Eventos do dia 18-05-2022

Cultura - 15-05-2022 a 22-05-2022

ART CADAVAL - Semana das Artes

Cartaz disponível abaixo (em pdf)

O ART CADAVAL é um evento de natureza cultural e artística, promovido pelo Município, que surge com o intuito de potenciar os espaços culturais e de lazer, e de divulgar os recursos endógenos do Cadaval.

Trata-se da Semana das Artes, que decorre de 15 a 22 de maio, numa parceria com a Associação Gritos da Minha Dança no que toca à produção e programação cultural e artística.

A iniciativa integra, ao abrigo da parceria, a Semana do Programa de Artes Fernanda Botelho, contemplando a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos este ano letivo, nos domínios do teatro, artes plásticas, artes visuais e dança.

Desta forma, o Município pretende proporcionar à comunidade uma programação cultural repleta de atividades, na qual se aliam áreas e saberes tradicionais com práticas contemporâneas, promovendo o acesso à arte de forma sustentada.

Ainda neste âmbito e em comemoração do Dia Internacional dos Museus – 18 de maio, a Câmara irá oferecer, a todos os visitantes, uma experiência cultural diferente, promovendo o espetáculo “Arqueologia de Um Corpo em Movimento”.

O ART CADAVAL enaltece o conhecimento do património histórico, natural e cultural cadavalense, onde são integrados artistas naturais do Concelho, que regressam ao seu local de origem para desenvolver práticas artísticas no âmbito da sua vocação.

Para além disso, permite ativar a promoção do vinho e produtos locais do Concelho, através de um momento de Degustação e de um Mercado Temático, a realizar no Parque de Lazer.

Por último, esta Semana das Artes vem abrir espaços, parcerias e dinâmicas que trazem ao Cadaval momentos musicais, teatrais e artísticos, abertos a toda a comunidade de forma livre e gratuita.

Cultura - 29-04-2022 a 31-05-2022

Exposição "Frida Não Me Kalo"

Uma exposição que envolve arte e histórias de vida, onde se pretende sensibilizar para o empoderamento feminino, independentemente da idade, tentando dar voz a quem, muitas vezes, ficou sem o fazer.
Resulta dos trabalhos realizados nos quatro Espaços Trabuca existentes no concelho do Cadaval, que conta apenas com a participação de MULHERES, as quais são filhas, esposas, mães, avós, bisavós, com muitas vivências e histórias para contar.
Tendo como ponto de partida o Dia da Mulher, e abraçando a figura de Frida Kahlo, como um marco da história do universo feminino e artístico, ali foram trabalhados a sua imagem, a sua história de vida revolucionária, despertando nestas mulheres a inspiração para a sua criatividade.

Visite a exposição FRIDA NÃO ME KALO, nas instalações da Leader Oeste, Edifício da Antiga Escola Primária do Cadaval de 29 de abril a 31 de maio, nos dias úteis das 10h às 17h. (Inaugura dia 29, pelas 17h)

Org: CLDS-4G Melhor Cadaval | Associação LeaderOeste

Local: Vila do Cadaval - Associação LeaderOeste

Tempos Livres - 01-04-2022 a 30-06-2022

Concurso de Fotografia no aspiring Geoparque Oeste

Mais info aqui.

Local: Cadaval e restante território Geoparque Oeste

Desporto - 27-03-2022 a 19-06-2022

Caminhadas Pelo Concelho 2022

Formulários para inscrição (gratuita mas obrigatória):

• Vermelha - 27 março REALIZADA

• Vilar, 10 abril REALIZADA

• Peral, 24 abril: REALIZADA

• Alguber, 8 de maio: REALIZADA

• Painho e Figueiros, 22 maio:

• Cadaval e Pero Moniz, 5 junho:

• Lamas e Cercal, 19 junho:

Local: Concelho do Cadaval

Cultura - 14-02-2022 a 20-06-2022

Ciclo de Exposições - Desenho | Pintura | Escultura

Iniciativa que reúne alguns artistas de dentro e de fora do concelho, num ciclo de 5 exposições com duração quinzenal, de fevereiro a junho, nas salas de leitura da Biblioteca, tornando a exposições parte integrante dos espaços funcionais da Biblioteca, articulando a arte com os livros, possibilitando, de forma fluida, as visitas e o acesso à arte.

Abertura da exposição dentro do horário de funcionamento da Biblioteca: seg/sex: 10h/18h | sáb: 10h/13h, com encerramento ao domingo.

Cultura - 23-10-2020 a 23-10-2022

Exposição “Identidade Territorial: Imaginário Visual da Região”

Mais info na notícia municipal.

Local: Leiria (Museu MIMO)

Tempos Livres - 21-05-2022 a 22-05-2022

101.º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval

No próximo dia 21 de maio, a AHBVC comemora 101 anos de serviço à população.

Depois dos constrangimentos dos dois últimos anos devido à pandemia, entende a Associação ser tempo de voltar ao "novo normal" e ao convívio regular entre Sócios, Bombeiros e Órgãos Sociais e População.

Desporto - 02-07-2022

Corre Cadaval | Grande Prémio de Atletismo - 1ª Edição

O Grande Prémio de Atletismo "CORRE CADAVAL" - 1ª Edição vai decorrer em circuito urbano na vila do Cadaval no próximo dia 2 de julho (sábado), pelas 17h00.
As inscrições permanecerão abertas até dia 29 de junho via formulário online em: http://www.cm-cadaval.pt/Corre-Cadaval--Grande-Premio-de-Atletismo--1-Edicao
O Município pretende, com esta organização, proporcionar a promoção, desenvolvimento e afirmação do atletismo no Concelho e Região, contando, para tal, com o apoio do Polo da Associação de Atletismo de Lisboa (AAL) no Oeste.

Mais info no cartaz lateral / Regulamento para download ao fundo desta publicação (clique no título do evento, caso não visualize)

• ORÇAMENTO
    PARTICIPATIVO 2022