Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CRAS)

Ao criar o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CRAS) junto à Serra de Montejunto, a Quercus pretende não só recuperar espécimes que nos chegam vítimas de diversos tipos de atentados, mas ao mesmo tempo dedicar uma permanente atenção à Serra, nomeadamente para os valores naturais que ainda subsistem.
A criação do CRAS só foi possível graças ao apoio fundamental de algumas entidades (a maioria delas privadas), sócios da Quercus e inúmeros voluntários que apostaram na construção do edifício onde hoje funciona o CRAS.
O CRAS fica localizado na povoação da Tojeira, perto do Vilar, junto a uma das encostas da Serra. O seu acesso é relativamente fácil, podendo optar-se por ir pela povoação de Pragança (via Serra de Montejunto) ou Vilar (via A8 e saindo em Outeiro da Cabeça).
Pensado para oferecer as máxima condições aos espécimes que nos chegam, o CRAS está dotado de uma enfermaria, onze células para cuidados veterinários, três salas para recuperação e três túneis de vôo, um deles com cerca de 20 metros. As principais vítimas são as aves de rapina (diurnas e nocturnas) que apesar de serem protegidas por lei, continuam a ser alvo da irresponsabilidade de muitos caçadores. Porém, espécies como cegonhas, garças, e outras aves ou mamíferos são com frequência, acolhidas nos Centros de Recuperação existentes em Portugal.
Pensando também na Educação Ambiental, as instalações do CRAS possuem um espaço para este fim, onde se encontra uma exposição pemanente sobre a Serra de Montejunto, material didáctico-pedagógico e uma pequena biblioteca. Embora as suas visitas sejam condicionadas, por razões que se prendem com a não perturbação dos espécimes que se encontram em recuperação no CRAS, estas podem ser feitas por grupos pequenos e desde que sejam marcadas previamente. Para isso é obrigatório contactar os responsáveis do CRAS.
O CRAS promove ainda encontros, cursos técnicos e diversas acções de Educação Ambiental junto das populações locais, que pretendem ser mais um passo para a conservação, cada vez mais eficaz, do património da Serra de Montejunto.




  • Siga-nos

Topo / Top
  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2017 Município do Cadaval - Todos os Direitos Reservados.