa ao Cadaval no feriado religioso consagrado à Imaculada Conceição, decorrendo das 8h00 às 17h00.

Muito antiga e típica, esta feira mantém-se um acontecimento ímpar na região, seja pela quantidade de visitantes e de feirantes que continua a atrair, seja pela diversidade de artigos que continua a trazer ao Concelho, atualmente ao campo da feira do Cadaval, no arranque da época natalícia.

As origens da tradicional feira

A sua origem perde-se no tempo, mas terá ficado conhecida por “Feira dos Pinhões” devido à quantidade de pinhoeiras que acorriam ao Cadaval, nesta altura do ano, para vender o afamado pinhão, entre outros frutos secos, muito apreciado na quadra natalícia.

Estas vendedoras, com seus trajes típicos e sentadas em pequenos bancos, davam cor e alegria à vila e particularmente à feira, vendendo pinhões por medida ou em fiadas.

A Feira dos Pinhões trazia às principais artérias da vila do Cadaval grande quantidade de população das diversas freguesias locais, dos concelhos limítrofes e de pontos mais distantes.

Participe, visite!

Local:  Cadaval